"Rua do tamanho do Mundo"

"Rua do tamanho do Mundo"

quarta-feira, 30 de maio de 2007

Momento ... !

De entre centenas que poderia escolher ... falo num que ainda hoje guardo bem dentro de mim! Pelo que me tocou, pelo que me mostrou do sitio onde me fiz gente!
Ano de 1976, Jogos Olimpicos de Montreal .... Chego a casa, saído na paragem do 19 junto à rua 1, devem ser perto das três da manhã, está calôr e acabou mais uma noite nos Russos/Hexágono! Começo a subir a rua 4 e vejo no quintal dos Barbas Calvo, o Senhor Calvo, o Nuno e o Manel! Assistem na televisão posta no jardim, à corrida do Carlos Lopes ... convidam-me e fico ! Degustava-se uma garrafa de tinto, fumávamos cigarros e lá vimos a conquista da medalha de prata ! Acabámos por ficar mais e mais .. o Senhor Calvo ria, falava e tossia ... eu , o Nuno e o Manel ... desfiávamos anedotas e histórias de rir! Quando saí para ir para casa ia mais completo com aquele momento! De vida, de familia, de arte de estar! E aprendi que a minha familia podia ser mais do que a que tinha em casa ... que passava por aquelas pessoas que rodeavam a minha infância, a minha adolescência! Nunca o disse, mas mais vale tarde que nunca! Sempre vi nos Barbas Calvo um carinho e modo de estar que me serviram como exemplo. Como adorava as tiradas do Sr. Calvo, as alentejanadas e risos do Nuno e do Manel ! O Nuno partiu faz pouco tempo ... mas deixou cá muito ! Eu, felizmente guardei um bocado!!!
Quanto à D. Beatriz ... ainda hoje me lembro da sua imagem de bata branca e pulsos magros! Ela foi a minha professora primária ... ainda hoje tenho algo dela também !!!!

Janjan

1 comentário:

JPN disse...

grande Jan-Jan! eu também adorava o meu tio. as suas bajes, as suas histórias foram muito importantes para mim. e também passava horas naquele pátio dos meus primos. e a ti dei-te algumas sarrafadas, desculpa, tu eras uma enguia a driblar...grande abraço (Quim)