"Rua do tamanho do Mundo"

"Rua do tamanho do Mundo"

domingo, 21 de outubro de 2007

After the week-end...

Passei o fim-de-semana fora e jogei montes de tenis com os meus “putos”, uma maravilha.

O Kitos esta a tentar por-me um rotulo. Budismo. A base do budismo e’ que “a causa de todo o sofrimento (humano) e’ o desejo”. Depois de ter tentado essa avenida a estudar num ashram na India cheguei a conclusao que a sua forma passiva e’ outra forma de negacao da nossa condicao humana. Mas nao concordo que Adao e Eva e Homo Habilus sejam a mesma coisa. E negar essa diferenca e’ como negar o estudo do PROPOSITO da nossa existencia (com absolutismos). Assim como atribuir a nossa moralidade a um deus omni-tudo ou ‘a nossa natureza humana tem muita diferenca...

Uma pequena historia. Ha muitos anos quando trabalhei na lotaria nacional trabalhei com a tia das gemeas (lembras-te). Ela era sub-chefe de contabilidade e um dia numa discussao, como nao conseguia rebater os meus argumentos decidiu questionar o significado de uma das palavras que usei. Ela disse-me que estava a estudar literatura e, por isso, sabia mais do que eu. Mas eu sabia que o significado estava correcto e descrevi o significado da palavra. Ela entao foi buscar um dicionario para provar que eu estava errado. O problema era que o dicionario deu o mesmo significado que eu. O que e’ que tu pensas que ela disse? Pois e’ tens razao! Claro que nao. Atirou com o dicionario para o chao dizendo “Este dicionario nao presta!!!”

Times, tens de comecar a aceitar conceitos que sao comuns a maioria das pessoas. Acreditar em deus e’ um acto de fe’. A definicao de deus e’: um ser supernatural concebido como perfeito, omnipotente e omnisciente criador e governante do universo.

O que estas a dizer e’ que os seres humanos usam a religiao e a ciencia (assim como o desporto ou seja la’ o que for que estiver ao seu alcance) para os seus interesses proprios. Fazem erros, sim! Mas nada disso prova a existencia de um deus ou que ser cientista seja um acto de fe’ (porra!).

Quanto a SIDA vou-te elucidar como a posicao religiosa tem o efeito contrario ao que tu propoes. A posicao da igreja catolica e’ a abstinencia total. Na America existem varios programas para reduzir a propagacao da SIDA. George Bush e’ um crente e na sua posicao de poder favorece um dos programas (dando $1 bilhao que e’ depois doubrado pelos varios estados) a grupos que intendem lutar contra a propagacao da SIDA sem mencionarem o uso de preservativos. Ao comparar os grupos “educados” na abstencao e jovens sem qualquer educacao especifica (so’ o que recebem na escola) nao existe diferenca nenhuma nos seus habitos sexuais. O resultado pratico desta posicao (de igreja e de um politico de conviccoes religiosas) e’ que jovens no programa de abstinencia so’ (sem educacao para usar preservativos) sabem menos sobre a SIDA ou como se proteger (o promenor que venho a repetir de conhecimento e compreencao de que me pediste exemplos reais). Por outo lado os jovens nos programas com educacao no uso dos preservativos teem menos parceiros sexuais, o uso de preservativos aumentou (eles protegem-se contra SIDA) e o sexo anal diminuio (o que reduz substancialmente a propagacao da SIDA).

Como podes ver a posicao da igeja influencia politicas que vao contra a realidade (obtida atraves de um processo cientifico) e teem um resultado negativo. Porque? Porque vao contra a natureza humana de uma forma violadora e repressiva. Nao estou a escrever isto para te identificar com “eles”, mas sim para que compreendas a minha logica.

Terezinha, eu pessoalmente, sou mais pela educacao (do conhecimento e compreencao) para que as pessoas possam tomar decisoes por elas proprias. Mas como disse sou pragmatico e se religioes existem e’ porque teem uma funcao. Agora o que eu proponho e’ que essa funcao tem um efeito mais negativo que positivo na nossa vida.

Always willing to experiment... John C.

21 comentários:

Teresa R. disse...

E os Quests continuam!..lol..eu também tenho "dificuldades" com a resignacão no Budhismo, acho que certas coisas não temos mesmo que aceitar, temos que tentar melhorar mas o aspecto estóico do Budhismo eu admiro...

Ainda bem que jogas-te bastante tennis com os teus filhos...eu tentei jogar tennis no passado mas fico super confusa e irritada com a bola!!..não é para mim!

Mas eu devia fazer mais desporto!..estes sit-ups não chegam!..mas ando imenso, gosto de andar...

more hugs

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Teresa R. disse...

Qualquer "procura" para nos melhorar-mos é só isso "procura"...o que pode ser uma journey incrivel!!...a verdade já está dentro de nós se só a conseguisse-mos ouvir...estamos demasiadamente distraídos e precisamos dizer, agora não vou ligar a mais nada, vou ficar num cantinho quieto para ver se consigo ouvir o que me importa...o que é optimo, estar num cantinho quieto é bom...

bem, o dia chuvoso chama..até logo..

more hugs

John C disse...

Terezinha, sit ups (wow) fit girl. Good for you! I wish I had the pacience...


Times, se, quando deres exemplos, o facas com uma conviccao pessoal seria mais facil avancar com o argumento. Como estas sempre a mudar as tuas conviccoes (atraves dos exemplos que das) torna-se impossivel construir um concenso.

Achas que nao ha religioes na China? Abusos humanos na China?!? E na America? So' teem e' uma forma diferente. Excepto para a pena capital (legal em 38 dos 50 estados assim como o governo federal e as forcas armadas)!

Estas a confundir fe' (termo religioso, acreditar sem prova) com acreditar (atraves de um processo que comprova).

Quanto 'a funcao da religiao como "coesao social". Sim, e' possivel em certas circunstancias. Para mim essas circunstancias podem ser identificadas. Vou tentar dar exemplos:

1) Quando existe agressao exterior com uma forca superior. Neste caso a religiao exerce um efeito de uniao como num regime militar.

2) Agredir outro de forca disporporcionalmente inferior. Aqui justifica a accao que de uma forma geral seria repudiada.

Contudo, em situacoes (ou sociedades) com relativa harmonia, religiao tem o efeito de dividir e criar instabilidade social.

E' por isso que digo que e' extremamente importante que reconhecamos os valores morais sem coercao religiosa.

Sera' que e' tao dificil compreender que agir de uma maneira "boa" (precisa de definicao) e' um conceito humano, com beneficios humanos, em vez de um dictact divino?

Let's move forward...

Teresa R. disse...

No, John, not so terribly fit!..mas eu tenho um radiador de parede numa altura óptima para pôr os pés por baixo e fazer sit-ups, (cheating maybe?) então eu tento fazer todos os dias 50 e como estou a fumar muito menos (baixei de um maco por dia para 4, 5) estou um pouquinho mais saudável...

É bom chegar a casa e ter os vossos comments para ler!...

more hugs

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Teresa R. disse...

Times,

Tenho que pagar 50 euros para saber que preciso de queimar gorduras??..lol

não, eu já fiz "paz" com as minhas gordurinhas!!..agora é só a barriguinha que quero ter tonificar (vês, já uso os teus termos! que aos 42 anos é pura ilusão!!...

ok, o melhor é comecar a correr porque para um gym näo há massas!

more hugs

John C disse...

Terezinha, com o Times levas a teoria toda como charope pra' tosse...(ahahah)

Times, tentas nao misturar?.. Entao elucida la' em que area deve a educacao da moralidade ser passada aos jovens nesta sociedade? E porque? E qual e' a metodologia?

Estou bastante familiarizado com as teorias, em particular quantum mechanics, mas como sabemos, sao teorias...

Get real...

MS disse...

Olá,
Eu não tenho tido tempo. Mas hei-de lêr isto com calma..

John também sou tenista- havemos de jogar

John C disse...

Guida... you're on! I love tennis. I thought we had lost you!?

Tens muito para ler, trabalhos de casa...

Uma beijoca...

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Teresa R. disse...

Bem, eu não vos compreendo..andam cordiais um dia ou dois e pronto lá estão outra vez!!..lol

hug

John C disse...

Terezinha, o Times tem um grande conhecimento empirico de medicamentos. Eu acho que ate' tem muita piada!(ahahah)

O' Times comigo nao aprendes nada... ate' porque nas artes marciais nao "prescreve actividade fisica", esta-se sempre "ciente".
O meu ego e' cor-de-rosa (eheheh).. mas nao tenho a certeza, ate' porque sou dautonico...

Onde e' que anda a Guida? precisamos de ti para equilibrar o argumento.

I think the moral issue has some legs...

Teresa R. disse...

Times e John,

Vocês quando eram novos também discordavam assim?..

Guida, falei com a minha irmã hoje e ela disse-me que adorou te rever!!..e que vão se encontrar mais vezes, que bom!!...muitas boas surpresas já viram deste Blogg..

more hugs

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kitos disse...

Teresa:
Os meus irmãos masi velhos: John e Times, nunca andavam à pancada, mas sempre discordaram.

Por exemplo: o João é do Benfica e o Luís por oposição do Sporting. Quando eramos miúdos e brincavamos com bonecos o João gostava dos Aliados e o Luís dos Alemães, o João dos cowboys (à portuguesa) e o Luís dos Indios. Etc., etc.

Sempre foi assim, mas sempre sem se afrontarem, porque família é família.

Como sou o terceiro e mais novo nunca entrei nessas quezílias.

John:
Não percebo porque é que estás tão ineressado em colocar em causa a ideia de Deus...

Para mim interessa-me o aspecto histórico das ideias, comoo já devem ter percebido. Na realidade, até a religião é uma questão cultural, como qualquer padre sabe e defende. Daí não fazer sentido falar de acontecimentos ligados a religiões, no passado, porque estão inseridos em condições e circunstâncias próprias.

Quanto a Deus, não tem preocupes com a sua existência ou inexistência. Nem te preocupes o que alguns fazem em Seu "nome": são sempre comportamentos concretos e subjectivos, que têm uma explicação própria, muita vezes na ambição pessoal.

Já agora, sabes como surgiram as primeiras formas de religião. Se conheces os "homens santos" dos índios americanos talvez compreendas como surgiram as religiões, porque entre o Tigre e o Eufrates, cerca de 6.000 anos a.c. o fenómeno foi semelhante.

Abraços.

Teresa R. disse...

Kitos,

Quande se é crianca e entre irmãos se não houvesse discórdia é que seria surpreendente...a diferenca está que agora quando somos adultos saber discordar é uma virtude...eu conheco pessoas que por não concordarem num só ponto desistem de relacões com outros em vez de saberem aproveitar as qualidades e ignorar o que não apreciam nos outros...sei que não é o caso agora mas vale a pena ponderar nisso...

De qualquer maneira chega a ser cansativo..

hugs

John C disse...

Kitos, tens razao acerca da infancia mas nao eramos sempre opostos... nas guerras entre ruas, footbal, etc...

Se leres o que escrevi, perceberas que aceito perfeitamente e respeito pessoas que teem fe' na existencia de um deus. O que estava a discutir e' pratico e actual e em sumario e' o seguinte: Com a diminuicao da influencia (e mesmo credibilidade) da igreja na sociedade moderna (e o aumento de "pequenos" groupos extremistas) e' necessario educar e instruir os jovens para viver com moralidade e etica. Ao pensar neste processo cheguei 'a conclusao que as religioes teem um efeito negativo na sociedade presente (e este ponto tem vindo a ser debatido). Quanto aos "homens santos" das tribos Norte Americanas (Africa e todos os outros cantos do Mundo) eram chamados "feiticeiros". Normalmente tinham um poder natural de persuacao e usavem a ignorancia e supresticao para ganhar influencia. Contavam historias e usavam remedios naturais que se nao tivessem o efeito desejado era porque os deuses desaprovaram algo. A funcao social que tinham esta' hoje em dia fora de uso (no entanto a ignorancia e supresticao continuam).

A educacao moral baseada em conceitos modernos e' algo que acontecera' no futuro mas deveria ser uma preocupacao presente.

We'll see...

MS disse...

John
..no I don't get lost that easily!

U didn't loose me..but many things came up..and on the 23th my brother was gone..

by reading just your later comment, I have to say that I agree with you tottaly.

Moral education will make mankind evolve to the next stage...

we aknowledge so many things nowadays, that makes us astonished at how primitively cold and basic pple can be..and the reason for that is lack of moral values (in my opinion)

Teresa, obg. tb adorei revê-la! Agora havemos de nos ver c/ frequência.

tk care
Guida

Teresa R. disse...

BEIJO GRANDE GUIDA...

Deves estar bastante triste em relacão ao teu irmão...muitos abracos para ti e para a tua família...

BIG HUG
Teresa