"Rua do tamanho do Mundo"

"Rua do tamanho do Mundo"

sexta-feira, 27 de julho de 2007

RCBafatá em 2007 muito diferente do que era em 1970

Desculpem-me.
Escrevo demais, e provavelmente até sou chato!
Mas este comentário de Cristina obriga-me a contar uma coisa.

Acho curioso que hoje seja possível alguém decidir ir morar na RCBafatá por considerar ser um local tranquilo, sossegado! A cidade mudou muito, como um dia destes contava o Becas Stone, e os Olivais também mudaram.

Para a Cristina...

Sabes que no verão, normalmente no mês de Agosto, 95% das famílias da rua íam de férias para as suas casas de Verão... a grande maioria das casas ficavam fechadas.
Ora, como deves imaginar, nesses prédios à volta da rua morava muita gente... digamos, muita gente mal formada.
E todos os verões era a mesma coisa. Eram comuns os assaltos ás casas, num tempo em que não existiam alarmes sofisticados, nem serviços da polícia a fazer vigilância...
Num verão, era um Agosto tórrido, era eu miúdo, talvez uns 10 anos... 1976. Acordo em sobressalto ao som de tiros.
Um gangue passava pela rua e disparava tiros para as janelas das casas... uma brincadeira como outra qualquer...

Eram outros tempos!
Espero que hoje se viva com mais tranquilidade na rua.

«Joãozinho»

2 comentários:

Anónimo disse...

Pois, desses tiros para as janelas lembro-me eu muito bem, já que a nossa casa foi uma das atingidas...Os estores e vidros da janela da sala todos desfeitos, sem falar no interior, tudo marcado pela chumbada...

JPF disse...

Épá. ó Zé... sinceramente... ainda bem que comentaste.

Estava mesmo a começar a pensar que podia ter sido alguma coisa que eu tivesse imaginado...

É que ninguém comentou... estava a achar estranho!

O meu raciocínio já era do tipo: «Será que era assim tão banal levar-se com tiros nas janelas que o pessoal já nem liga?»

Outro raciocínio era: «Bem, se calhar fiquei com esta imagem, mas isto nunca aconteceu... terei imaginado?»

Mas não! Aconteceu mesmo não foi Zé???


Abração!

«Joãozinho»