"Rua do tamanho do Mundo"

"Rua do tamanho do Mundo"

sábado, 3 de novembro de 2007

ARAMES E PORTAS

Os meus irmãos continuam sem Norte, com quests sem nexo.

Afinal este blog pretende ser um repositório das nossas memórias de infância e juventude. Por isso aqui vai mais uma recordação.

Não me lembro com que idade os meus pais me deram chave de casa, talvez 18 anos?
No entanto, muito antes disso já saía à noite, para descobrir o resto dos Olivais e para ir à cervejaria Munique, no Areeiro, onde a geração do meio se iniciou nas beberolas. Lembro-me que só no final os empregados contavam as cervejas bebidas, razão pela qual as mesas ficavam pejadas de copos. Basta pensar que normalmente eramos mais de 4 e que cada um bebia cerca de ... muitos finos. Depois passamos para as canecas e o Becas para as girafas (eheheh).

Bem, nessas saídas à noite quando voltava para casa, sem chave, tinha de me desenrascar (aforismo dos Olivais). Tinha então um arame com um laço na ponta, em forma de ovo de colombo, que introduzia na ranhura do correio e com jeitinho (como tudo) pescava o trinco da porta e, voilá, abria-se. No entanto, por vezes não era fácil, e quando não se acertava à primeira era mau sinal e lá estava vários minutos em vãs tentativas. Sim, porque por vezes o próprio discernimento do nativo olivense já não era muito, porque afinal os finos da Munique deixavam marcas.

O sobredito arame estava sempre escondido atrás de um vaso ao lado da porta. Será que ainda hoje alguém usa este sistema pré-histórico para entrar em casa? Quem é que também usava este sistema e quem o inventou?

Mais histórias virão.

Um abraço

Kitos

50 comentários:

Ines Salazar disse...

Esse sistema era efectivamente o mais utilizado..mas nós nem precisavamos..a nossa porta nem fechava no trinco...era só empurrar mesmo!! Isto é...até a casa dos Perrys ser assaltada e os Calvos também, aí o meu Pai decidiu comprar uma fechadura nova hehehe!
Nos Russos o sistema de contagem era diferente lembram-se? Cada um escrevia ao lado o numero de finos/cervejas que ia bebendo..e claro que acabávamos com altos quadros artísticos na folha de papel...;)

To' Leitao disse...

tzameizin ,fico com a impressao de que era so eu que pagava o que bebia.

John C disse...

Lembro-me perfeitamente... mas havia outra maneira de entrar na casa. Na janela do lado direito a moldura de madeira tinha encolhido. Entao se se empurrasse a janela para dentro e para cima o sistema sufisticadissimo de seguranca (ou trinco) saia de encaixe e voila'... infalivel!

Kitos nos comecamos no Nexus, a seguir e' o Plexus e por fim o Sexus (eheheh).

La' vai mais um abraco...

Cristina CN disse...

Aii, Deus queira que não haja ninguém da geração mais nova a ler isto que vocês só dão ideias malucas aos miúdos. Realmente deve-me ter feito falta uns irmão como vocês, eu nunca me passaria pela cabeça arranjar maneira de assaltar a minha própria casa :)

Becas Stone disse...

Também usei muito um sistema parecido quando era puto, deixava uma corda atada ao trinco que saía pela caixa do correio e assim não tinha que passar a vida a bater à porta. Mais tarde a janela do meu quarto cá em baixo não fechava bem e era só subir os estores e entrar. Mas se quisessemos também se entrava pelos janelas de cima.

Cid não é verdade, eu não bebia uma girafa inteira. Estava sempre lá dentro um copito de bagaço para aquecer,heheheehheehe

Teresa R. disse...

Bem, janelas não era possivel para nós que moravamos no segundo andar..e além disso o meu pai que era todo engenhocas lá se lembrou de pendurar um horrível sino (acho que era chinês, daqueles que há nas lojas para ouvir os clientes entrarem!)atrás da porta para ouvir bem e controlar ainda melhor as nossas entradas e saídas!!..agora dá vontade de rir mas é triste!!..lol

more hugs

MS disse...

Nós tínhamos o arame tb, mas depois a certa altura, puseram uma caixa de madeira por dentro e a portinhola ficava fechada ;).

Passámos a usar o truke da janela de r/c, ke se abria fácilmente só levantando, c/ um jeitito.
Depois, no Restelo (tinha chave mas às vezes eskecia-me dela) tb saltava o portão de trás (alto) e abria a janela de baixo tb...

só trukes ;)

Guida

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
To' Leitao disse...

lembro-me perfeitamente do arame que os Camachos usavam para abrir a porta.Tambem me lembro de estar sentado no muro e ver parar 1 taxi em frente a casa deles.Do taxi sai um malandreco ,que presumivelmente pucha o arame ,entra e sai pelas traseiras.Quando o homem do taxi foi averiguar porque demora tao grande para trazer o dinheiro para o pagamento ja o " X "(era da rua 1) tinha ido para casa dele.

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
John C disse...

Luis, mas voltavamos a descer as escadas, sem fazer barulho, e ficavamos a ver televisao atraves da vesga da porta. Era o Kitos que nos tramava sempre pois nao conseguia tar quieto. O velho levantava-se e nos corriamos pelas escadas acima e deitavamo-nos na cama sem respirar, a fingir que estavamos a dormir. Sim, o pai e a mae devem ter rido imenso connosco...

Um abraco... John C.

John C disse...

O' To', estas a inventar...

Cristina CN disse...

Aiii não acredito!!! que lata!!!LOL Sério que isso é mesmo verdade? quem é que tinha lata de fazer uma dessas e deixar o vizinho com a "batata quente" de aturar o taxista? Vocês eram mesmo terríveis...

John C disse...

Cristina, isso nao e' nada comparado com atirar tiros de pressao de ar aos autocarros (eheheh). Eramos danados...

Cristina CN disse...

E aquela de quando os pais diziam "Eu já vou ver quem é que está a dormir...", responder prontamente: "Eu estou" :)

John C disse...

Exactissimamente...

Cristina CN disse...

Tiros ao autocarro???!!!! Mas vocês podiam pegar em armas??? Oh pessoal, e isso não dava polícia??

To' Leitao disse...

juro que e verdade.por muito tempo sempre que via o "X" fartava-me de rir.posso dar uma pista para quem quiser tentar encontrar o malandrin.Tinha 3 irmas

Cristina CN disse...

Ora Tó... grande ajuda... duma análise rápida do ficheiro feito por mim e pelo Janjan há várias casas que cumprem esse critério:3, 5, 7, 15 e 17

John C disse...

O' To', tinhamos todos tres irmas! (eheheh)

To' Leitao disse...

tinham todos tres irmas e eram todas bonitas,porque e que voces pensam que eu ia tanto a vossa rua

Cristina CN disse...

E na casa 11 até tinham 8 irmãs... portanto vamos lá a dar mais pistas senão não chego lá...

John C disse...

To', o unico que tinha lata para isso so' podia ser o Nuno...

Cristina CN disse...

Adoooorava ter lata para fazer uma coisa assim :)

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
redjan disse...

Usei sempre o esquema da janela, 1º andar incluido. E o grande abridor via caixa do correio, porta nenhuma o assustava era o Ossitos ! Mãozinhas de esqueleto mesmo, quase abria sem fios !!

Ines Salazar disse...

Mas então...só poderia ser o Nuno mesmo ou vocês pensam que o rapaz brincava em serviço...
Não há duvida que o mano fazia-as tramadas...e pior..ainda continua na mesma..mas não tão delinquente felizmente!

capesi disse...

Também sempre usei a escalada directa para o quarto. Bom, uma vez adormeci encostado à porta da cozinha, por ter chegado à conclusão que não estava em condições de subir, após várias tentativas falhadas... eheheheheh

John C disse...

O' Ines, ha' uns meses, vi o teu irmao em Lagos. Pareceu-me bem!.. Estava atrabalhar, o que e' bom sinal!?...

Beijoca... John C.

Kitos disse...

Para mim o arame sempre foi o mais fácil, mas é verdade, as janelas facilmente se abriam: levantando a moldura o trinco soltava-se. Já nem me lembrava.
Fazer esta manobra nas janelas do 1º andar obrigava a colocar os cotovelos no beiral da janela, para aguentar-mos o corpo e libertar-mos as mãos. Nem sempre era fácil, pelo que o melhor era dormir à porta da cozinha, eheheeh.

isabel chinita disse...

Come�ei a sa�r � noite com o Miguel, os Teixeiras e amigas, mais tarde com grandes grupos de amigos... nunca tive dificuldade em sa�r quando queria!!

Embora n�o tivessemos permiss�o para andar de chave no bolso... tinhamos horas marcadas 'recolher obrigat�rio'...que raramente cumpriamos...Das duas uma: Ou eramos recebidos com um belo raspanete � chegada a casa... principalmente se cheg�vamos separados e a horas diferentes... ou l� est� a palavra-chave (do Kitos) 'desenrascan�o'...Deix�vamosuma janela destrancada com a mola pressa por cart�o, palitos...Entre outras 'engenhocas'...

Porque � que nunca nos atrevemos a fazer uma c�pia das chaves!?!...

Achei piada e deixo aqui uma pesquisa Wikipedia, que fizemos � pouco tempo quando em familia coment�vamos como esta �t�cnica' era e � bem usada por todos os bafatenses e Portugueses...!!

DESENRASCAN�O:
Is a Portuguese word used in certain specific contexts and situations. It is used to express an ability to solve a problem without the adequate tools or proper technic to do so, and by use of sometimes imaginative resourcefulness when facing new situations. Achieved when resulting in a hipothetical good-enought solution. When that good solution escapes us we get a failure (enrascan�o-entanglement).
Most Portuguese people strongly believe it to be one of their most valued virtues and living part of their culture. However, some critics disagree with the association of desenrascan�o to the Portuguese culture. They argue that this concept is related to the subjective evaluation of oneself, or of the Portuguese peolple, and that is belongs to the world of subjectivity and feelings. Some are the opinion that the concept is related to the discoveries period of the 15th century. But sceptics doubt there is any substantial proof of that relation.

In the 16th ad 17th centuries it was very common for other exploring nations, such as the Dutch, to bring a Portuguese national along during the voyages, because Portuguese were allegely the most skilled and knowledgeable in the proper handling of the occasional emergency aboard the ship when the control of the vessel was given to them (what is known among the Portuguese as 'desenrascan�o'). Desenrascan�o is in fact the opossite of planning: It's managing that any problem does not get completely out of hand and beyond solution.

DESENRASCAN�O IN THE PORTUGUESE DICTIONARY:
Enrascar (Eng.transitive verb, reflex verb).

CONTENTS:
-Desenrascan�o in the praxe Acad�mica.
-Militar.
-Near equivalents in other cultures
-Desenrascan�o and the art of muddling through.
-examples of 'desenrascan�o'
...

Transitive verb:
apanhar em rasca (to mangle ropes
enredar;(threading)
embara�ar cabos;(to abash cables)
velas; (sails)

Figurative:
Fazer cair em armadilha;(entrapment
criar dificuldades;(cause difficul.
atrapalhar,(to stand in the way)
encravilhar;
desenmerdar;

http://en.wikipedia.org/wiki/desenrascan�o

To' Leitao disse...

esse "X" era um tipo dificil de agarrar.uma tarde vem ele numa mota que fazia um chinfrim incrivel,entra na rua a abrir,direitinho ao quintal e de repente silencio.uns segundos depois entra um carro da policia com com 2 chuis que veem com uma vontadinha de o apanhar ,mas...

Teresa R. disse...

Isabel,

achei muito giro essa da palavra "desenrascar"....não há duvida que os portugueses são bons nisso, sabemos lidar bem com imprevistos se nos mantermos cool!...o pai do meu filho deu o nick-name de MacGuyver a um dos meus cunhados por ele ser todos engenhocas a resolver problemas...e o meu pai era o senhor soluccões!...

O "X" sabia meter-se em sarilhos mas também tinha facilidade em sair deles...mais uma uma prova de desenrascanso português!!..


more hugs

John C disse...

Vamos la' conjuga'-lo:

Eu desenranco-me ('as vezes)
Tu desenrascas-te (sozinho)
Ele desenrasca-se (com ela)
Nos densenrascamo-nos ('a maneira)
Vos desenrascais-vos (doutra maneira)
Eles derenrascam-se (sem maneiras)

Os meus putos sao muita bons a conjugar...

Teresa R. disse...

LOL!

Os teus putos são óptimos!!..o meu como se está a tornar muito sueco nem a desenrascar se safa!!..(vale como trocadilho?).lol

more hugs

John C disse...

Terezinha, os meus nao falam nadinha... por isso estou a planear voltar.

Hopefully soon...

Teresa R. disse...

John,

O Alex já falou português na perfeicão e agora já não fala nada...é fases que eles têm(digo eu)..espero que um dia volte outra vez a falar, quem sabe?..infelizmente ele não vai a Portugal o suficiente, talvez esteja na altura de ir ver os primos??..lol

more hugs

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cristina CN disse...

Explique lá essa do Hotel Saraiva de Carvalho. É qye uma vez na televisão perguntavam coisas sobre o 25 de Abril aos jovens e a um perguntaram-lhe se conhecia Otelo saraiva de carvalho e ele respondeu que não mas devia ser um hotel de 5 estrelas.=:P

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
John C disse...

Quer dizer, desenrascavas-te de ter fominha...

To' Leitao disse...

como se dira "desenrrascar" em frances?sera "demerder"? e em alemao,alguem sabe?

MS disse...

Tó,
em alemão - entwirren.

ou em línguagem mais comum:

desenrascar-se - sich befreien

Ich befreie mich
Du befreiest dich,

und so weite...

MS disse...

Teresuxa,

Sai em Sueco!

Desenrascas isso?? LOL

Guida

Teresa R. disse...

Guida, agora tive que rir!..estava á procura da palavra desenrascar na Google e a primeira entrada sai-me o site do MacGuyver!...vou ver se consigo descobrir a traducão para sueco..o mais proximo que eu encontrei foi em espanhol:
Svenskt uppslagsord
ledighet ledigheten subst.
naturlighet, otvungenhet

Spansk översättning
soltura; desenvoltura; facilidad; desparpajo; desembarazo (naturalidad en la expresión o el comportamiento)

continua animada!..big hug

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
isabel chinita disse...

FRANCÊS:
Débrouillard- Alguém que é desenrascado.
Débrouiller- Desenrascar uma situçao.
Débrouillement-Desenrascanço.

ALEMÃO:
Sich schlau machen.
Uso corrente da malta jovem. No sentido de alguém que se faz de esperto, alguém que tem esperteza para sair bem de uma situação que estºa enrascada...

HOLANDES:
Verhelpen
Usam este termo quando alguém ajuda a resolver uma situção dificil com perspicácia...

John C disse...

O' Isabelita, a menina tem muita verhelpen e nao e' sich schlau machen mas sim uma grande debrouillarde nestes assuntos de desenrascanco!

K4U...

To' Leitao disse...

outstanding,em questao de lingua ,o nosso John amanhas-se muito bem