"Rua do tamanho do Mundo"

"Rua do tamanho do Mundo"

sábado, 4 de agosto de 2007

As miudas da Rua 4

Então e como eram as restantes ruas?Em tudo muito iguais à nossa...

Pais trabalhadores e muitos filhos para educar...

No inicio da Rua 4 viviam as Paixões.Nunca vi ninguem a que o nome se aplicasse tão bem como o sentimento que despertavam...A Mitó que era aquela que se dava mais connosco da Rua 1, e namorada intemporal do Jorge Paulo segundo creio.A Carmo, uma loura Linda com um fantastico jeito de mãos em particular para a costura.Uma irmã mais velha que era a Paula salvo erro e uma outra cujo nome não me recordo, mas que me lembro que era bailarina de ballet e tinha um namorado porreiro que tinha um Lancia HF...Era a unica casa só de raparigas da Rua inteira!

Na casa ao lado viviam os Malheiros, de que me lembro do José Augusto e da Guida, uma joia de rapariga, sempre muito controlada pelos Pais para quem era uma preocupação constante( a Mãe recordo como muito boa pessoa), companheira inseparavel da Ligia e namorada do Nuno Salazar.Logo a seguir viviam os Stones, que tinham duas raparigas qualquer uma mais velha do que nós ( cerca de 6 a 10 anos),mas ambas girissimas.Uma era a Rosarinho salvo erro e a outra tenho que confessar que já não me recordo.Eram vizinhas da Isabel Afonso, da geração do meu irmão mais velho (o Tó) e ainda estudei com ela na Catolica onde se licenciou.Casou com um diplomata e penso que vive em Bruxelas.Tinha um sorriso muito agradável com uns cabelos pretos muito bonitos.Mas por falar em sorriso, lembro-me bem da Ana Pais, a da moradia acima, super simpatica e muito bonita(ainda hoje me lembro que foi das primeiras raparigas a aparecer com o cabelo com o mesmo corte que uma filha do Coronel da novela Gabriela- tipo as pontas do cabelo em meia lua).
Confesso que a partir dai e para cima só me lembro vagamente da irmã do Tó João e por ultimo das Caninhas que eram duas raparigas louras de olhos claros muito bonitas e particularmente simpaticas.
Por forma a que se possa ir completando esta memória, tentarei amanhã descrever as raparigas da Rua 2 e 3.
Até amanhã...

10 comentários:

capesi disse...

João,
Só para ajudar:
- O nome que te falta nas Paixões é o da São.
- O nome que te falta nos Stones é o da Zinha.
- Em casa da D. Simone/ Cte. Virgílio, esqueçeste-te da Vivi e da Guigui.
- Esqueçeste-te da minha casa e da dos Teixeiras. LOL

Bi

Anónimo disse...

Bom, na casa dos Teixeira, não haviam raparigas, Bi!!! Lol!
A seguir, nos Caninhas, são a Nini e Ginha. Nos Chinitas, era a Teresa (Tété-falecida), Rosarinho, Isabel e Manucha. Nos Navegas, a Rosarinho. Nos Taurinos, a Nônô, Rosarinho e Lurdes, que lá mora e trabalha na Pap. Multinova, em Alvalade. No Arquitecto, a Susana e a mais velha, que estou a visualizar e não me lembro do nome.
Luís Teixeira.

redjan disse...

Os Sousa Dias já são Rua 2 ... Bem como os Navegas e Chinita são Rua 3... Mas o que interessa senão recordar as nossas meninas ? Todas de facto a deixarem recordações de beleza juvenil. Hoje serão certamente as mesmas mulheres bonitas!

Janjan

Anónimo disse...

Bem, já passram uns 10 anos... Mas lembro-me que numa noite, num bar na 24 de Julho, estava ao balcão uma rapariga giríssima... Loira, linda, linda... como costumam ser as miúdas que servem nos bares e discotecas.

Acontece que ela me pergunta se não sou o João.
E eu, intrigado, «sou, sim»...

Como é óbvio, uma figura daquelas, não é para se esquecer.

Diz-me ela então que era a Carmo Paixão... E aí eu situei-me...

Nunca mais a voltei a ver!
Mas tenho pena...

(Mitó: Manda um beijinho meu à tua mana, quando estiveres com ela...)

«Joãozinho»

Anónimo disse...

Já agora... ó Bi.
Vocês são quantos?
Só me lembro de ti, do Joni... e tinhas outro irmão mais velho certo?
Mas tens mais irmãos?

«Joãozinho»

Anónimo disse...

Sobre os Sousa Dias... nunca mais vi nenhum deles.

Mas o ano passado, uma das manas... não me lembro o nome, foi a um programa do Herman José.

tem uma loja que vende produtos reciclados, cheios de design... e o herman mostrou alguns dos produtos e entrou naquele registo da parvalheira... a coitada da rapariga queria explicar um pouco a ideia, mas o herman não deu hipóteses. Só saía graçolas umas atrás das outras...

Mas posso dizer-vos que estava bem gira!

Alguém me ajuda? Como se chamavam as miúdas Sousa Dias?
Só me lembro do Manelinho... da minha idade!

«Joãozinho»

capesi disse...

"Já agora... ó Bi.
Vocês são quantos?
Só me lembro de ti, do Joni... e tinhas outro irmão mais velho certo?
Mas tens mais irmãos?"

«Joãozinho»

Grande Joãozinho,

O filho mais velho lá de casa é o Luis.

Aquelas casas só eram atribuídas a famílias com pelo menos, três filhos. Acho que já ouvi em qualquer lado que inicialmente, um dos factores obrigatórios era existirem pelo menos quatro filhos.

Curiosamente, das 34 familias da Rua, só 4 tinham três filhos e destas, só em duas era só rapaziada (a minha e a dos Teixeiras).

Bi

Anónimo disse...

Como é?
Como conseguiste ir para a rua, se só podiam famílias com quatro filhos?

Nmmm....

eheh! tava a brincar!

Agora... deixa-me ver se acerto. Outras duas famílias có com 3 filhos... nmmmmm!

Ah! Os Malheiro?
Os Nogueira (Armando Clara e João)???

capesi disse...

Caro Anônimo,
As outras duas familias são os Marques Pedro (Tó João e Ossitos) e Brasileiros.
Bi

redjan disse...

João: Os Nogueira eram ... 4!! Faltou-te o Zé Nogueira !!
Quanto ao episódio do Herman e da mana Sousa Dias ... não vi mas imagino. Aliás a especialidade do Herman era convidar alguém e depois ... depois entrar no registo da auto parvoice e graçolas para um publico à sua medida!