"Rua do tamanho do Mundo"

"Rua do tamanho do Mundo"

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Oliveiras??!! Pinheiros...

Mesmo em frente à minha casa entre a garagem do Sr. Nogueira e a estação da CRGE há uma passagem que dá para uma zona com pinheiros. Sempre achei estranho que vocês lhe chamassem as oliveiras!! Fui verificar e lamento desiludir-vos... oliveira é só uma. Mesmo por trás da casa do Sr. Navega é a única. De resto meia dúzia de pinheiros e uma dezena de outras árvores é o que há.

Ainda lá está um grande pedregulho que serve muita vezes de banco a quem vai passear os cães.

Mas não deixa de ser um sítio agradável.

Quando li o texto do Janjan apeteceu-me estar lá sentada na pedra debaixo dos pinheiros ... Agosto em Lisboa com mais de metade da população fora dá destas nostalgias... ;)

Mas tem a vantagem de a 2ª circular estar vazia e fazermos do Pina Manique até casa em 10 minutos (mesmo respeitando os novos radares)

Aqui vão algumas fotos
Tentei tirar do mesmo ângulo da foto antiga que o Bi arranjou mas agora está lá o tunel e não consegui





A Av. Marechal Gomes da Costa vista da rotunda por cima do tunel. Vê-se o tejo mesmo ao fundo.

O "banco" por baixo dos pinheiros



A única Oliveira que existe no meio dos pinheiros




E boas férias a todos que eu também vou dar uma voltinha apesar de Agosto ser o meu mês favorito em Lisboa.
Não estarei "desligada" portanto lá continuarei a ler os vossos posts e a dar palpites :)

Aos que ficarem pela Rua, tomem conta de tudo, não quero surpresas desagradáveis quando voltar :D
Bjinhos
Cristina CN



17 comentários:

capesi disse...

Cristina,
Quando nós eramos putos, havia menos garagem e mais Oliveiras...
Bi

Anónimo disse...

A pedra tem para baixo de terra actualmente cerca de 2/3 do seu volume....Ainda me lembro dela toda de fora rodeada de espigas e papoilas e a aventura que era subir para cima dela...
JPerry

Anónimo disse...

Era de facto como diz o JPerry! Acrescento que o local designado por "as oliveiras", era bem maior... o terreno foi "comido" para permitir a actual estructura viária. Existiam 3 oliveiras, palco de muitas aventuras...
Luís Teixeira

Anónimo disse...

Corrijo o erro supra: "estrutura"
LTeixeira

Alberto Perry da Câmara disse...

A pedra que ainda existe também me trás algumas más memórias, pelo que durante muito tempo consegui-o ser a casa de um pequeno drogado que ai viveu durante muito tempo, em condições deploráveis...
O espaço à volta, foi jardim de passeios para os cães que tive. Para quem subia desde a rua 1, chegar à rua 3 e ver a rotunda, é o fim de uma viagem de retorno à rua 1. Passei aqui muitas vezes.

Becas Perry

Cristina CN disse...

Bem, drogados, de vez em quando continuam a existir, agora menos que eu consegui que a CML instalasse um candeeiro mesmo na esquina da estação da EDP.
Mas um dia á noite estava eu a regar o meu jardim à frente e vejo dois tipos agachados na passagem para os pinheiros e lá vou eu, xanata no pé e regador na mão (no meu melhor estilo campónio), aproximo-me do portão e pergunto muito solicita " Os senhores precisam de ajuda? Há algum probelma?" e eles muito rapidamente disfarçam "não, não está tudo bem...". Só no dia seguinte vi limões no chão e me lembrei do Sr. Navega a queixar-se "Os malandros roubam-me os limões para a droga" e só aí é que percebi:P
Dahahhhh que biiiiimmmbaaa
Mas o facto é que nunca mais apareceram, devem ter medo de mim LOL

Cristina CN disse...

Mas expliquem lá melhor... a pedra era mais alta? Terá sido partida? É que me parece difícil que tenha sido enterrada. Alguém consegue explicar melhor o que ali terá acontecido? Será que era aquela pedra ou outra que vocês se lembram?

Anónimo disse...

A pedra é a mesma. Acontece que o terreno foi nivelado e, penso, quando alargaram as vias, parte da terra excedente não foi retirada mas sim, acumulada aí, no terreno das oliveiras. O espaço existente, no antanho, era o triplo do existente. A pedra também foi mexida. Quando éramos miúdos, era um desafio treparmos para ela... assim como subir para a estação da CRGE e saltarmos para o solo, na retaguarda!
LTeixeira

Anónimo disse...

Na altura, os mais intelectuais diziam que aquela pedra era a prova viva que aquela zona tinha ficado debaixo de agua na pre-historia.A verdade é que me lembro que havia vários fosseis de conchas e pequenos buzios encrustadas na mesma.Nunca percebi se aquilo era o truque de alguns para impressionar as miúdas lá da rua...
JPerry

JPF disse...

É verdade. A pedra era monumental. Nós eramos putos, mas a pedra não pode ter mirrado...

Eventualmente grande parte dela estará enterrada, como diz o Becas, ou pode também ter sido partida nesse processo de alrgamento da rotunda.

Alguém se lembra de uma vez ter havido um incêndio nas Oliveiras?

Foi um susto brutal. A rua cheia de carros de bombeiros, que cagaço... lembro-me de tremer como vara de cana...

Lembro-me também que existiam uns carreiros de terra onde dávamos uns saltos nas bicicletas... o carreirinho mais frequentadop era o da ponta, junto ao talude de relva... por onde depois seguíamos em grande aceleração a descer até à rua 1...

JPF disse...

Curiosamente, reparei agora ao abrir uma das fotos da Cristina, esse carreirinho agora é todo empedrado...

será todo empedrado até lá abaixo à Rua 1??? Sempre ao lado do talude?

JPF disse...

Cristina, como especialista que é em bouganvílias, uma pergunta:

Se eu quiser plantar uma bouganvília que devo fazer? Posso pegar num ramos de uma já grande, tem de ser um pouco de raíz? tem de ser semeada? Tem de se comprar já grande numa loja? que me aconselha?

Quantos anos demora a chegar a uma estrutura de madeira de uns 3 metros de altura para fazer sombra num quintal?

Cristina CN disse...

Bom especialista não, só gosto muito :) Mas aqui vai o que eu diria com alguns anos de experiência.
Em primeiro lugar convém que o lugar onde vai pôr tenha bastante sol. Quanto à cor, hoje em dia existem vários híbridos de cores variadas criados para serem mais decorativos mas a original é a cor rosa-lilás e essas são as mais resistentes que crescem mais e precisam de menos cuidados. Podem chegar a grandes árvores (como a do Usted). As outras cores (vermelhos, carmin, laranja e branco) crescem menos e precisam mais regas e cuidados. Também dão menos "flores" (aquilo que pensamos ser a flor da bounganvília na realidade não o é, são folhas modificadas que ganham cor chamadas brácteas, a flor é branca pequena e surge no meio das brácteas). A propagação é feita por estaca (o vulgar pézinho) mas requer alguma perícia e acho melhor comprar. Portanto resumindo se quer pô-la a trepar por uma estrutura de madeira eu aconselhava que comprasse já grandinha (pelo menos um metro de altura) e a cor eu escolheria um roxo escuro que é relativamente próxima da original e portanto mais resitente, cresce mais e é muito bonita. Atenção que as bouganvílias têm picos bem fortes, portanto não convém colocar numa zona onde tenha que passar.
Há vários viveiros na zona de Sintra que têm muita variedade. Eu costumo usar um que é na estrada do autódromo a seguir ao desvio para a Penhalonga.
Et voilá... o básico sobre bouganvílias :)

Cristina CN disse...

Esqueci-me de uma coisa importante: nada de plantar em vasos, é directamente no chão pois precisa de espaço p as raízes

Anónimo disse...

Muito obrigado!
Uma explicação fantástica.
Já fiquei a perceber o bastante para avançar com essa minha ideia.
A história dos picos é que me assusta um pouco... era para fazer sombra numa zona onde penso ter a churrasqueira por perto... por isso vou andar ali muito...

ai, ai, os picos...

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cristina CN disse...

Muitíssimo Obrigada :)
Agora que até tive direito a um beijinho do blogger nº1 já me sinto totalmente integrada nesta "família".
Certamente que estarei no próximo encontro para vos conhecer porque já vos sinto a todos como amigos.