"Rua do tamanho do Mundo"

"Rua do tamanho do Mundo"

terça-feira, 27 de novembro de 2007

andaimes.. confissão 30 anos depois !

A coisa começa numa incursão pelos andaimes que suportavam as obras em casa dos Pereira da Silva, ou seja, do Bi e Joni ... O dia andava chato, passeava-se adrenalina por ali, chegara-se ao telhado. Na modorra do solarengo fim da manhã e enquanto se disfrutavam arriscados equilibrios, alguém que não me lembro vê uma chaminé, vê umas pedras por ali e .... fica com ar pensativo... Elas, as pedras, eternas companheiras de jogos de arremesso, estavam a jeito que nem namorada em tarde de domingo. Por infeliz coincidência, as unicas estruturas salientes naquela paisagem de tijolo ondulado eram as chaminés que das cozinhas permitiam sair vapores e outros fumos que tais. Ora, como tudo o que sobe desce, as cabecinhas aBafatadas dos presentes começaram a fumegar também, bastou um entreolhar dos presentes e naquele momento sabiamos que ia sair ... da grossa ! Não me lembro quem terá sido o primeiro, nem o segundo ou terceiro ! Mas não esqueço o impacto provocador, prémio mor de tão idiota ideia que naquela idade mais não era que o dia ganho, uma daquelas não passava nem na cabeça do capeta, segredo e estrondo de truz a guardar depois de risos incontidos e fugas andaimes abaixo. Tendo o acesso ao local do crime sido facultado por andaime de nº 14, mandava a prudência que o ataque se não dirigisse à chaminé mais à mão, pelo que o alvo do atentado fácilmente se percebe ter sido o nº 16, residência dos Marques Pedro, Ossitos e Tó João , para mais fácil identificação.
Soube-se pela tarde, no alegre e despreocupado convivio em muros ou jogos da bola, que o terrorista ataque havia dado cabo de um almoço, de uns ' pyrex ' e que mesmo um fogão havia sofrido na pele as marcas da intifada ! À indignação e acusações do Tó e Paulinho ( Ossitos ) juntava-se a turba, apontando ' os de fora ' como unicos possiveis causadores de semelhante javardice. Mandava então a sensatez que em vez da basófia da reclamação da autoria do acto, alinhassem os arremessadores na indignação geral, guardando para momentos de maior recato as descontroladas risadas ao relembrar o acto.

Reza a história que o segredo sobreviveu confinado aos presentes, coisa rara naquele tempo e lugar. Reza a lenda que o desmascarar da coisa, se faria 30 anos depois, nunca antes, em publico lugar de teclares saudosistas. Seria assim ?

Nesse caso, história e lenda verdadeiras, seria de esperar por estas alturas a confissão dos misteriosos chamineiros ... a ver vamos o que nos reserva o espaço dos comments !

13 comentários:

redjan disse...

Geeeeeeee ... como foi possivel ?

Xana disse...

EhEhEh!

Desculpa, mas deve ter sido mesmo divertido - Que Gozo!

Claro, que ainda bem que não era a casa das 7 Meninas! LOL!

Mas... Os Pereira da Silva não sairam à rua, quando deram conta das pedrinhas, à procura do(s) autor(es)??

Por acaso não comeram nenhuma pedrinha esquecida, não??

Becas Stone disse...

Os Pereira da Silva estavam na altura de férias, por isso o acesso ao telhado era quase constante. Uma das razões era que o quintal do Bi tinha um desnível acentuado nas traseiras em que os trabalhadores da dita obra encheram de sebes cortadas. Era um espectáculo saltar directamente do último andar dos a ndaimes para as sebes, era tipo cama elástica. Passavamos a vida nisso. Para a chamada malandrice depois de vermos as pedras, foi fácil, olhámos um para o outro encolhemos os ombros e lá vai disto. Pedras pelas chaminés barulheira do outro mundo e fuga em grande estilo com saltos felinos para a chamada cama elástica. Num ai estava cada um em sua casa. Mas a curiosidade morde e por acaso poucos minutos depois saímos os dois à rua para ver o que aquilo tinha dado. Vem o Tó João lá de cima a falar só como ele conseguia quamdo estava chateado, piiii para aqui piiiiiiiii para acolá aqueles cab.... eu dou cabo deles Fud........ o almoço e o fogão se eu os apanho aquele gajo está lixado. Eu e o Janjas olhamos um para o outro e pensámos lado, "olha afinal não fomos não" e bico calado. Aquilo durou dias e o Tó não se calada piiiiiiii para aqui cab... para ali, e nós ainda o atissávamos mais.
Talvez uns dez anos mais tarde numa noite nos russos essa estória vem à baila e eu o Janjas olhamos um para o outro e dizemos ao Tó. Porra quem fez essa merda fomos nós e não o outro coitado. Haviam de ter visto a cara do Tó. Era capaz de nos comer vimos. Era assim a vida naqueles tempos umas vezes lixávamos outra erámos lixados. E é assim que eu me lembro da coisa.

P.S. Janjas, ainda te lenmbras porque é que o arquitecto nos tinham um "ódio" de morte?? Como tudo começou??

Becas Stone disse...

Por falar em lixar e ser lixado. Alguém se lembra dos dois doidos que andaram a pedir ovos em quase todas as casas da rua porque as respectivas mães não tinham em casa e precisavam que lhes emprestassem alguns. Pois é recolheram se não me falha a memória 21 ovos e espetaram com eles nas fachadas de uma porrada de casa. A minha teve a honra de levar com 4 ovinhos bem estrelados.
heheheehehehhe.
Quem foram os artistas????

John C disse...

Estou contente em saber que nao era so' eu! (eheheh)

O' janjas, boa licao cientifica: o vapor sobe pela chamine' (porque e' mais leve que o ar) e as pedras descem pela chamine' (porcausa da gravidade).

Eureka!

Cristina CN disse...

Oh Janjan é preciso ter lata, depois da confissão ainda vir fazer um comment indignado...;)
A quantidade e a qualidade dos disparates que vos passavam pela cabeça era mesmo incrível. Que idade tinham vocês quando fizeram este?

MS disse...

Cristina, isso foi há pouco tempo..43, 44 anos, lol.

MS disse...

A pergunta é:
kem é ke não tem/teve segredos de ciganices ke nunca teve coragem de contar?
Acho ke ninguém.
...we're not proud of them...r we?
Como bem disse o João, acima...são coisas ke não keremos ke os nossos filhos saibam..lol.
..aos poucos uns desbroncam-se e começa td a sair cá pra fora...(wink)

Guida

To' Leitao disse...

Estou um bocado surpeendido com os "putos".Nao por deixarem cair pedras pelas chamines abaixo,nem por arremecarem ovos `as casas ,mas por so' contarem uma coisita ou outra de vez enquando.Estando uns quantos "velhotes" sentados no muro,(que ,diga-se,podia gelar o assento a qualquer um ,quando as noites comecavam a refrescar,)e sem assunto para grandes controversias ou tretas para espicacar o Joao Camacho,se poem a dar um pouco mais de atencao `as accoes e maquinacoes dos ditos "putos" .Que e' que sao aqueles sussurros, risos abafados correrias e subita desaparicao dos mesmos?E quem e' que tenta com todas as suas forcas,abrir a porta da rua,e claro,nao consegue,porque ela foi atada a qualquer saliencia,com cordas ou arames.Quando o dono da casa sai esbaforido e furibundo pela porta das traseiras `a procura dos malandros e nos ve a nos ,os grandes, (que nao fazemos coisa de "criencas")e pensa que se calhar fomos os culpados do acto...,os velhotes,do alto da sua maturidade,viram para a vitima, o seu olhar mais distante, incredulo silencioso e inocente,ao mesmo tempo que sem que se note ,se partem de riso.Quem eram uns e outros?`A excepcao de um, todos os putos eram da rua 1,dois eram irmaos,outro era seu vizinho da casa ao lado,o quarto nao era nem o Joao nem o Luis Camacho e o ultimo, o que batia `a porta da familia M. D.,era o Janjan.

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
John C disse...

Eu acho que era pior que os "putos" ate' porque os "mais velhos" instruiam os "putos" nas malandrices que ja' nao tinham desculpa de serem irresponsaveis pelos seus actos. Mas tenho uma boa desculpa para tudo isso: era instrumento do diabo (ahahah).

Luis, a nao ser que ajam duas historias identicas, quem resolveu o problema foi a mae. O produto do apropriamento indevido foi parar a casa dos R. Pais.

To' nos eramos os "mais velhos" porque "velhotes eram os nossos pais (eheheh). Era uma malandragem (ate' porque eu nao concordo com o uso do termo ciganices...wink).

Um abraco...

Joni disse...

LINDO!!!!!!
nunca soube nada dessa "estória"!!
Mas há tantas outras entre-muros...
E o mais giro, lindo mesmo, é que essas pertencem a nós próprios e, digo eu, nem trinta ou quarenta anos depois serão públicas...
It's life!
A Nossa Vida!!!!
Estou saudoso e saudosista do que fomos e fizemos!
E feliz porque, também isso, nos vez crescer e nos moldou no que somos hoje!!!
G'anda RCB!!!!!!!!
beijos e abraços,
PS: Joãozinho, vê lá o que se passa com o meu acesso aos posts, sff!
joni

MS disse...

.. Cris, e foi uma sorte eles não terem dito:

- Oh tia, o Antonelli disse-nos ke o jantar era sopa de pedra, e a forma mais directa ke encontrámos de emprestar os ingredientes em falta, foi essa!

cheers
Guida