"Rua do tamanho do Mundo"

"Rua do tamanho do Mundo"

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

MUDAR OU NÃO eis a questão

Aqui há tempos li este artigo, assinado por um escritor Brasileiro numa revista local.

Não que alguma vez tivesse dado poder a esses "líderes", nunca gostei de vedetas, nem achei piada a humor que rebaixasse alguém, daí que tenha sempre escolhido círculos onde o relacionamento era são e de igual para igual.

Acho ke nós em vez de "pulha" qualificaríamos este personagem de "porco", mas isso é apenas uma questão de semântica...

O Pulha
Embora a palavra seja um pouco forte, todos nós temos um pulha na vida (o dicionário Aurélio define o termo como “indivíduo sem caráter, sem dignidade, sem brio”). Ele é a pessoa que tenta se destacar mais na época em que somos adolescentes, quando lutamos para afirmar nossas identidades, nossos sonhos, nosso lugar no mundo. Estamos cheios de dúvidas sobre o que fazer, e de repente o pulha está ali: é sempre o líder, o que se acha mais bonito, mais inteligente, mais capaz de enfrentar os desafios do futuro.

Para manter-se nesta posição, ataca nossa auto-estima: quer nos fazer acreditar que somos feios, sem graça, sem futuro, e que todos devíamos nos espelhar nele e na sua maneira de liderar a turma da rua (ou do prédio, ou do condomínio). No caso dos rapazes, normalmente se impõe por sua força bruta ou por suas atitudes “espertas”, como se soubesse mais que todo mundo. No caso das moças, é sempre aquela que parece atrair os olhares de todos os homens, ser convidada para todas as festas, estar sempre mais elegante.

O pulha (tanto feminino como masculino) nos olha com um certo ar de superioridade, e procura ditar as normas do grupo. Evidente que ficamos intimidados com sua conduta, não sabemos o que fazer, e terminamos deixando que nos guie por algum tempo. Embora não saibamos, estamos dando ao pulha o poder que ele não tem e não merece, e este será o único momento da vida que conseguirá brilhar sua luz efêmera. Mas faz parte de nosso aprendizado, já que através disso desenvolvemos nossas defesas no futuro.

E crescemos. Pouco a pouco, cada um vai fazendo suas escolhas, o grupo da adolescência se dissolve, o pulha desaparece, embora guardemos ainda sua imagem de beleza, sabedoria, liderança, elegância, força, superioridade.

Todos nós, durante este importante rito de passagem que é a adolescência, fomos testados em nossos valores fundamentais – menos o pulha. Enquanto sofríamos o descaso, a insegurança, a fragilidade, ele passava ao largo: afinal de contas era o nosso(a) líder! Não teve que amargar as horas difíceis que todos nós passamos nas noites em claro e nos dias de chuva.

Um belo dia, já adultos, pensamos em encontrar nossos amigos de juventude. Organizamos uma reunião, geralmente em um restaurante – onde todos comparecem com suas mulheres ou maridos. Nada melhor que sentar-se em volta de bons pratos, de bom vinho, e relembrar um pouco os anos que formaram tudo que somos hoje.

O pulha aparece – geralmente também casado(a). Todos nós estamos interessados no que ocorreu em sua vida, existe ainda uma certa fascinação e deslumbramento por aquela atitude tão cheia de autoconfiança. Aonde chegou aquele que invejávamos e admirávamos secretamente?

A primeira surpresa é que o pulha não chegou a lugar nenhum. Melhor dizendo, pode ter dado um ou dois passos bem-sucedidos, mas logo a vida foi implacável com a sua arrogância – o mundo dos adultos é bastante diferente daquele que vivemos quando jovens.

Mas o pulha ainda tem um único refúgio: sua turma de adolescência. E como acha que o mundo não andou adiante, deseja reviver seus momentos de glória. No início do jantar, parece que voltamos atrás, mas logo nos damos conta que ele foi apenas um instrumento para que pudéssemos crescer. Depois de alguns goles de álcool, vemos o pulha acuado, tentando provar uma força que já não existe mais, achando que ainda acreditamos que continua líder de todos nós.

Nós sorrimos, confraternizamos com todos, pagamos a conta, e saímos com aquela impressão de que o pulha fez a escolha errada. Pensamos: “essa pessoa tinha tudo para dar certo, e não deu”.

Todos nós tivemos um pulha na vida. Ainda bem.

Por Paulo Coelho

escritor

http://www.warriorofthelight.com.br/port/edi156_pulha.shtml


Algum "pulhinha" por aí a ler isto e a enfiar a carapuça? LOL.

The question is: will he ever be able to change? It might be harder for him, but with a little help from his friends...who knows?
Never too late to change for Better and for Good, is it?

Guida

43 comentários:

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
MS disse...

Whatever...

Anonymen (ordinären und blöde) Kommentare, nein...danke.

Em qtas línguas é preciso dizer?

John C disse...

Happy New Year!

Espero que estejam todas bem. Quem eram os "pulhas" da Bafata'?

Guida, achas que a carapuca me serve ou estas a tentar enfia'-la?

Have your say...

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Teresa R. disse...

Bom Dia a todos,

Andavam muito desaparecidos e espero que tenha sido porque as festas com a família foram muito boas...

Boas continuacões e que 2008 seja um bom ano para rodos nós...

big hug

MS disse...

Ora bem Teresa, Bom ano a Rodos! LOL (qty meaning quality)

John,
carapuça..anyone? lol...eu não enfio carapuças, kem quiser..."help themselves", que as enfie ele próprio.

Ao anónimo serviu ke nem uma luva, enfiou-a totalmente..lol.
Agora tu...como sabes eu nem te conheço, I don't have a clue..não faço ideia se ela te serve ou não. Serve?

Guida

MS disse...

independentemente de se enfiar ou não a carapuça...('s just a joke, anyway)

o tema era o ke é ke se pensa sobre o personagem tão bem caracterizado pelo escritor Paulo Coelho e se ele um dia efectivamente, terá capacidade para perceber e mudar...ou será um pulha e arrogante toda a vida, principalmente para akeles ke o conheceram nos seus tempos "aureos"?

Guida

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Teresa R. disse...

stardustmemories, dark matter, anda para aqui um alien?..

Continuem bem dispostos e não comecem o ano no dark side..vamos fazer de 2008 um ano memorável, que tal?

Guida, beijinhos para a familia

more hugs

John C disse...

E assim: "Embora a palavra seja um pouco forte, todos nós temos um POUCO DE pulha na vida..."

Se se mudar a primeira frase faz mais sentido e e' concerteza mais realista.

What do you think?

Teresa R. disse...

Guida,
Todos nós temos, a todos os momentos, novas oportunidades de mudar para melhor, é um questão de se querer...quem não muda é porque não quer, é porque se sente bem assim como está...se conseguir-mos melhorar as nossas vidas já é uma vitória, mudar as dos outros (que nem sequer são assim tão importantes para nós)é demasiado cansativo..mas aí até concordo com o John, todos nós temos um POUCO DE pulha na vida e é esse pulha que temos que tentar melhorar..

muitos beijinhos com muitos raios de sol...

more hugs

Teresa R. disse...

eu também gosto do Paulo Coelho...e sou da opinião que quando não se gosta de algo dizer simplesmente que "não é para mim" é suficiente..

more hugs

Kitos disse...

Sobre o Paulo Coelho não faço comentários.
Sobre o "Pulha" e com o devido respeito, parece-me que, apesar de tudo, não havia na RCB ninguém como descrito no excerto, e falo com conhecimento de causa.

John C disse...

Kitos, acho que tens razao.

Honestamento penso que “indivíduo sem caráter, sem dignidade, sem brio” e' um pouco utupia.

Cheers...

Teresa R. disse...

animo

hugs

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
MS disse...

Teresa, obg.
Para ter oportunidades basta estar vivo.
Para mudar é preciso mt +, é preciso ver, é preciso reconhecer o ke está mal. E será assim tão fácil p/ tds? Pra kem não foi posto à prova na altura certa, etc, etc.? É mto mais complicado ke isso.
Na t/ teoria sensibilizar n/ vale a pena...é mto cansativo. Cd um deve olhar p/ s/ pp umbigo. Dsclpa lá kk egoísmo...LOL!
Deixar de fumar por ex. Kem deixa diz.."Isso é fácil, força de vontade e tal...". É um facto, mas então pk é ke nem todos conseguem. Será ke não kerem? Será ke mm já adultos (seniors) ainda fumam e aderem a out's vícios pk é isso ke os torna mais homens? Ou não fazem ideia ke se estão a auto-destruir já pra não falar a outros?

Para além do n/ código genético, a vivência de cda um de nós, fez de nós o ke somos e continua a moldar-nos ao longo das nossas vidas...fazendo-nos evoluir, estagnar ou mesmo retroceder...

Sejamos positivos, se ao falarmos nas coisas pudermos fazer alguém pensar um pouco, tlvz tenha valido a pena!
Autêntica utopia seria julgar ke não existem pessoas mal formadas, s/ carácter ou s/ brio. Esse seria um mundo ke não o nosso, s/ pedófilos, s/ abuso, s/ crime, s/ descriminação...a.s.o...

Dark Hole...are u sure that's what u are? Alright, if u say so!! LOL.
...u can change that ;)

cheers

Guida

John C disse...

Dark Hole? Is more like arsehole (ihihih).


Hi, Guida,
Now, addiction is a good one. Some people are more susceptible to all sorts of addictions than others. There seems to be 5 common biochemical pathways (involving enzymes encoded in genes from people with addictions). Once these pathways are formed it is very difficult to "break" them. It is like unlearn something that you do not know how it come about.

Anyway, a bit technical...

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Teresa R. disse...

Guida,

eu não digo que é cansativo tentar mudar os outros por egoísmo, digo por auto-proteccão...há tanto na minha vida pessoal de que eu me mantenho ocupada com que me deixa pouco "tempo" para pessoas que até nem sequer me dizem muito...agora, se a pessoa em questão me for muito chegada e querida, aí então há muitas maneiras de transmitir a minha opinião, o meu conselho ou a minha amizade...o mundo está cheio de pessoas que não fazem o minimo de esforco para serem "decentes" e que se puderem me arrastam para baixo e é nesse aspecto que eu me protejo..mas gosto de falar abertamente sobre tudo e com todos.

agora sobre adiccão, concordo contigo John que é um tema envolvente, difícil de explicar e compreender (ou muito fácil para vocês que parecem saber tudo dos temas mais variados) mas também acho que, com tudo, se tem que ter paciência, perseveranca e saber os passos a tomar, não é algo que se possa dizer, saí dessa, mas também não é para se desistir só porque é dificil de vencer..
Para quem está de fora é sempre fácil falar em relacão a tudo..

(e por falar nisto deixei de fumar há 6 dias atrás e não é fácil mas sei que eventualmente vou deixar de pensar muito nisso e habituar-me a uma vida sem nicotina e até agora só tenho tido apoio, ainda ninguém me disse que seria fácil..)

more hugs

Teresa R. disse...

bem, não sei se esta é mais uma disputa entre irmãos mas não tem muito estilo...
dark hole/dark energy/dark matter please take a break??

more hugs

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
MS disse...

John ...no, I didn't mean that! LOL.
I meant black hole, you know, the useless person not worthwhile investing on. No improvement, despite everything one gives them. Like everything is thrown into a black hole...there's no return, no ROI (Return On Investment). That's a real black hole! LOL.

About the addictions, I know... Its said the genetic factor may account for 40-to 60 % and the social and environmental factors contribute to the remainder risk of addiction.

But someone's genetic makeup will never doom them to inevitably become an addict!
Like other behavioral diseases, addiction vulnerability is a very complex trait. Many factors determine the likelihood that someone will become an addict.

Just because you are prone to addiction doesn't mean you're going to become addicted. It just means you've got to be careful!

Plus scientists will never find just one single addiction gene. Susceptibility to addiction is the result of many interacting genes.

Concerning Cocaine for instance, who doesn't know that repeated exposure to it will lead to compulsive use in everyone!! Of course it seems some pple will become addicted to the drug more quickly than others because of the genetic difference...
But every adult knows what is in for to start with!

Se a genética pode ajudar-nos a perceber a natureza do vício para encontrar formas de cura, espero ke isso não descure a procura/combate às "root causes" causas emocionais=>de ordem económica e social entre outras.

Vejo pessoas levarem a coisa c/ superficialidade e preocupa-me imenso os danos irreversíveis que ocorrem no cérebro: afectando os nervos e a capacidade de aprendizagem/armazenamento da memória, já para não falar na propensão que despoletam para o aparecimento de doenças degenerativas, a quem sujeitou o organismo a vícios.

Para uns + do ke p'a otrs, é difícil, but impossible is nothing!
by Adidas

Nunca baixamos as mãos, desistir...nunca!

black ..(Moody Blues in nice, my brother António heard that over and over again), but sign your name
or just piss off! LOL

Guida

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
MS disse...

Dark,
Pink Floyd's lyrics now? again one of my bro's faves...

Teresa,
boa decisão essa de deixar de fumar, parabéns!
Um dia destes ainda te vejo c/ akela pasta de nicotina na gengiva como os sweds ke dps a cospem pr'ó chão lol...eeeeeeewwwwwwwwww, isso não, ke nojo!

keep it up!
Guida

Teresa R. disse...

quero deixar a nicotina por completo por isso não vou para o snooze e nem é para mim apesar de haver muitas suecas que tb usam...comprei umas pastilhas na farmácia mas nem elas me aliciam...

more hugs

MS disse...

Teresa essas não causam habituação, por isso é ke se usam pra ajudar a deixar o vício, senão não fazia sentido, substituir um por outro..lol.
Sei ke tem estado sol e frio n'é?

força!

Guida

Mat Kearney disse...

Never mind...

Teresa R. disse...

eu sei que não criam habituacão, a razão porque não me aliciam é porque não gosto do sabor mas tenho comigo em caso de emergências mas numa semana ainda não as provei...parece que o meu caso tem sido mais fácil porque fui cortando de 20 cig/dia para os 4 por dia que ainda fumava a semana passada...o corpo e a mente teve tempo de se habituar, mas continuo a ter vontade de fumar especialmente de manhãzinha muito cedo e á noite..mas já me vou acostumando ;D

dark energy, did I miss anything?

hugs

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
MS disse...

Teresa, isso foi boa ideia. Eu fiz o mesmo (há pouco tempo) tinha 21 anos...reduzi a qtdde e mudei pra mais fracos tb, os últimos ke fumei eram SG Ultra Lights (nem sei se ainda existem ???).
Ahhh isso agora fez-me lembrar... andava a estudar. Podia fumar-se nas salas de aula, imagina, na minha faculdade (só em Portugal...lol)...e eu fumava no início 1ºs anos.
Kdo os meus colegas refilavam p/ causa do fumo eu mandava-os ir pro pé da janela..lol, ficavam fulos. Dps kd deixei, comecei eu a chatear os ke fumavam...assim de um dia para o outro..e tds se viravam pra mim: "granda lata!!!" eu ria-me, mas refilava c/ eles: " ke falta de respeito nem se pode respirar, etc..etc..
É ke pra além de tudo o + punham à prova a minha resistência..provocavam-me (grandes amigos)...ofereciam-me passas...terrível lol, às vezes dava-me imensa vontade, mas lá consegui resistir!
E tu tb vais conseguir!!!

Dark,

Alright you are not form hearth. I see...
Planet Erf ! Population: one – Dark Hole...lol
The Galaxy is DFP, no!…it must be FDP! LOL.

Cheers

Guida

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
MS disse...

Dark,
Can you read?
Sign you name and respect!

Or just piss off!!

Mat Kearney disse...

Never mind...

Teresa R. disse...

hej, tanta genica para desentendimentos!!

hugs