"Rua do tamanho do Mundo"

"Rua do tamanho do Mundo"

sábado, 11 de agosto de 2007

Mais árvores de fruto

Lembro-me, na casa do Zézinho (família Santos) uma abrunheira... com uns frutos amarguíssimos, muitíssimo rijos... mas que dava algum gozo roer nos dias quentes de Verão.
O Zé tinha outras árvores na parte de trás do quintal, mas era impenetrável... tinha uma rede altíssima... não sei se não teria mesmo arame farpado... (acho que não)

Os Nogueira tinham um quintal vanguardista, com muita pedra ornamental, julgo que palmeiras e cactos variadíssimos, mas frutos... não me lembro.
Os Azevedo (Anthímio) acho que também, não tinham árvores de fruto, talvez na parte de trás do quintal.
Os Altinino tinham um cãozarrão impressionante, nem me lembro quantas vezes andei naquele quintal. Era um dos sítios mais perigosos da rua! Queria lá saber das árvores de fruto...

No Meu quintal, a famosa ginjeira, à frente. Dava muitos quilos de ginja, mas eram demasiado azedas... lembro-me que a minha mão fazia com elas um doce de ginja que era absolutamente delicioso...
Atrás tinhamos várias videiras, outra ginjeira, algumas pereiras, um limoeiro, uma laranjeira, um loureiro...

Creio que os Sousa Dias só tinham árvores ornamentais. nada de frutas. De original no seu quintal o facto de ser todo relvadinho... Não havia muitos quintais assim na rua... estávamos nos antos 70... Hoje é diferente!
Tinham uma árvore muito alta, lembro-me, onde às vezes ficavam as bolas presas... e era uma chatice para as recuperar!


Voltarei ao tema da Xinxada em breve...
(que raio, não me consigo lembrar... alguém tinha um pessegueiro que era uma perdição... daqueles pêssegos enormes, muito sumarentos, daqueles que salta o caroço... )


«Joãozinho»

2 comentários:

Cristina CN disse...

Não sei se é do vosso tempo, mas quando me mudei para cá o Sr. Mathez tinha 2 árvores de um fruto pouco vulgar: diospiros.

Anónimo disse...

E agora estou a ver as pêras já prontas a apanhar do quintal do "Zézinho" eh, eh, eh...