"Rua do tamanho do Mundo"

"Rua do tamanho do Mundo"

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

A CRGE

Ora cá está a estação da EDP (já sei que no vosso tempo era CRGE ;) como era quando eu vim para aqui morar.
Estava toda riscada e não tinha calçada à frente. No Inverno ficava um lamaçal cheio de ervas. Ao fim de algum tempo decidi que tinha que fazer algo e já agora pedir para colocarem iluminação nesta zona da rua pois o único candeeiro que havia fica na esquina da rua 4. Claro que não tinha muita esperança que fizessem alguma coisa mas lá fui mandando mails para todos os departamentos da CML e para os vereadores de Junta.
Passados alguns meses apareceu uma equipa e numa hora limparam os grafitti e pintaram a estação. Não pensei que fizessem mais nada mas passado mais algum tempo fizeram o passeio à frente e repararam todos os passeios da rua e arredores. Os da rua 3 ficaram todos impecáveis. Já me dava por satisfeita quando algumas semanas depois esburacaram a calçada toda. Fiquei furiosa, uma calçada acabadinha de fazer... fui lá tirar satisfações e explicarm-me que iam pôr um candeeiro. Fiquei pasmada, o engenheiro da CML sempre me disse que não havia a mínima hipótese de porem um candeeiro sem refazerem a instalação eléctrica da zona toda. Felizmente lá repararam que era mesmo á frente da EDP e foi só puxar energia dali. E melhor, depois de porem o candeeiro foram reparar a calçada que eu pensei que iria ficar para sempre espatifada. Tudo impecável, estação pintada, passeio feito e candeeiro na esquina.
E a cereja no topo do bolo, a campânula do candeeiro era toda moderna e na semana seguinte foram substitui-la por uma mais antiga a condizer com as outras da rua :)

Às vezes vale a pena pedir...:)
Cristina CN

23 comentários:

JPF disse...

Vale sempre a pena pedir Cristina...
Sempre...


belo trabalho!

Assim de repente, até parece que a CML funciona...

eheheh!

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cristina CN disse...

Pois eu agora estava a pensar iniciar uma cruzada pela recuperação das Oliveiras, mas até estou com medo. Os jardins do bairro estão todos péssimos secaram completamente neste verão. E a recuperação da piscina dos olivais parece-me cada vez mais uma miragem principalmente o que tinha sido prometido. Não sei se me vão ligar alguma com um jardim que nem serve muito a população.

Cristina CN disse...

Joãozinho olá :) já tinha saudades de te ver por aqui :)

To' Leitao disse...

fiquei surpreendido por alguem reclamar,tambem me surpreendeu que viessem arranjar e pintar,mais surpreso ainda por voltarem a arranjar etc,mas nao me surpreenderia se no final o candeeiro tivesse a lampada fundida

Cristina CN disse...

Ahh não que eu estou sempre a vigiar aquele candeeiro, é o MEU CANDEEIRO, se alguma noite ele não acendesse eu reclamva logo :)

Cristina CN disse...

E há coisa de um ano o camião do lixo partiu uma parte do lancil do passeio onde estava a sargeta ao fundo da rua 3. Eu mandei logo um mail e no dia seguinte estava a sargeta arranjada e o passeio refeito, acreditam?
Acho que quando eu digo o meu nome deve imediatamente soar um alarme na CML e aparecem avisos por todos os lados: Warning warning CCN detected proceed very carefully, red alert... e fazem logo tudo só pra eu não melgar mais :)

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ines Salazar disse...

Bem Cristina, estou realmente impressionada...pedido satisfeito é de escrever para os jornais...
Será que no nosso tempo os nossos Pais tiveram alguma vez essa iniciativa? Ainda hei-de perguntar!
Todas estas imagens me dão uma nostalgia..já não vou aos Olivais pelo menos a 9 anos...que horror!
Tenho mesmo que fazer uma visitinha..
Parabêns Cristina...por tudo!
Beijo

Cristina CN disse...

Juro que não tenho cunha nenhuma, e isto foi tudo ainda antes do António Costa, com estes ainda não testei a minha sorte ;) Mas vou testar...
E depois um dia hão-de me explicar essa história do terreno das Oliveiras que nunca percebi muito bem como pode acontecer ...

Becas Stone disse...

Cristina essa nem parece a "nossa" CRGE, está mal. Tão bom aspecto, que estranho.

eheheehehhe

MS disse...

Cristina,
O António Costa..conhecêmo-lo bem por acaso.

Tb nós, antes dele pedimos reforço de iluminação para o nosso prédio (zona do Areeiro-Alameda) e puseram logo. Há coisas ke fazem logo, como essa, as calçadas, etc..
Dpois há outras ke é mais difícil..
O pior é ke (em Lisboa pelo menos) as pessoas são muito vândalas e porcas (estragam/sujam muito). E depois claro, os serviços da Câmara não têm mãos a medir.
Não há respeito por nada nem por ninguém. Às vezes estão os funcionários a limpar e estão as pessoas (c/ seus pets) a sujar o passeio, mm à frente do funcionário e têm a lata de arrancar sem limpar...

O roubo às Oliveiras :) como se a RCB fosse um condomínio e se as Oliveiras lhe pertencessem...
As Oliveiras são da Câmara por isso foram "roubadas" e re-utilizadas parcialmente.

A CRGE do nosso tempo não tinha mau aspecto..ke eu me lembre, nem grafiti tinha..
As pessoas ke virem estes posts s/ uma CRGE pensam ke somos malucos..lol. Mas pra nós tem história..
Nós sentávamo-nos nesse degrauzito. Subíamos por essas gretas, aí enfiávamos os nossos ténis sanjo até esse telhadito, dp o resto era fácil. Pra sair, sáltávamos lá de cima...era giro!

Guida

Cristina CN disse...

Guida que engraçado, pelos vistos andámos ao contrário em termos de localização na cidade, eu antes de vir viver para Bafatá vivia na zona Areeiro-Alameda, na Praça João do Rio que é quando se desce do Areeiro à direita. Ainda hoje lá vou muitas vezes visitar algumas amigas que por lá ficaram, infelizmente a zona está a ficar deserta, no meu prédio metade dos andares já estão vazios e a outra metade é habitada por senhoras viúvas de 80 e tal anos (uma pena umas casa enormes com pessoas sozinhas lá dentro). Aquele prédio é a prova de que as mulheres aguentam mais que os homens, é só viúvas...

Cristina CN disse...

E acho que tem toda a razão, o probelma dos espaços públicos é que as pessoas não os encaram como seus e portanto não os tratam como seus. Outro dia com o meu carro fiz saltar umas pedras da calçada em frente à CRGE e pedi logo ao meu filho que as fosse colocar e calcar, pois eu sei como aquilo estava antes e basta sair uma pedra para daqui a um mês estar um enorme buraco que não é nunca mais reparado.
O probelma é acharmos sempre que "eu" não tenho nada a ver com isto...

MS disse...

..pois é! É pena!

Há coisas inacreditáveis ke se passam nesta cidade, ke violam kk conceito de urbanidade e civismo, ke nem vale a pena referir..
adiante,
viveu ali? Ke engraçado. Essa Praça é na Av. Paris, não é?
Nós estamos aí bem perto. Kdo lá for se kiser podemos tomar café, ali na Guerra Junkeiro ou kk coisa...
O ke é bom ali é não precisar de carro pra nada..bancos, ctt, comprar prendas, roupa..td a pé.

Mas entre a Bafatá e ali..estive em vários sítios.

No Restelo tb morei nas vivendas e adorei. Dp kd fui para fora - Zurike (CH) e Wiesbaden (DE) tb em grandes vivendas (mto porreiras -hei-de pôr fotos) e depois (final de 2003 é ke voltei).

tb estou em Cascais, onde comprei casa e estou sempre ke posso..aí sim posso dizer ke me identifico c/ o local. Pra mim a melhor zona da região de Lisboa. É uma zona de facto previligiada!

Tb adorei o Restelo e andei a ver lá antes de comprar esta, mas na altura não encontrei moradias à venda. Agora a mãe de um amigo do meu filho ke vive na Av. do Restelo, disse-me ke havia praí umas duas casas à venda, e keria-me convencer a vender a minha e comprar lá... pra ficarmos vizinhas, pois os nossos filhos são os melhores amigos.

ciao, Guida

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cristina CN disse...

Olhe agora que fala nisso, começo a pensar que se calhar já tenho lá ficha, porque já quando morava no Areeiro passava a vida a chateá-los por causa de um lago que havia na praça e estava rachado e era um desperdício de água. Era um lago antigo que tinha vindo de um palácio qualquer para ali, em calcário com um ornamento floral em forma de pinha ao meio que deitava água.
Passado algum tempo remodelaram a praça toda, jardins, passeios estacionamento tudo impecável, mas o ornamento do lago desapareceu e nunca niguém mais o viu.
No dia da inauguração (pouco tempo antes das eleições, claro) foi o presidente da CML (então o João Soares) com a comitiva toda e microfones e discursos e eu e as velhinhas todas só diziamos "Ahh mas falta a pinha...". Coitado do homem deve ter desesperado, uma obra tão linda, tudo óptimo e aquelas doidas só falavam numa pinha!!!! Pinha??? mas o que é que elas querem??? deve ter passado o tempo todo ele a pensar...

Cristina CN disse...

Guida, o que eu tenho mais saudades é dos croquetes, do chocolate quente e das torradas da Mexicana. Ás vezes ao Sábado de manhã ainda vou lá de propósito.

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cristina CN disse...

Pode ser antes Moon-opoly ? ;)
E que tal um pequeno-almoço na Mexicana um dia destes?

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alberto Perry da Câmara disse...

Cristina,

Tenho andado com muito trabalho e mal tenho tempo para vir esreitar o nosso blog. Mas só queria confirmar que infelizmente a Câmara ou os seus serviços só trabalham quando se chama a atenção. Muitas e muitas vezes era o meu Pai que escrevia para a Câmara a pedir para a arranjarem o candeeiro ou o buraco!!! efectivamente, é a unica forma de actuar e pelos visto, a Cristina também já perçebeu isso.

Beijos e até um dia destes. Tenho de arranjar tempo para colocar mais uns artigos!!!.

´Becas Perry

Filipa Rodrigues disse...

Olá,

Tive a felicidade de poder estar a reconstruir a História da Energia em Portugal, mais concretamente da Galp Energia, cujas raízes bebem um pouco da história das CRGE.
Convido-os a visitar o museu virtual Vidas Galp, criado pelo Museu da Pessoa, onde podem encontrar mais detalhes sobre as CRGE.

Melhores cumprimentos
Filipa Rodrigues