"Rua do tamanho do Mundo"

"Rua do tamanho do Mundo"

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Free will (Act II)

Virei brevemente, logo que tenha mais disponibilidade, a este tema "Livre Arbítrio", abordando a questão primordial: No mito de Adão e Eva será que decidiram por livre arbítrio comer o fruto proibido?

Luís

20 comentários:

Becas Stone disse...

O Adão e a Eva eram lá da rua. Nã me lembro deles.

heheheehhee

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Becas Stone disse...

Engano meu então.

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cristina CN disse...

Onde é que é a Aldeia dos Macacos?
(Já cá faltava esta sempre a perguntar onde é isto, onde é aquilo, que chata...)

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cristina CN disse...

Ahh essa também conhecia, pensei que era mais algum dos vossos códigos para alguma zona aqui ao pé mais ou menos povoada por ... macacos, claro ;)

John C disse...

Vamos la' a ver. Na China, o mito da origem da humanidade e' mais ou menos assim: Uma deusa gigante caiu na Terra e dos seus cabelos sairam os seres humanos que povoaram o planeta. E como este 'a muitos mais, depende dos gostos... O que importa analizar a relevancia na nossa vida actual e nao o significado simbolico (que como sabemos esta' aberto a multiplas e contraditorias interpretacoes).

Do ponto de vista "livre arbitrio" gostaria de propor a seguinte analize. O livre arbitrio e' um conceito inadecuado para dar proposito 'a nossa existencia. Com todos os pressupostos, implica que, para a maioria das pessoas so' significa resignar-se a esta vida com a promessa de uma vida melhor no futuro. Mas tambem impoem, atraves do conceito do pecado original uma mentalidade de culpa imposta (e incutida 'as criancas de uma forma que so' pode ser considerada abuso mental) que serve para controlar a vida das pessoas.

Eu discordo completamente que vivemos num estado de ignorancia. O facto de nao termos um resposta universal e conclusiva para o proposito da nossa existencia nao significa um... estado de "atraso" (ignorância) em que vivemos!.. significa simplesmente que estamos num processo (de vida) evolutivo com certos limites (fisico- biologico, psicologico-mental e espaco-temporal).

Os seres humanos teem uma tendencia "irresistivel" (no sentido drive) para a vida. Contudo o que me faz feliz e' possivelmente diferente do que faz outra pessoa feliz. Contudo nao sei se felicidade seja o proposito da nossa existencia. Acho que e' mais uma escolha individual!

Gostaria de avancar o seguinte conceito que ajuda a compreender a minha posicao: "EXISTENCIA PRECEDE ESSENCIA".
Quer dizer: O que tu es (a tua essencia) e' o resultado das tuas escolhas (a tua existencia) e nao o contrario. Essencia nao e' destino. Tu es o resultado das tuas decisoes.

Life has to be meaningful for you...

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tico disse...

Apesar do meu "estado de obscuridade" nestas matérias, ia de passagem por aqui e lembrei-me de uma música dos Waterboys (tão apreciados pela nossa correspondente na suécia).

SPIRIT

Man gets tired
Spirit don't
Man surrenders
Spirit won't
Man crawls
Spirit flies
Spirit lives when man dies

Man seems
Spirit is
Man dreams
Spirit lives
Man is tied, bound, torn
Spirit is free
What Spirit is man can be !


On "This Is The Sea"

Até amanhã, durmam bem.


PS: não me lembro de ver Adão e Eva na RCB mas, a morder a maça, acho que vi alguns... se bem que, como era miúdo, não percebia muita coisa...

Teresa R. disse...

Tico,

Gostei!...

more hugs

To' Leitao disse...

Acho que a" aldeia dos macacos" era realmente perto do aeroporto, mas ai tambem havia o "camboja", que como se sabe ,era um local "no go" para quem nao fosse da zona .Alem disso , aqueles indios ,eram quase todos do Benfica.

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
John C disse...

E' bom saber que o pessoal gosta de ler.

Primeiro e' preciso corrigir certos erros para que eu nao seja confundido com o camarada Karl. A minha posicao e' existencialista e nao marxista! Ate' porque e' evidente nas opinioes que dei previamente que nao tenho muita simpatia pelo dualismo ou por posicoes deterministas. Mas no que diz respeito ao marxismo a minha maior discordia e' com o desindividualismo (quer dizer, o sistema ser mais importante do que o individuo). Aqui estou a falar do aspecto filosofico do marxismo, descrito pelo Hegel.

Agora gostaria de falar da conclusao ("sintese") com uma pergunta retorica (mas so' desta vez). Quem e' que criou deus? Continuas a afirmar que tudo isto e' parte de um plano supernatural. Continuas a querer dar razao natural a algo que defines supernatural. Nao vou repetir a minha posicao em relacao 'a religiao pois, como sabes, respeito a opiniao dos outros. Mas penso que o impacto das religioes nos seres humanos, desde ha' varios seculos, e' negativa pois, com o seu elemento de determinismo, nao promove responsabilidade social.

As perguntas iniciais sao extremamente simples de responder se quiseres tomar responsabilidade pelo teu "destino" (atraves das opcoes que fazes). Como um navegador, se nao tentarnos controlar a gale' durante a tempestade, somos irresponsaveis. Assim como quando o mar esta' calmo temos a responsabilidade de ajudar outros que estao 'a deriva. Quanto 'a direccao (proposito) devemos dar aso a' nossa imaginacao, "espirito" de aventura e curiosidade, como os nossos bisavos navegadores.

Ignorancia nao e' o nao saber (saber aqui significa ter conhecimento de forma consciente) e' o nao querer saber. A humanidade (como um todo) nao e' ignorante, ate' porque humanidade e' abstrato demais para ser atribuido a preocupacoes especificas (como guerra, fome, etc...). Assim como nao se pode dizer que uma crianca e' ignorante (atribuir responsabilidade para alem da sua compreensao). O foco deve ser em promover uma vida de liberdade e responsabilidade atraves de uma educacao etica.

O teu conceito de "queda" assume uma escolha; de sermos racionais. E quando e' que essa escolha aconteceu? Eu nao a fiz, mas tambem nao me interessa pois esta e' a vida (fisica) que tenho. Esta vida (fisica) deu-me varios atributos, incluindo a mente (com a capacidade de raciocinio e intuicao). O facto e' que a evolucao natural desenvolveu nos humanos um estado de consciencia de si proprio. Nao tenho necissidade de metafisicas para estabelecer esta realidade.

Nao existe paradoxo nenhum no que diz respeito a tomarmos control e responsabilidade por nos proprios (accoes e inaccoes). E' uma opcao de vida... que eu subsescrevo e recomendo.

We are as responsable as we are free...

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
John C disse...

Quando eu expresso uma opiniao ou ideia faco-o em meu nome. Uma das tecnicas de quem nao tem argumentos e' rotular o outro de seja la' o que for ou identifica'-lo com alguem que nao esteja presente para esclarecer a sua posicao. Por isso nao vou falar sobre JPS, RD ou etc...

Dizes: "...negar algo dá existência aquilo que se quer negar???". O pai natal, o unicorneo, o dragao voador, a fada madrinha, os marcianos verdes and pigs fly...

Dizes mais: "A Ciência é o auge do Caminho do Conhecimento do Bem e do Mal." Conceitos de bem e mal ainda e' muito cedo para se discutir. O conhecimento cientifico obtem-se atraves de experiencia e/ou educacao.

Tens uma presuncao (que me espanta) quando afirmas: "Para ilustrar o que é o Pecado Original e a Queda, basta olharmos para dentro de nós." Mas que tipo de argumento e' este? A seguir vais dizer que se outros nao virem o mesmo que tu sao cegos (que significa ignorante no patua religioso, alias nos leva para mais perto do teu deus). Sera' que deus e' so' o instrumento duma cambada de extra-terrestres que se estao a divertir a' nossa conta?

Continuas dizendo: "Todas, mas todas as respostas da Ciência são parciais e incompletas, está na sua génese ser assim..." Eu direi que: "A Vida (humana) e' um "projecto" maravilhoso que termina com a Morte (do organismo biologico) com uma grande propensidade para Doenca (condicao abnormal do corpo ou mente). Esta Vida vem da evolucao de organismos biologicos atraves dos tempos e acaba quando o Cerebro (centro de control do sistema nervoso, responsavel pelo comportamento) cessa de operar neste espaco em que vivemos que e' o Universo (soma de todas as particulas e energia que existe e o espaco-tempo em que todo acontece).
A resposta pode ser incompleta para ti pois nao faz referencia a um deus supernatural... mas eu consigo viver perfeitamente neste Mundo que tu referes como "imperfeito". Se aceitares a tua condicao humana (com certas imperfeicoes) seras muito, mas muito mais feliz! (believe me [wink]... no better, just try).

The lost black sheep...

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
John C disse...

Has anyone came across "The Makropulos Case"?

One should make the best of the time one has!..