"Rua do tamanho do Mundo"

"Rua do tamanho do Mundo"

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

CHUVAS E JOGOS DE INVERNO

Sempre que chove lembro-me dos fins de semana em casa, na Bafatá.
Nessas alturas ficava com a cara pegada na janela da sala ou do meu quarto, que era virado para o enfiamento da Rua 4.
Adorava ver a chuva cair nas folhas das árvores, e no chão da calçada do jardim. Conseguia ficar minutos sem despregar a cara da janela, até que a respiração formava um bafo no vidro.
Quando havia uma aberta saía imediatamente de casa, com a humidade ainda a sair do alcatrão.
Lembro-me de ir para casa do Becas Stone brincar no hall de entrada, com bonecos, e também no hall da minha casa, com os fortes e castelos, construídos com fósforos que laboriosamente colava com UHU.
Era igualmente a altura dos jogos de mesa, fossem cartas, a Bolsa, a Estratégia (que ainda tenho), etc.
Em casa do Becas Stone a mãe dele nunca nos deixava sair sem ajudarmos a arrumar todos os brinquedos. O Becas ficava imensamente constrangido.
E as jogatanas de cartas no quarto do Janjan, onde um ano apareceu o Batido, que depois foi meu Colega de Faculdade, cuja alcunha diz tudo. Na verdade, não era uma alcunha por cognome mas sim jocosa, porque apareceu lá na Rua a dizer que era o maior a jogar. Claro que levou uma ripada e até à Faculdade nunca mais o vi.
O inverno na Bafatá também era super-agradável.
Depois das chuvadas e já na primavera, trazíamos os bonecos de plástico da II Guerra Mundial para a Rua e, na lateral do quintal do Elsas, formavamos duas equipas, sendo que cada uma escondia no chão ou nas árvores os bonecos e fazíamos guerras aos bonecos com pressões de ar. Era bestial, até que um dia dei acertei com um chumbo na mão do Rui da Nova, porque no momento em que eu ia disparar levantou a mão para mudar a posição de um boneco.
Um abraço a todos e continuem a postar.

Kitos

9 comentários:

MS disse...

...bela história essa, e a parte em ke ficava o vidro embaciado lembrou-me ke isso se passava comigo tb (c/ tds tlvz)... e dpois aproveitavamos pra jogar ao galo no vidro eu e o João ou eu e a Paula, lol.

No fim qd secava ficava o vidro num estado porreiro lol...a pedir ajax!

Happy Valentine's!

Guida

Becas Stone disse...

Cid, ainda me lembro da catapulta espectacular que fizeste com fósforos, cola e um elástico. Acabaste de montá-la em minha casa e estavas cheio de asma mas o contava mesmo era mostrar a catapulta. eheheheh...

Boas recordações.

Lembras-te das pistolas pretas e brancas que tinhas com que passávamos a vida a "matar" os índios e cowboys e mais alguém que aparecesse por ali, pela tua casa toda. Era uma balbúrdia..... no oeste. eheheheh

Abraços

Kitos disse...

Guida: também me lembro de jogar ao galo nos vidros, com a minha irmã Guida.

Becas: nem me lembres a asma. Grande seca. Também foi tua sina.
Adorava fazer fortes com fósforos. Fiz um que era igual ao de um livro do Humpa-pa, que dei ao Janjas e ele deu ao BigBizou, que não ligou pevas ao forte.
Lembro-me lindamente das pistolas, com balas de plástico. Era bestial. No hall de entrada e adjacentes escondíamos os bonecos e tentavamos matar os bonecos do outro com tiros. Só morria quando caía. Eram tardes inteiras.

Abraços.

capesi disse...

Em grande, Cid!

Em relação ao forte, tem piada o facto de recentemente o Becas ou o Janjas me terem falado disso!
Não me lembro... Sorry, até pelo trabalho que te deu fazer esse tal forte...

Lembro-me das pokeradas de dados no quarto grande da tua casa, das kingaralhadas e afins no meu pequeno quarto, das pizzas em casa do becas, etc., etc. e etc....

Jogos do galo nas janelas, lá na rua, toda a gente fez... digo eu... lol

Quanto ao bigbizou, sabes que fazes parte de um universo de três gajos amigos, que por vezes me tratam por esse nome... São só três e eu gramo isso.

A asma do Becas já é uma velha e famosa amiga...

O Rui da Nova continua a falar contigo ou já levaste um chumbito na manita??? ehehehehhe

Bjs e Abraços,
Bi

Kitos disse...

Bi: Também és um Big Grande e um Grande Big .... Não te lembras do forte porque não eras grande fã de bonecadas, eras mais tipo carros... ehehehe

Vou agora a Madrid de fim de semana, com mulher e amigos, ver a ARCO.

Volto no Domingo.

O Benfica lá ganhou ... à rasca.

Abraços,

Cid

Alberto Perry da Câmara disse...

Kitos,

Memoráveis essas guerras no quintal do Rui!!! eu apesar de ser um pouco mais novo, ainda me lembro das tardes passadas deitado por debaixo dos xoupos com os bonecos da "Airfix" (já não me lembro bem do nome). Ainda no outro dia passei com o meu filho João numa exposição de brinquedos antigos e comprei um saco de soldadinhos de plástico para recordar com o meu irmão e poder mostar ao puto com que é que o pai se divertia. Tá claro, o puto não achou piada nenhuma, claro!

Boa gostei bastante dessa tua memória...tá com piada...

Becas Perry

JPF disse...

Boas estórias... tou a gostar!
mais, mais...

Cristina CN disse...

Vocês lembram-se que aqui há uns tempos atrás alguém (Becas Stone se não me engano) pôes uma foto de umas caricas muito bem feitas que vocês usavam para brincar?
Bom confesso que achei o máximo alguém conseguir guardar caricas durante 30 anos. E não é que outro dia ao remexer numas gavetas com tralha do meu marido encontro uma caixa enorme cheia de caixinhas mais pequenas e lá dentro caricas e mais caricas, todas com papelinhos pintados e nomes de jogadores. Achou logo que eu queria deitá-las fora só pq disse que algumas estavam ferrugentas (e estavam mesmo). Fui rapidamente proibida de tocar no "tesouro" e banida das gavetas da tralha.
Bora cada um levar um tesourinho (não deprimente) para o próximo encontro? Qualquer coisa pequena, que tenha mais de 30 anos e nos recorde a infância.

MS disse...

..com 30 anos não sei se tenho, mas encontrei uns ke têm 27 anos, pode ser? Irei vasculhar melhor no meu baú por mais antigos!

Boa ideia...se houver almoço!

bjs
Guida