"Rua do tamanho do Mundo"

"Rua do tamanho do Mundo"

quarta-feira, 30 de maio de 2007

Mais recordações: «Os Jogos Olímpicos da Rua»

Lembram-se quando o Jãjas, Becas e outros organizaram uns Jogos Olímpicos em que os atletas eram os mais putos, eu, o PÔ, o Tico, o Zézinho?

Bem... completíssimo aquilo. Cronómetros para as corridas, medições nos saltos, tudo estava pensado!

Acho que surgiu dessa grande competição, não sei quem inventou a bola, mas a verdade é que apareceu na rua uma bola verdadeira de Lançamento do Peso, que tinha o peso e medidas oficiais.
Era pesadíssima a bola de aço.
Fizémos umas linhas com gis, no largo da Rua 2, entre as casas dos Nogueiras e do Zézinho. Passávamos horas e horas naquilo.
Nós os putos mais pequenos lutávamos por bater os nossos records pessoais, mas os mais velhos concorriam para o «record Mundial...da rua!»
Lembro-me de o Armando, que era muita vaidoso,, ter mantido o record durante uns dias, mas logo surgiu alguém a bater o seu record, e ele alegava que tinha sido obtido de forma irregular, pisando o risco branco.
Que doideira...
Havia dias em que a minha mãe gritava, era já meia-noite, para ir para casa... e nós de volta do lançamento do peso.

Acho que aquilo acabou quando um dia foi lá a Polícia, que respondia a queixa de alguém da rua, e ameaçou os putos que se apanhasse alguém que tinha partido os passeios (claro, a bola do lançamento quando caía no passeio lascava as pedras todas...) ía preso. O jogo acabou, e passou-se para outra doideira qualquer...

AH, lembrei-me de outra!

Como se chamava aquele jogo com uma bola, em que desenhávamos uns corredores com gis, uma equipa estava nos espaços intermédios, e outra só se podia mexer nos corredores, e tinha de se acertar a bola no corpo do adversário. Era o jogo do Mata??
Bem, eu sei que adorava esse jogo, era muito rápido a esquivar-me aos disparos do adversário.
Passámos horas e horas a jogar àquilo.

Mais tarde, já no secundário, na disciplina de Educação Física, havia professores que organizavam sessões do jogo do mata... onde eu me evidenciava bastante... era dificílimo apanharem-me. Pudera... tinha anos e anos de treino...

Uma rua que era uma escola...


«Joãozinho»

Sem comentários: