"Rua do tamanho do Mundo"

"Rua do tamanho do Mundo"

sábado, 28 de julho de 2007

As Miudas da Rua 1

Meus Caros
Hoje vou falar das miudas da Rua 1, as quais povoaram a nossa Rua e algumas revi com gosto através das fotos agora publicadas no blogue.
É curioso porque entre as maiores (reparem que não digo velha que esse era o Rui dos Chapelinhos por oposição ao Rui da Nova) e as mais jovens mediavam quase 25 anos(assim num calculo rapido a diferença de idade entre a Isabel da Nova e a Rita Calvo ou a mais nova das 9 Martins...
Como eu estava no meio tive o prvilégio e o gosto de as conhecer a todas.Em todas as casas havia pelo menos duas raparigas, a saber na primeira a Milai e a irmã primogenita cujo nome confesso não me recordo (é o alzeimer de estar mais velho) mas que era grande Amiga da Guida Calvo.Na segunda casa existia a Guida(fantastica de alegria e mente invulgarmente reflexiva com constantes inquietações com o seu proximo), a Gracinha (eleita a mais linda hospedeira da Tap) e a Rosarinho (os olhos mais bonitos da Rua, se bem que essa fosse uma caracteristica de todas as irmãs).Seguiam-se a Salomé(que se dava mais com a Ana Cristina Esgalhado), a Fatinha e a Vanda( ainda hoje não me esqueço daquelas três figuras sempre a acompanhar a sua Mãe, a DªEstefania, com os braços cruzados sobre o peito tal como era habito da Mãe).Depois moravam as Esgalhados respectivamente a Ana Cristina (seguramente um dos sorrisos mais bonitos e francos daquela Rua), a Xana (ainda hoje lindissima como se pode constatar nas fotografias e a detentora da mais forte personalidade da casa e a primeira pessoa que eu vi ter a coragem de enfrentar o poder paternal-juro que ainda contarei a historia....) e a Geni (que era a benjamim da casa adorada por todos e uma replica mais recente da Ana e da Mãe delas).Seguia-se a Isabel da Nova que foi a professora primaria do meu filho mais velho(que por ser uma quebra corações, no Colegio Militar arranjou imensos sarilhos a mim e ao Jorge Esgalhado-tambem prometo que contarei a historia) e a Paula (que conjuntamente com a Elsa e a Ana Teresa era a versão mais bonita de Maria-rapaz que eu conheci e danada na pancada).Agora é que é o fim, pois eu fiquei nas sete meninas, mas julgo que elas chegaram às nove e perdoar-me-ão que não me lembre de todos os nomes mas estou seguro que alguma alma caridosa me ajudará( mas tinham todas de comum o transmitirem na generalidade uma serenidade e simpatia irradiante que era e é sempre visivel na cara de todas e de cada uma ainda hoje, como já tive oportunidade de verificar ao longo destes anos na Teresa,na Clara, , na Isabel, na Gena, na Margarida, na Graça e todas as outras e que claramente herdaram da Mãe a alegria e do Pai a serenidade).Na outra casa que era o treze havia a Lili e a Juca (perceberão que "de la familia no se dice mal que ya basta lo que dicem los de fuera....).No 15 havia a Ana Teresa ( fantastica de generosidade e uma perfeita copia da D.Jaqueline da qual algumas historias tentarei relatar no futuro) a João ( a rapariga mais bem disposta que conheci mesmo na contrariedade) e a nossa admirável Inês que passados alguns anos está na mesma.Nos chapelinhos havia a Elsa (rapariga inteligente e de uma sagacidade invulgar que acompanhava os rapazes da geração dela na Rua em tudo quanto era tropelias) a Flora ( a rapariga mais determinada e batalhadora daquela Rua que eu conheci-sempre atrás da janela do quarto a estudar para os exames para se tornar na medica brilhante que hoje é)e a Ligia ( a rapariga mais ponderada, bondosa e matura que havia na Rua 1 está claro).No 19 e para fechar a contagem havia a Guida (outro dos sorrisos inesqueciveis da Rua) e a Rita Calvo( que já fazia parte da geração dos netos e que se tornou numa bonita mulher como tive oportunidade de ver há algum tempo).
Peço que me perdoem se "elevo" de mais as raparigas da minha Rua, mas aprendi com uma outra mulher(Marguerite Dyourcenar-As Memorias de Adriano) que o grande defeito dos homens é normalmente apontar os defeitos das pessoas em vez de lhes cativar as virtudes...
Prometo que tentarei descrever as miudas das outras ruas(2,3,e 4)e bem assim os rapazes (termo civilizado para os indigenas que nós eramos) da RCB.
Vão-me perdoar, mas tenho que ir para casa que a minha Mãe está a chamar-me para jantar...
JPerry

3 comentários:

Anónimo disse...

D. Sebastião I (o desejado) concorda com o João Perry mas quer acrescentar que as miúdas da rua 1 foram (e são) todas bonitissimas. Contudo há três que merecem especial atenção, em ordem de consistência de beleza feminina: Xana (Esgalhado), Guida (Calvo) e Maria João (Salazar).
Antes de ser Rui da "velha" era Rui da "Elsa" que em meu entender tem mais caracter e reflecte o facto de que a Elsa era (e é) uma grande personalidade.

Anónimo disse...

Olá João.
Gostava de fazer uma descrição semelhante para a rua 2, mas confesso-te que não consigo... É que nem sequer me lembro dos nomes de algumas pessoas...
Incrível!


Boa descrição.
Conta-nos mais visões da rua, conta, conta...

«Joãozinho»

Anónimo disse...

Desde pequeno que sempre demonstraste um dom na arte de falar..lembro-me da tua mãe a contar um episódio passado na Figueira da Foz, em que tu, com apenas 11 anos,falavas com um estrangeiro e, quando questionado acerca da língua utilizada, respondeste imediatamente "-Inglês."A tua mãe disse-nos que não sabias uma palavra de inglês...sempre foste muito engraçadoe talentoso. Um abraço de um ex-morador da Cidade Bafatá