"Rua do tamanho do Mundo"

"Rua do tamanho do Mundo"

sexta-feira, 27 de julho de 2007

Novos moradores da Bafatá

Olá pessoal.

Adorei ler o comentário da Cristina César das Neves, que mora na antiga «Casa dos Suíços»...
Xiii... o que me lembrei agora, Cristina. Sabes? Os suíços tinham no quintal atrás uma série de árvores de fruto. Tantas vezes, no Verão, saltávamos o muro (a minha casa tinha quintal a dar para o teu) e lá íamos à xinxada! Que bem que sabiam as frutas que tirávamos às escondidas das árvores dos vizinhos...

Mas, dizia eu, adorei ler o comentário de Cristina, que me deixou alguma curiosidade: Da malta que ainda mantém contacto regular com a rua, alguém se sente capaz de descrever a «Nova Rua Cidade de Bafatá?»

Tenho alguma curiosidade. deixei a rua em 1982...
Acho que fomos os primeiros a vender a casa... Logo a seguir as Paixões, acho... Mas pelo que percebi muita gente vendeu as casas.

Alguém me descreve quem lá vive, das famílias que conheço, e quem são os novos residentes da rua, se têm miúdos pequenos, se os miúdos também vão para a rua como nós íamos...

Abraços
«Joãozinho»

2 comentários:

Anónimo disse...

Prometo um dia destes mandar uma visão actualizada da rua (a minha pelo menos) e algumas fotos também, já que eu adorei ver as antigas, vocês devem gostar de ver as actuais :)

Anónimo disse...

Olá Cristina

Alguns dos que aqui escrevem mantêm ainda uma relação com a rua, ou porque ainda lá vivem os seus pais, ou porque continuam a morar nos Olivais e ainda lá vão ver amigos.

Mas eu, confesso, já não vou à rua... provavelmente há mais de 15 anos... e quando fui fiquei logo na casa do Miguel Calvo, logo no início da Rua, nem sequer fui ver a minha antiga casa...

Adoraria ver imagens da rua hoje...

Cristina, é engraçada esta ligação entre o passado, o presente e o futuro.

Nós vivemos ali intensamente as nossas infâncias. E guardámos muitas recordações.

Actualmente relembramos as nossas aventuras com muita saudade... mas conscientes que o mundo mudou, hoje seria impensável que as crianças vivessem como nós viviamos...

Veja só um exemplo.
Um dia destes a minha mãe ficou muito surpreendida por não ter tido conhecimento de um episódio da minha infância:
- Tinha eu uns 12 anos, o Jãjã (que é 3 anos mais velho que eu) desafiou-me para ir treinar numa equipa de futebol 11 onde ele jogava, era o Casa Pia, que, como sabem, fica em Pina Manique, no Monsanto.

Ora, eu fui treinar umas 2 ou 3 vezes... acabei por desistir porque era muito longe, apanhávamos o autocarro 50 (Poço do Bispo/Algés... seria assim?) que demorava um tempão a lá chegar.

Pois, mas dizia eu, como é possível que eu tenha ido treinar algumas vezes e a minha mãe nem teve conhecimento?
Eu nada lhe disse, e ela convencida que eu andava ali pela rua a jogar à bola...

Hoje isso seria possível?

Quantos pais têm coragem para deixar um filho de 12 anos na rua sem saber deles durante 2 ou 3 horas???

E a vizinhança que nós tinhamos? Hoje dizem-me que já não há tanta criminalidade nos Olivais. Mas naquele tempo havia «n» bandos de marginais a residir naqueles prédios ali á volta...
Não era um bairro fácil de se viver... mas nós viviamos...