"Rua do tamanho do Mundo"

"Rua do tamanho do Mundo"

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

RCB do Bernardo na Alemanha





O Bernardo, de amarelo, Julian (lê-se Yulian) o loiro (vizinho do lado) e a Luisa. Eles tinham a mesma vida feliz ke nós, como podem ver. Divertiam-se imenso, e igualmente passavam a vida na rua. Os carros de esferas deles eram esses...lol.

O local tinha casas todas diferentes, sem muros nem portões.
Eram imensos trakinas também e de várias idades.
Por vezes nevava e fazia-se lá slade - trenó, na floresta ao cimo da Rua.
Essa tinha trails para andar de bicicleta e uma reserva de bambis...
Os alemães são impagáveis kto à preservação da floresta

Hei-de pôr outras com neve.


Nosso jardim. O Bernardo está na ponte.



Parte da frente de nossa casa



Nossa casa, parte de trás - cellphone pic.

21 comentários:

Teresa R. disse...

Guida,

Ok, já entendi...estas fotos são na Alemanha..há quanto tempo voltas-te (já não me lembro se já te tinha perguntado)..eles parecem estar a divertir-se muito...a infância do Alex em Amsterdam também foi muito boa e ele estava sempre super contente com os amiguinhos dele...mas claro, nós moravamos num apartamento e depois numa casa-barco, nada tão fancy como esta tua casa!!..lol

keep up the good spirits..

big hug

isabel chinita disse...

Guida,
Que querido o teu Bernardo!!
Fantástica casa!

Na Alemanha não sei exactamente como é...saberás melhor...provavelmente é igual...
No caso da Holanda onde vivi e da Suécia que são casos que conheço de perto...
Acho muito interessante os procedimentos em relação á construção das casas. Como o clima nestes Países do Norte de Europa é extremamete rigoroso...construíem todas as casas/apartamentos logo DE INICIO com muito boas condições desde aquecimento central, ar condicionado, as portas abrem todas para o lado de fora-prevenção-contra-incendios...e outras inteligentes regalias...
(quando será que se começa a pensar assim em Portugal).
Mesmo as casas chamadas 'bairros económicos', que tive oportunidade de visitar várias, aqui em Portugal seriam consideradas de 'luxo'... depois ainda têm no próprio prédio, ou seja cada prédio, dispõe de um apartamento vago ao dispôr dos inquilinos , que são normalmente usados para as reuniões de condominio ou para alojar convidados familiares e amigos dos inquilinos residentes.
Pertence ao condomínio do prédio com todas as comodidades...Se houver inquilinos a receber convidados em simultaneo, o pedido faz-se aos prédios vizinhos no caso de haver algum ap. de condomínio livre é disponibilizado.
Pequenos grandes 'luxos' que aqui em Portugal não se pensa nem se sonha ter...no entanto facilita a vida é muito prático e util...!

John C disse...

Ola' Isabel, em Portugal existem as pensoes e hoteis de bairro que servem bem as nossas comunidades quando amigos veem visitar. Em paises como a Alemanha e a Suecia os regulamentos de construcao sao centralizados enquanto em Portugal as autoridades locais decidem mais os promenores que de que falas.

Isabel, estas em Lisboa?

Ks4U...

isabel chinita disse...

Olá João C.,
Conheço essas casas Inglesas...A tua é uma excelente casa!

Sim...claro todos sabemos disso...
(Hoteis, pensões, aparthotel... para 'variar' há falta de melhores e interessantes alternativas, lá terá de ser...)

O que me estou a referir é a facilidade duma situação destas, ou seja, que estes Países oferecem ás pessoas, acho extraordinário!Repara bem:

Imagina que vais visitar (com ou sem familia) uns amigos teus (seja lá onde for) e teres esta 'generosa oferta' a possibilidade de ficares alojado num apartamento com todas as comodidades, no mesmo prédio ou no prédio vizinho dos teus amigos que vais visitar...
São grandes vantagens!
Primeiro para além de pagares MUITO MAIS, por um quarto num Hotel ou Pensão, são locais extremamente impessoais (pessoalmente detesto, mesmo quando são Hoteis 5 estrelas) e depois consegues conhecer bem melhor a cultura, gente,etc... do País que visitas se estiveres a viver o dia a dia no 'meio deles', do que num Hotel/Pensão onde só tens ambiente internacional...
Entendes o que quiz dizer??

Teresa R. tinhas conhecimento disto?...

De Lisboa. beijinhos a todos.

John C disse...

Isabel, as vantagens sao optimas mas alguem tem que pagar esse apartamento (aqui a escolha dos inquilinos e pagar mesmo que nao usufruam). A minha experiencia e' que quanto mais estrelas tiverem, mais impessoais os hoteis sao. Eu referia-me a pequenos estabelecimentos onde a cultura e' bem evidente pelo tratamento e servicos oferecidos (comida, sala comum de jogos/TV, etc.) normalmente pelos donos do negocio (o que ainda se ve bastante em Portugal).

More Ks4U...

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Teresa R. disse...

Desculpa lá Luís, mas o que que se passa contigo que semana sim semana não, andas diferente??..

keep it simple..

hugs

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
isabel chinita disse...

Luis C.,
Desculpa lá ainda fora da RCB, só para finalizar a 'conversa' com o teu mano. Estou mesmo de partida...

João C.,
O ap. é do condomínio, só tens de pagar uma (quantia baixa)pelos dias que lá estiveres...
Na Holanda ainda conseguem ter melhores condições, existem prédios onde não pagas NADA pelo uso do ap. São os condónimos que pagam mensalmente, incluido na prestaçao mensal ao condomínio, a manutenção deste ap., com o objectivo de satisfazer interesses dos residentes, como receber familiares e amigos, festas, reuniões...
O que referia é que aqui em Portugal não temos nada pensado ou organizado neste género como eles têm...Certo?
Agora não há duvida nenhuma que ainda temos em Portugal sitios girisimos ...Lindos!! Selvagens, tipicos, caseiros onde as refeições têm 'sabor', onde podes praticar uma serie de actividades..
Tudo depende do que estiveres a fim de fazer!!...

Teresa R. disse...

Isabel,

(Em nome da Bafatá) vou investigar se aqui funciona da mesma maneira mas nunca ouvi falar nisso...já tive amigos aqui e ficaram num hotel mas claro eu alugo em 2nda mäo...vão renovar o meu apartamento durante 5 semanas em Janeiro e já sei que vai virar a minha vida de pernas p´ro ar!..vou ter que decidir o que fazer(sigh)...
obrigado pelas dicas variadas...

big hug

isabel chinita disse...

Hej Teresa.,

Ah...Obras é tão chato...
Pois, em Stockholm...?? É mais dificil...Cidade densamente habitada...

Um dos grandes problemas dos Suecos é exactamente a dificuldade em arranar ap. no centro de Stockholm ao contrário de Lisboa onde a tendencia é estar o centro de lisboa ocupado com escritórios e empresas ou os prédios estão abandonados, não recuperados completamente vazios... mesmo no coração de Lisboa...incrivel...

Mas fazes muito bem em informar-te, agora por exemplo seria uma hipotese a considerares enquanto tens obras dava um jeitão...

Mas este sistema é mais fácil encontrares em cidades pequenas menos povoadas tipo: Jönköping, Göteborg e tantas outras....
Por vezes o sistema é gerido por empresas de condomínio.

De qualquer maneira,se quiseres mais informações pelo:

info@svb.stockholm.se

Ou outras alternativas para ficares
com o Alex suponho, centro stockh. economico??vê se te agrada, check:

1.www.stockholmguesthouse.com
2.SVIT RESIDENCE
www.cityapartment.com
T. 08-7057100
3.www.aristonhotell.com
T. 08.54481300
4.Bed & breakfast Agency Sweden
www.bba.nu
T. 08.6438028
5.Bed & Breakfast Service Stockholm
www.bedbreakfast.a.se
T.08.6605565

Não sei qual é exactamente a zona que precisas... se te der jeito mais informações diz.

Puss puss!

MS disse...

Olá,

Obrigada pelas vossas palavras. O meu filho é de facto um borracho..aliás sempre foi muito bonito (mãe babada)!
O meu irmão também era muito querido, mas o meu filho não é parecido, nunca ninguém disse isso.

Hoje em dia as meninas não nos largam a porta a chamá-lo, ainda no fim-se-semana passado...
E ele inventa desculpas para as despachar..lol.
No dia de Halloween estavam diabólicas, a fazer trick or treat a nossa casa.
Anda lá de mota, monta a cavalo...já guia (carro) há alguns anos. Ás vezes vamos dar umas voltas com ele (mas dentro da Quinta da Marinha). Guia melhor que muitos adultos :).

Teresa, ele tem uns olhos e pestanas enormes de fazer inveja a qualquer mulher. Nestas não dá pra ver mas hei-de pôr outras de perto, ou aqui ou no nosso blog go Comedy - (aliás lá já estão algumas).
Tenho milhares de fotos lindas dele em muitos países, nem sei por onde escolher...

Isabel, sim as casas são fabulosas, não têm nada a ver com as de Portugal.

Aquilo que notamos maior diferença de todas nas casas suiças e alemãs é o isolamento seja das janelas seja das portas.
As portas fecham tipo bunkers, deixa de se ouvir som, etc...não há nenhuma fresta como as daqui em Portugal, que são um horror.

Aliás aqui, queres fazer uma casa em condições, mas por muito que tentes, pura e simplesmente é uma luta. Não existem os materiais, nem se importam, nem os peritos sabem, nem entendem (lá na mentalidade deles acham que é uma mesquinhice..sei lá), não se consegue aqui perceber como é que coisas tão simples fazem toda a diferença no ambiente de uma casa, nos "savings" em energia, etc.
...porque simplesmente nunca viram ou ouviram falar...enfim não se percebe.

Nunca vivi em prédios, mas tinha uma amiga que sim tinha esse apartamento que dizes para as visitas, na Alemanha, e isso é óptimo!
Havia na Suiça um Challet só para as festas, para a utilizadção de todos os condóminos, com copa/cozinha e que era lindo, todo em madeira por dentro e por fora, aquecimento, (acabamentos fabulosos) e óptimo gosto, que fazia parte do condomínio de vivendas (geminadas).
Havia condições giras nas moradias alugadas, por ex. lugar na doca para barco ou prancha de windsurf. Tinhas ali aquele espaço, na prainha onde podias (dentro duma casinhota ter a tua prancha,coletes, etc) e o CAtamaran ou lancha atracado..naquele portozito. Pois eu vivia numa das margens do Lago de Zurique.

Linda paisagem....ao fundo as montanhas com neve e no Verão só no glaciar.
Parecia um postal. Tenho que procurar fotos para pôr.

Bem agora preciso de ir...

beijos
Guida

Teresa R. disse...

No Halloween estavam diabólicas!!..lol

continua bem disposta

big hug

isabel chinita disse...

Guida,

Ah!Sim,sim o mais possivel de acordo... (vivi na Holanda conheço bem a que te referes).

Portugal infelizmente continua com um grande atraso em relação ao resto da Europa.(não é preciso ír muito longe basta ír já aqui ao lado-Espanha e comparar por ex., o ordenado mínimo nacional 3x superior ao nosso.)

Nas principais necessidades como Educação e Saúde é decadente... quanto mais no resto...
Se formos falar de construções de casas, a que te referes, isolamentos, poupança de energias, qualidade de materiais, execução de obra, etc...Nem vale a pena é para esquecer...

Sabes penso que as empresas não se actualizam o suficiente, não há sensibilidade para estes 'assuntos'
Depois a grande maioria das casas Portuguesas foram constuídas para climas amenos...Não havia a preocupação de 'medidas rigorosas' porque simplesmente não tinhamos temperaturas abaixo de 0 graus... como no Norte de Europa por ex.

São os proprietarios das casas que hoje sentem a necessidade de fazer 'melhorias' de acordo com a mudança de clima (climatização) ruído (vidros duplos),etc...
e realmente é verdade, nem sempre é fácil encontar profissionais competentes com conhecimento para executarem correctamente os trabalhos...

Quem viveu no estrangeiro sente muito estas diferenças que apontas,
Lá fora tudo é a pensar na qualidade de vida e bem estar das pessoas!! Desde o nascimento das criançinhas, as Mamãs e Papás ficam com os bébés em 'casa' até aos 3 anos de idade pagos pelo Governo...Isto por si só diz tudo de um País...!! Onde é que isto em Portugal seria possivel? NEVER.
Todos sabemos que Portugal não proporciona 'facilidades e beneficios de vida'... como estes Paises, mas oferece outras coisas talvez menos 'palpáveis' se quiseres...

Claro que estas experiências fora do Pais, são grandes'mais valias'
enriquecem as pessoas a todos os niveis!!!...

Mas lá está todos um dia sentimos a necessidade de regressar ao nosso Portugal que amamos!!!
Outros valores mais altos se levantam!!!... Há que lutar por aquilo que queremos, talvez 'um pouco mais duramente', para uma vida feliz!!!

Teresa, conseguiste alguma resposta?? Diz-me sim?? Gostava de saber.

Beijinhos

Teresa R. disse...

Hej Isabel,

Ainda não decidi o que fazer quando o apartamento estiver em caos!....dependendo do acordo que conseguir fazer com a rapariga aqui, vou pesar os prós e contras...de qualquer maneira num futuro muito próximo tenho que ter o meu próprio apartamento mas como sabes, aqui em Estocolmo é super difícil...comecei com um contrato de 6 meses e já há mais que 2 anos e meio que aqui estou...ela está satisfeita comigo e eu com o apartamento por ser tão central mas por ser pequeno não é o ideal para mim (além de lhe pagar bastante mais do que a renda "oficial" dela)...mas pronto, vou ver como fazer, pesar os prós e contras e decidir que fazer...

Continuem bem dispostos..

more hugs

isabel chinita disse...

Teresa,

Pelos vistos o teu prédio não tem ap/convidados,era de esperar,certo?

É muito chato realmente obras em casa...Mas já pensaste em aproveitar o facto da casa ír para obras e contactar uma Agência Imobiliária pedir para ver uns quantos apartamentos e casas na periferia de Stck.?? Há casas tão giras...Excelentes!
Perto de Stck. os preços do aluguer baixam, tens mais hipoteses de encontrar exactamente o que precisas por haver mais quantidade de escolha e normalmente os acessos ao centro da cidade Stck. são fáceis e muito rápidos!!Deixo a ideia...

Ha det saº bra!
Hej daº!
(Desculpa a pontuação Svrg.ao lado
é em cima...ehehehe).

MS disse...

Teresa...;), esses diabretes são uma delícia. É tão giro tê-los por perto a baterem à porta e a xingar.

No fundo fazem-nos lembrar kd éramos assim. Não parávamos, éramos trakinas, era campaínhas a tocar constantemente..andávamos sempre dentro e fora, c/ os cães e o diabo a 7...enfim ...ainda somos um pouco diabólicos ;)) (já deves ter reparado!)

Isabel,
kto às casas - isso é só um ex. dps tudo o resto está em consonância.
Ou seja a mentalidade, a cultura.
Ainda em relação à construção.
Eu por acaso presenciei uma casa mesmo ao lado da minha, a ser feita e vi com os meus próprios olhos o timming, os materiais, o processo!
Posso dizer ke comparado c/ Portugal: da noite para o dia!!
Kk semelhança é pura coincidência. Tijolo a tijolo, betoneiras de cimento..lol, eskece isso.

Não kero entrar em mtos detalhes.

Em relação à mentalidade, aki vês pessoas a juntar casas a muros ou a arrecadações pra aproveitar a parede, etc... lol..e não me venham c/ tretas ke é por falta de dinheiro (às vezes essas pessoas têm mto mais dinheiro ke mtas pessoas da classe média/alta).

Ali, só pra veres a mentalidade. A casa ao meu lado era uma vivenda, melhor ke as da Bafatá, mas bem melhor.
Pura e simplemente o dono, ke herdou a casa, keria uma casa maior e melhor. Mandou destruir a casa por completo e mandou fazer uma nova de raiz.

Porke só de raiz é ke podia ficar bem estruturada e como ele keria, chegámos a conversar s/ isso. Eles são mto abertos e comunicativos (ao contrário do ke aki se diz dos Alemães ke são frios...lol)

Depois da primeira casa retirada e as fundações feitas, o local encheu-se de "cranes" - guindastes e todo o tipo de mákinas e em pouco tempo e com pouca intervenção de mão-de-obra humana (s/ ser nos acabamentos)fizeram uma casa fabulosa, com isolamentos do melhor, etc.
Os metais, ali usam-se canalizações/algerózes(caleiras) c/ metais nobres como o cobre, etc.

Bem, mais pareço uma Engª a falar..lol, mas não sou!!

Kto à necessidade de voltar..não é bem assim Isabel...
Conheço mta gente, ke foi e não ker voltar. E kd vem aki de férias, já não se identifica nem conseguia viver aki!

No n/ caso não emigrámos, mas fez parte de carreira (International Pesonnel), assignements ke têm duração limitada. Nunca fomos pra ficar para sempre, mas mentalizados ke seria apenas por um tempo. Dps é óbvio ke temos cá mt business/família...
No entanto não é nada ke não se resolva, e nem seker dou nada como definitivo, repara..pelo contrário! Tou c/ um pé cá e outro...somewhere else!

Nahh.. essa frase:
"Mas lá está todos um dia sentimos a necessidade de regressar ao nosso Portugal que amamos!!!"

..não é para mim, de todo!
Este país não é nenhuma maravilha, nunca o foi, e cada vez é menos! Nem p'ra turismo... kto mais pra viver!
Não tenhamos ilusões.

Beijos

& Hugs

Guida

isabel chinita disse...

Guida,
A necessidade de voltar depende de muita coisa e de pessoa para pessoa...Tu falaste de ti no teu caso particular, o que pensas, o que sentes, a tua desilução com Portugal...Eu falei no geral...

Não temos todos as mesmas vidas nem os mesmos valores, ou as mesmas necessidades... São opções individuais...O que é bom para nós
não tem de ser exactamente o que é bom para os outros...Certo?

Por exemplo na minha familia TODOS vivemos fora de Portugal uns BONS anos em diversos Paises... (excepto a minha Mãe e Manu.).
Uns decidiram voltar cada um por razões diferentes...Outros ainda vivem lá fora é opção deles regressarem ou não...

Que me digas que o nosso Pais não tem condições tão boas como outros paises têm ,todos os que viveram fora sabem que é a realidade, agora no meu caso AMO o meu Pais por muito atrasado que o encontre em relação a outros Paises, as razões que me fizeram regressar são pessoais, no entanto viajo frequentemente tenho familia e amigos fora...
Tu terás as tuas razões para o facto de teres regressado...

Bom serão!

Teresa R. disse...

Guida e Isabel,

É complicado..é tão individual e depende tanto de tantos factores...mas quando escolhemos viver num país, mais vale aceitarmos os positivos e os negativos pois muito raramente em que país que seja, encontramos o ideal...e como já disses-te Isabel talvez para ti o ideal seja diferente que para mim...mas desde que haja o básico então cada um pode ainda contribuír para melhor o seu redor...afinal há tantos países ainda em pior estado que o nosso!!..é frustrante ás vezes quando se espera eficiência, motivacão, progresso mas quando tiramos o tempo para perceber porquê fica tudo mais humano...a parte cultural de um país é um factor muito relevante no seu progresso..mas Portugal está num bom caminho e mais vale ir devagarinho (ainda que exasperante)que estragar ainda mais e ser um complete sell-out...o charme dos portugueses e de Portugal é algo de que os estrangeiros nunca esquecem (apesar de eu infelizmente ter conhecido muitos que só se queixam!!)..eu também conheco pessoas aqui (suecos e não-suecos) que se queixam da vida aqui, então como satisfazer todos?

Um amigo meu disse-me "A truly happy person is the one who enjoys the scenary on a detour".
Somehow it make lots of sense and it stuck to me...tento me lembrar sempre disso..

big hugs

MS disse...

Isabel,
insistes em dizer ke eu regressei...lol

...não podes falar por TODOS nem pelo GERAL, mas apenas por ti própria.

Going straight to the point: eu não encaixo a tua indirecta:
"Mas lá está todos um dia sentimos a necessidade de regressar ao nosso Portugal que amamos!!!"

and finito.

Kto ao resto: valores e objectivos pessoais e culturais, são pessoais, são individuais!

Teresa,
Tens razão é altamente subjectivo e individual, por isso cada um ke fale por si e não em nome de todos.
Portugal...muito podia dizer eu, mas p'ra isso tinha ke fazer aki uma dissertação de economia para explicar o ke está a afundá-lo.

Tu pensas ke está no bom caminho, mas não está. Resumindo posso dizer...ke o distanciamento dele relativam/ aos outros países da UE aumenta a passos largos!
Os indicadores conseguem ficar atrás destes últimos 10 países ke entraram em 1 de Maio de 2004...fantástico! (para os outros 10, claro..lol)

Respeitar as ideias e opiniões, em resumo a individualidade do próximo, é fantástico!

beijos & Hugs :)

Guida

isabel chinita disse...

Queridas,

Boa...Finalmente estamos quase de acordo!! Bjs