"Rua do tamanho do Mundo"

"Rua do tamanho do Mundo"

domingo, 26 de agosto de 2007

Isabel Chinita! Muitas e muitas memórias para partilhar

Ola!
Parabens a todos os participantes!
Provavelmente a maioria conhecemo-nos de vista, uns conviviamos mais que outros, embora não conheça alguns principalmente da rua 1, os apelidos referem imediatamente a que familia pertencem.
Faço parte dos miudos da RUA 3 (largo ao cimo, rua com menos casas).Deixo aqui um flash de memória da vivencia das crianças da rua 3, eles podem desenvolver.
Carlos, Silvia, David, Bernardo Mathew - Lurdes, Tozé, Nono, Rosario Taurino - João, Luis, Tozé, Rosario Navega - Teresa (Ja não está entre nós) , Rosário, Isabel, Miguel, Manucha Chinita.
A ideia que tenho é que a grande maioria da miudagem brincava com a vizinhança mais perto de sua casa e da mesma idade.

Portanto o meu Mundo Infantil eram sobretudo os miúdos mais próximos, as queridas amigas de infância e as nossas intermináveis brincadeiras... com a Rosário Navega ( R.3), Nini Caninhas (R.4), Ina (brasileira -4), Cristina e Susana Simões (moçambicanos-4), mais raramente era a presença da elegante e franca Margarida Pedro (R.4) companhia que na época todas tivemos menos nas nossas brincadeiras inexplicavelmente e imperdoavelmente...,
ou a tímida Isabel Santos (Rua 2 ou 1?), a meiga Guigui Martins Gomes, (R.4) as adoráveis Carmo e Mitó Paixão (R.4) ou as manas Sousa Dias (R.2)...

As meninas eram as minhas 'bonecas' preferidas e os meninos os meus 'peluches', manos das amigas, estavam sempre ali à mão para as brincadeiras, nesta tenra idade, os amiguinhos são perfeitos, perdoem-me mas torna-se difícil destacar todas as personalidades individualmente, porque existia entre todos nós aquela cumplicidade e harmonia infantil espontânea, desinteressada e incomparavelmente única que só as crianças conseguem no seu mundo perfeito de fantasia e inocência é a maior riqueza de se ter sido criança e adolescente com os meninos da Rua Cidade Bafatá!
Pontualmente cruzávamo-nos com os miúdos de todas as ruas para jogar ao 'Mata' ao 'Monopólio'-parcerias, conversar nos muros... lembro o delicioso caramelo que aprendi a fazer em casa da Mitó e Carmo Paixão rua 4, recordo de uma rima que deviamos ter aprendido na escola, ou coisa do género, que repetimos vezes sem conta para até hoje não esquecer com o João Pais, Janjan, rua 4;
O Rato Roi a Rolha da gaRRafa do Rei da Russia...,
Recordo um dia a Clara ou Zé Nogueira rua 2., um deles ao passar por mim comentou qualquer coisa que estava a fazer ou a jogar, resolvi mais tarde no seguimento do comentário, ir lá a casa mostrar-lhes, em vez de me aparecer a Clara ou o Zé aparece a porta da cozinha aberta e um lindo pastor Alemão salta de lá em defesa do seu território, assustada desato a fugir o cão arranha-me, nada de grave concerteza , apenas o susto, porque ainda me lembro da minha Mãe desinfectando o aranhão e dizendo: Quem te mandou ir la, vai brincar com os da tua idade...Não sei se acabaram por saber deste episodio mas lembro de ver o pastor alemão passeando com os donos insistentemente à volta de minha casa.
Porque também tinhamos uma cadela da mesma raça, treinada, chamada LOBA, que o meu Pai trazia das suas viagens no mar juntamente com inúmeros outros animais cabra, macaco, que faziam as nossas delícias...! e que a minha Mãe tratava rapidamente de despachar ja lhe chegava 5 filhos para aturar...
Jogavamos ao elástico, a corda e o jogo dos saquinhos...entre inúmeras actividades femininas, o Club Alamos...que penso já não existir.
Juntavamos de vez em quando as amigas da escola e os primos ,tocavamos as campainhas e fugíamos....lembro a minha prima Pilar espanhola discutindo aos palavrões em espanhol, com o Armando Nogueira, da janela do quarto da Ina (Brasileiros) Não sei porquê...Coisas de miúdos...
Recordo a geração masculina acima da minha, que naturalmente mantinha a distancia da miudagem, para mim os rapazes mais velhos da rua foram das minhas primeiras referencias:

Ze-Pedro Simões incrivelmente generoso e paciente levava os miúdos a dar uma voltinha na sua mota!(marca?),
Luis Teixeira e o seu rasgado cumprimento de cavalheiro,
Toze Taurino era uma referencia em casa, adorado pelas minhas irmãs mais velhas e amigas, sedutor, sempre pronto a compreender e apoiar todos, admiravel!
E
ntre tantos outros João e Luis Navega, João e Zé Nogueira, Carlos e David Mathew enorme simpatia com os mais novos , protectores, brincalhões, ternurentos , recordo-os como marcantes exemplos masculinos, como irmãos mais velhos!
A parte feminina, os exemplos normalmente vêm de cima para as crianças, portanto desejava fazer Já o que as mais velhas faziam, ser como elas, ter as sardinhas da Clara, os longos cabelos da São, ser bailarina como ela ou vestir as mini-saias da Isabel da Nova, bem como tantas outras do Bairro... afinal os sonhos ou fantasias de todas as meninas de 10-11 anos...
Mais tarde as amigas do liceu, dos outros bairros de moradias Vanda Sampaio de Melo, os primos Pilar, Rose, Susana e Quinquin e as juvenis magicas festas na garagem, organizadas por nós...!
Por vezes eu e o meu irmão Miguel juntávamos os amigos do bairro Ze e Pedro Teixeira as minhas amigas Guida e João Seixas e partíamos para a noite ,as festas na Veterinária, por trás de Alvalade, outras vezes com amigos fora do bairro, grupos enormes de teenagers, curtiamos os ambientes de todas as discotecas da moda, o 2001 entre outras..., muitos convites pras festas e inaugurações... e só parávamos, em grandes grupos, para os bolinhos acabados de fazer nas padarias de madrugada com os namorados...!
As ferias à boleia pró Algarve ...O Verão no Baleal...Tempos inesquecíveis...!!
Há que realçar as qualidades que é o que deve fazer o Mundo andar..!
Hoje depois de 15 anos a dar aulas e a coordenar centenas de crianças, comparando e olhando as crianças do nosso bairro, posso afirmar que eramos uma geração com garra, aprendiamos na pele e atingiamos os nossos objectivos lutando, nada nos era oferecido de bandeja...Alguns até com maiores dificuldades que outros...A vida não era nada fácil para alguns...
Eramos participantes activos da vida, mas existe maneira mais compensadora e enriquecedora de viver e aprender a vida...?
Divertimo-nos e deu-nos know how capacidades para enfrentarmos e resolvermos os problemas e qualquer trabalho pesado sem medo, com maior facilidade que as novas gerações...Isso pode servir como incentivo e encher a nossa geração de orgulho!
Muito novinha, fui viver para fora do país, Holanda e mais tarde Itália, portanto perdi o convívio, o desenrolar da historia do bairro, não posso ser testemunha depois desta altura juvenil, calculo que todos se tenham casado e que tenham os seus filhotes hoje com idades aproximadas das que tínhamos, no meu caso não tenho filhos, tenho muitos sobrinhos e afilhados e é a pensar neles que deixo aqui o meu pedido:
Refiro-me mais precisamente a geração acima da minha, a geração das minhas irmãs:
Taurinos, Navegas, Nogueiras, Quim, Zinha e Rosario Stone, Bruno e Vivi Martins Gomes ,e outros que nem saiba que conviveram com elas...
Aqueles que tiverem fotos e flashes de memoria da geração da Teresa (Tete) e Rosario (Baba) Chinita, enviem, pelos motivos óbvios, gostaria de passar às minhas sobrinhas algumas memórias juvenis da vivência da Mãe T'et'e Chinita (falecida) e tios na Rua Cidade Bafata...!
Se o meu pedido for aceite ou se quiserem enviar-me um email, agradeço:
Um beijo a todos!
Isabel Chinita - Rua 3 - moradia 43.
(desculpem falta acentos teclado Sueco..)

4 comentários:

redjan disse...

Isabel: Li o teu post e fiquei .... sem palavras ! Este blog é mágico .... traz-nos de volta a vida que deixámos suspensa tantos anos atrás ! Recordo como eras bonita, muito bonita ! Sei que o teu irmão Miguel vive ou viveu na Suécia ! Este país ganhou também para mim um significado especial, a mãe do meu segundo filho é de Estocolmo ! Também já teclei de lá e .... sem acentos !
Que bom foi rever-te, que espantosas as tuas palavras sobre aqueles tempos! Espero sinceramente que consigas as fotos com as tuas irmãs ... acredito que vais tê-las !
Um beijo grande

Janjan

JPF disse...

E, acima de tudo, Isabel, queremos muito que nos contes mais e mais histórias... já que és das que tem boa memória ...

Beijos

«Joãozinho»

Alberto Perry da Câmara disse...

Dentro da Bafatá havia várias Bafatás...Excelente...continuo sentado no muro...viva os "Chinitas"...

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.