"Rua do tamanho do Mundo"

"Rua do tamanho do Mundo"

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

João Nascimento faz apelo: «Não deixem morrer o blog»

joao.nascimento

to me
show details Feb 25 (1 day ago)
Reply

Boas,
Peço desculpa pela intromissão na "vossa rua".
Encontrei por acaso o blog e tenho passado um tempo excelente a ler e a recordar...
Eu morei na rua em frente - Rua Vila de Teixeira Pinto. Não conheço ninguém dos referidos nos posts, exeptuando claro os Srs. metereologistas. Naqueles tempos eramos muito territoriais... :-)
Mas aparecem referências a lugares e a pessoas que marcaram uma época naquelas redondezas. Se me for permitido prometo dar conhecimento de algumas delas...
No entanto, e para já, queria tirar uma dúvida, que é ao mesmo tempo um apelo. Apareceu em determinada altura no blog a Teresa Rego que vive em Estocolmo. Acontece que andei na Damião de Góis com uma Teresa (Paula Gonçalves) Rego. Isto foi nos anos 75-76 e 76-77. Não sei porquê, mas foi só este e outro nome completo de colegas que ficaram gravados.
Confesso que a memória das feições é extremamente vaga, ao ponto de as fotos dela no blog não conseguirem tirar as dúvidas. Por isso fica aqui o apelo.
Parabéns pelo excelente blog. Não o deixem morrer...
João Pedro Nascimento





Bem, eu já lhe respondi por mail!

Não deixar morrer como, se já é cadáver...
é verdade que o processo de putrefacção é mais lento no mundo virtual, digamos que já está preservado como os antigos faziam...

Mas daí a ter vida... vai um grande passo!

Sinceramente não sei se voltará a viver. Os 3 dias da ressurreição passaram há muito,mas talvez o processo no mundo virtual seja mais lento, talvez daqui a 3 anos...


Abraços e felicidades para todos!

(Digamos que dei um choque eléctrico no cadáver... só pra ver no que dava...)


16 comentários:

MS disse...

Olá João,

Não sei se nos conhecemos.

Acho que tens razão, não devemos deixar morrer! Aliás só porque houve quem o quisesse matar, até ter morrido ainda vai muito!

Este blog foi uma ideia mesmo gira, um desarrincanço do meu irmãozinho..LOL! Ainda me lembro estávamos naquele almoço num pequeno grupo, eu a Lígia acho que o Rui e aquele que joga Basket da rua 1 (não sei o nome) de olhos muito bonitos - azuis e o Joãozinho, quando ele teve a ideia.
A Lígia disse logo, OK então tu fazes o blog. E nesse mesmo dia ele iniciou.

Tudo isto que aqui está faz parte de nós, de ti também e de todos os bairristas que aqui cresceram, que estas escolas frequentaram. Eu por exemplo vivi na Rua dos 3 aos 18 anos, outros ainda lá vivem..
Foi uma parte muito importante daquilo que sou e aquelas pessoas, umas mais do que outras claro..dizem-me muito..muitíssimo!

Porque é que não começas a desembuchar coisas e convidar amigos teus para entrarem também, pode ser que isto acorde mesmo! Espero!

cheers

Guida

João Nascimento disse...

Penso que não nos conhecemos... Penso até que não conheço ninguém da Bafatá... A minha rua é (foi) mais à frente... Parece pouca distância, mas na altura a distância conseguia ser muita..

Mas... o modo de vida, as brincadeiras, as relações são extremamente coincidentes.

Revejo-me em muitos dos vossos relatos. Revejo-me também em personagens que a dada altura foram coincidentes nas nossas vidas: Os Jakós, os geméos Vidal, O Tarila, O Urié. Lugares como o café do gordo, a drogaria do Sr. João... lugares e pessoas que já aqui foram referidas.

Por isso acho que o blog não deve mesmo morrer, pois se tal acontecer é um pouco das nossas memórias e do nosso viver que se perde...

MS disse...

relatos não é LOL!
Os jakós, Vidal, etc.. estavam na vida de toda a gente..lol.

A drogaria, pois era..
e a padaria que de manhã tinha umas bolas com creme e russos com montes de chantilly, quentinhos eram tão bons..

e se pusesses umas fotos tuas?

cheers, Guida

MS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
MS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Nascimento disse...

Deixa passar a crise no emprego (virose) que me está a tomar o tempo todo e coloco fotos... Infelizmente as antigas estão um pouco perdidas.

Aliás fotografia é o meu hobby... só que normalmente fico no lado de trás da camera... :-)

MS disse...

Ooopss..näo sei o que aconteceu, ou estava gaga..ou era pra alentejanos..lol.

Sim concerteza, outros valores mais altos se levantam.
Eu lä encontrei aquelas dos viveiros no meu baü.
Ahh es fotögrafo..entäo quando der häs-de mostrar as tuas obras de arte.
näo tenho acentos :(

Teresa R. disse...

Olá João!

Acho que te conheco sim!..não me lembro exactamente da tua cara mas sim do teu nome e termos andado na escola juntos.

Sim, estou em Estocolmo e na próxima vez que estiver em Lisboa vou ter muitos mais amigos para reencontrar já que este blogg tem sido uma porta aberta para um passado que parece não quer ser esquecido!!

Beijo para ti e para todos aqui no blogg, já há muito tempo que não havia movimento aqui!!

..and Happy Womn's Day to all the girls :-)

Hugs to all,

Teresa

(é a segunda vez que escrevo este comentário por isso se aparecer dois já sabem o erro foi meu)

João Nascimento disse...

Olá Teresa....

Folgo muito em saber que a Teresa daqui do blog é a Teresa que conheci da Damião de Góis...

Sabes... como disse acima, daquele período fixei 2 nomes completos: o teu e o da Maria João da Cruz Sousa Cruz... Não me perguntes porquê... eu próprio não sei.

De outros lembro-me de alguns nomes próprios: havia 2 Helenas, uma mais magra e outra menos, uma Bárbara, uma Alexandra com sardas na cara, uma Sofia que era sempre a delegada de turma, um Ricardo que era o único aluno na escola com autorização para fumar, uma Fernanda, também chamada Fanã, um Pedro que tinha a mania que era cavaleiro, um Miguel (?) também chamado Piriquito...
Havia uma professora que se chamava Rita Ramalho Ortigão que se dizia ser sobrinha-neta do Ramalho Ortigão (escritor)
E, para além de ti, havia eu, que, por ter sido a má ideia de desenhar uma caveira na mochila, fiquei com essa alcunha... Digo-te que na altura não gostava nada :-)

São as lembranças que tenho desse período, um pouco esfrangalhadas...
Não sei de ninguém... :-(
Pesquisando na net com o nome da
Maria João Cruz, dá para perceber que deve ser professora.

E tu? Já deu para perceber as razões da tua ida para a Suécia... é louvável. Mas... bolas, isso aí é frio... E por isso mesmo sei que tens um rapagão de 17-18 anos..

Eu por cá tenho 2 meninas... uma que faz hoje mesmo 14 anos e outra de 9.

Estou a preparar uma maior participação no blog. Aí colocarei fotos e farei uma apresentação mais aprofundada.

Vai falando... Keep in touch...

MS disse...

Entäo parabens ä menina e aos pais, jä agora como se chama?

Teresa R. disse...

Olá João!

Que lembranças foste buscar!!..sim, lembro-me dess professora Ortigão que dizia "portanto" tantas tantas vezes que nós faziamos competições a contar as vezes que ela dizia "portanto" ..(espero não estar a confundi-la com outra professora noutra escola!!)..e do unico professor de Francês que até hoje tive (nunca retomei essa disciplina) que era bastante pesado ( para usar um termo politicamente correcto)

Muitos parabéns á tua filhota e para ti também, ter duas filhas deve ser muito giro, os meus irmãos mais novos tem tido agora mais meninas e eu delicio-me de pensar nelas, na nossa familia eram mais rapazes que meninas.

Sim, o Alexander já fez 18 e está optimo e eu estou muito feliz de estar aqui perto dele com frio e tudo!!..então hoje está a nevar sem parar mas uma neve que derrete logo, ficam as ruas uma confusão!!...

Vives em Lisboa?..sim, e eu tinha pensado em te perguntar como te lembravas do meu nome completo??..há coisas que ficam e nem sabemos porquê!!..lembro-me da Bárbara e de mais algumas colegas mas não muito mais, é giro te reencontar, sim, põe umas fotos quando arranjares tempo.

Um abraço para ti,

Yes, I will..U2

Teresa R. disse...

Olá Guida!

Não ficamos amigas chegadas mas mesmo assim espero que esteja a correr tudo bem contigo e com a tua familia,

Stor kram :-)

...e para todos no Blogg espero que reaparecem e retomem as boas conversas que costumavamos ter por aqui,

more hugs, Teresa

João Nascimento disse...

Boas,

As meninas são a Joana (a aniversariante) e a Mariana. Estão no 8º e no 4º ano respectivamente. E são excelentes alunas (isto já é conversa de pai babado ;-) ).

Mas não me fico por aqui... Tenho um enteado, filho da minha mulher, com 27 anos que tem uma menina de 9 meses (a Sara). Acho que isto me faz uma espécie de avô.
Assusta a palavra avô.... :-)

Teresa,

Porque fixei o teu nome? Não sei. Fixei também o da Maria João Cruz Sousa Cruz... ao mesmo tempo que nem me lembro de alguns nomes próprios, apesar de me lembrar de feições... Coisas da memória...

Ao ver a tua foto de 1983 que está no blog, fiquei com dúvidas se serias tu. Apesar de achar que havia grandes possibilidades de a memória não estar a atraiçoar...

Coloca também mais fotos tuas e do teu filho OK?

Inté..

Teresa R. disse...

Olá outra vez João,

Que bom saber que tens 2 filhas espertas e já uma netinha também!..eu também tenho um neto "emprestado", quer dizer o meio-irmäo do Alex tem um filhote de 2 anos e meio e eu considero ele uma "especie de netinho" também..o irmão do Alex tem exactamente mais 16 anos que o Alex, e o Alex tem por sua vez exactamente mais 16 anos que o sobrinho, é giro!

...somos uma familia separada mas unida não sei se faz sentido mas funciona bem assim :-)

Então trabalhas com fotografia?..e a tua mulher como se chama?..um abraço para ela também.

Ficamos em contacto por aqui se resultar, afinal eu sou uma "BAFATÁ adoptada", encontrei este Blogg como tu, lembrando-me de certos nomes da minha adolescência e a procurá-los na net e tenho que dizer que durante uns bons meses este Blogg deu-me muitos bons momentos de troca de conversas, grandes risadas e memórias também, depois não sei o que aconteceu....pode ser que acorde outra vez da hibernação em que estava, como um urso que se preze precisou de descansar para voltar com os primeiros ares de Primavera??

Beijos para ti e para a tua familia e para o pessoal todo aqui no Bloog,

more hugs, Teresa

João Nascimento disse...

Boas,

Respondendo às tua perguntas:

A esposa chama-se Isabel. Depois do nascimento da Mariana, optámos por ela ficar em casa. Actualmente aproveita esse tempo para tomar conta de algumas crianças.

Eu não trabalho com fotografia... Isso seria um insulto aos fotógrafos.
Sou informático. Faço administração de sistemas e de Bases de Dados...
Fotografia é o meu hobby de eleição (ou será vicio?)... Penso que desde sempre, embora só há alguns anos tenha reunido as condições para seguir este hobby.

Tenho algumas fotos nas comunidades de partilha abaixo:

http://olhares.aeiou.pt/jnash

http://reflexosonline.com/jnash

Este é recente. Foi só para testar. Usei um tema comum, mas as fotos não foram tratadas...

http://jnash.jalbum.net/

Entretanto estou a reunir fotos antigas para passar pelo scanner, que mostrem pedaços do que era a vivência naquela zona. Não é só da Rua Bafatá... mas deu para perceber que eramos muito iguais em todas as ruas.

Estou também a reunir informação para completar o que tenho sobre as personagens tipicas da zona...

Espero com isto relançar este excelente blog...

Teresa R. disse...

Ok João, já espreitei as tuas fotos de que gostei muito e deixei um olá no messageboard.

Também me podes encontrar no Facebook se assim quiseres.

Este blogg foi super mas para mim realmente deixou de valer muito a pena já que me sinto menos bem-vinda aqui..pode ser só invenção minha mas prefiro não arriscar..

Um beijo para ti e para a Isabel e logo que aqui ponhas fotos hei-de as ver, acho que vi fotos da tua filha Joana num dos sites??

Abraço a todos, Teresa