"Rua do tamanho do Mundo"

"Rua do tamanho do Mundo"

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Ethical Quest (Birth)

Para a maioria das sociedades, a vida humana comeca com o nascimento. Contudo este conceito varia de pessoa para pessoa dependente nas suas conviccoes religiosas ou eticas.

Como mamais, a gestacao e' feita dentro de outro ser humano. O "problema" associado com este facto e' o do direito de terminar a gestacao. Religioes (em geral) tendem a analizar este assunto com nocoes deontologicas (o bem ou mal da accao em si) que teem uma visao preto ou branco do "problema". Por outro lado nocoes eticas tendem a olhar para este tipo de situacoes tomando em consideracao os varios aspectos de cada situacao. Deste modo o focus e' no ser humano e nao num principio completamente dissociado da realidade.

Isto significa que a aplicacao de nocoes eticas teem um gradualismo associado que reflete a nossa condicao pratica humana evolutiva. Dois exemplos: a) Uma jovem de 14 anos ficou gravida por ter sido violada por um homem que criou um embriao com HIV positivo. b) Uma mulher de 28 anos decidiu fazer um aborto porque dentro de seis meses tinha marcado umas ferias de ski e se estiver gravida nao pode skiar.

Maybe I could have some of your thoughts... John C.

8 comentários:

Teresa R. disse...

Vocês são terriveís!...numa altura de se celebrar tantos aniversários este assunto fica deslocado além de ser tão contraverso!!...

Será que não há foruns próprios para estas questões?...vocês deviam ser óptimos a debater questões polémicas em foruns, a defenderem as vossas conviccões...

continuem bem dispostos..

more hugs

John C disse...

Ola' Terezinha (et all)! A intencao nao e' abordar estes assuntos como um especialista, mas sim como pessoas normais interessados nesta materia.

Vou tentar tirar a controversia (ou aumentar, quem sabe) introduzindo alguma realidade contextual aos exemplos que dei.

No primeiro caso a jovem, possivelmente vive numa comunidade em que fazer um aborto e' ilegal e ela nao teria posses para sair do seu pais e fazer um aborto. No segundo caso a mulher possivelmente teria independencia economica para fazer a terminacao com o minimo de risco para a sua (dela) saude.

Qual das duas era mais livre e teria melhor qualidade de vida?

Thanks for reading...

Teresa R. disse...

You are welcome..you know I like to follow your reasoning even if from a quieter place once in a while...

big hugs

John C disse...

Vou continuar o raciocinio... obviamente, a minha pergunta nao responde directamente problema etico posto. Mas no entanto identifica questoes que dizem respeito a realidade humana e expectativas de vida.

Em ambos os casos o problema etico que se poem e' entre a liberdade individual de escolha em relacao a uma conduta correcta em relacao 'a nossa (e outras) vida como membros de uma comunidade.

Quando se analiza do ponto de vista moral (religioso) olha-se para a situacao e pergunta-se se o acto de fazer um aborto e' imoral. A resposta e' obviamente: SIM. Isto porque se esta a julgar o acto independentemente do porque (ou razao para o fazer). Como se pode constatar esta posicao falha humanamente pois trata seres humanos como objectos de uma "lei" imotavel e (supostamente) universal.

Por outro lado uma analize etica pode levar-nos 'a mesma conclusao (que o aborto nao deve ser feito). Mas a diference esta' em que essa conclusao tem argumentos que analizam (tomam em consideracao) nao so' como se ficou gravida, as razoes pessoais para fazer um aborto e tambem as consequencias de o fazer ou nao na vida das pessoas. Assim desenvolvemos um processo de pensar que nos ajuda a ter uma opiniao e justifica'-la.

A minha opiniao pessoal e' que ambas devem ter o direito de decidir por elas proprias de acordo com a sua consciencia e circunstancia social em que vivem. Isto nao significa que eu concorde com as decisoes.

Reasoning along...

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
John C disse...

Aqueles que compreendem porque razao os seres humanos nao devem socialmente seguir uma moral religiosa sabem a importancia que o pensamento etico tem. Isto e' evidente no que diz respeito 'a justica (lei) e tribunais.

Um dos aspectos mais dificeis de resolver e' de saber o que e' que constitui uma Vida. Ou quando e' que um embriao e' um ser humano. A realidade e' que um embriao tem a "potencialidade" de se transformar num ser humano. A que ponto se torna um individuo (com direitos como ser humano) e' certamente um processo gradual. Isto e' facil de compreender pois sabemos que uma crianca nao tem os mesmos direitos (ou responsabilidades) que um adulto. O processo e' gradual e o resultado da sua abilidade (capacidade responsavel) social.

Em grande parte, a nossa consciencia e' influenciada pela sociedade em que vivemos. Por isso a importancia de um conhecimento etico na nossa formacao e' (ou sera' para futuras geracoes) imprescindivel.

Following up...

To' Leitao disse...

este tema e' potencialmente mais candente do que o do aquecimento global e e' para se analizar friamente.

John C disse...

Talvez seja importante acrescentar mais um aspecto no que diz respeito ao sujeito do nascimento do ponto de vista etico.

Com a capacidade dos seres humanos de controlar nao so' a quantidade mas tambem a qualidade dos nascimentos, a "criacao" de uma elite humana baseada num poder intelectual e fisico superior esta' cada vez mais eminente.

O seguinte facto e' o resultado de um estudo global: Ha' 100 milhoes de "mulheres desaparecidas" no Mundo. Desaparecidas neste caso significa eliminadas ou o resultado de tratamento medico e alimentacao que deliberadamente resulta na sua morte. Estatisticas de nascimentos atraves dos tempos indicam que deveriam existir mais mulheres que homens no planeta. Mas o facto e' que por exemplo na China "faltam" 44 milhoes, na India 37 milhoes.

It's all around us...