"Rua do tamanho do Mundo"

"Rua do tamanho do Mundo"

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Moral Quest VII

Seres humanos recorrem a um processo (geralmente aceitavel) de discutir assuntos que atraves do qual chegam a conclusoes que se chama "argumento da melhor explicacao". Quando digo geralmente aceitavel significa que certos individuos (a falta de argumentos ou por conviccao pessoal) tomam posicoes dogmaticas. Nao estou a criticar o dogmatismo pois sei que tem as suas vantagens e aplicacao pratica em certas situacoes. Contudo se todos agissemos de uma forma dogmatica, seria impossivel progredir ideias e chegar a conclusoes de comum acordo.

Um dos metodos para o "argumento da melhor explicacao"(ou abducao) chama-se inducao. Inducao e quando discutimos (trocamos ideias e pontos de vista) baseados no que foi observado no passado ou presente para chegar a conclusoes do que nao foi observado no passado, presente ou futuro. Um pequeno exemplo, eu posso concluir que o sol "nascera" amanha e a grandessissima maioria das pessoes concordaria comigo. Iste metodo torna-se mais forte quando as observacoes podem ser repetidas e testadas. Contudo nao significa prova absoluta (o sol podera nao "nascer" amanha).

O argumento abdutivo e ainda mais importante pois nos leva a examinar fenomenos com varias explicacoes e tenta determinar qual delas e a melhor (ou mais viavel). Normalmente podem ser testados ou teem um poder de predicao (e certo que um dia morrerei).

Para concluir direi que a melhor explicacao para a maneira como o mundo e' e parece ser e' um fenomeno natural, e mesmo que esta explicacao nao seja completa, explicacoes baseadas na existencia de um ser supernatural sao menos plausiveis.

E' simples...

21 comentários:

redjan disse...

Dasssssssssss.... o que seria se fosse complicado..
Passo e observo do muro !! No evento ... falamos !

Teresa R. disse...

Simples??..lol

hug

MS disse...

Aparentam ser menos plausíveis realmente, no entanto já Sigmund Freud (médico), pai da psicanálise disse 150 anos atrás ke lhe parecia ke o problema decisivo da humanidade lhe parecia consistir em:
Se a evolução cultural conseguiria dominar, e até ke ponto, a perturbação da convivência provocada pelos instintos humanos de agressão e autodestruição, quanto a isso tlvz a época actual (de há 150 anos atrás) merecesse especial interesse. Pois ke os homens tinham adkirido um tal controle sobre as forças da natureza ke, com a s/ ajuda, não teriam dificuldade em exterminar-se uns aos outros, até ao último homem. Sabiam isso, e daí grande parte do seu desassossego actual (da época), da sua infelicidade e da sua ansiedade. Disse ainda ke nos restava esperar ke o outro dos dois "poderes celestiais", o Eros eterno, fizesse um esforço p/ se afirmar na luta contra o seu também imortal adversário.
Mas kem podia prever com ke sucesso, e com ke resultado?
Grande cientistaalemão ke esteve séculos à frente pois ainda hoje psicanalistas, psiquiatras e psicólogos seguem as suas prácticas. No entanto humilde e ponderado.
Kto a isto (estar à frente do tempo actual) e com tempo, hei-de escrever sobre um tema sobre o kual me interesso e tenho algumas experiências gratificantes - os poderes do subconsciente.
Qto às origens e evolução do nosso universo podem considerar-se milhentas terorias não sendo de excluir a de ke o nosso universo vive dentro de um organismo, de um ser gigantesco. Nós podermos ser micro-organismos de um outro ser.

Boi noite (e um keijo) de azeitão ke é o meu favorito, lol

Guida

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alberto Perry da Câmara disse...

Estas pedras do muro da Estefánia são um bocado frias...estou a ficar com sono e com o rabo um pouco durido...aqui não consigo dormir, estes tipos não se calam...patati,patata, falam, falam e não dizem nada!!!

Alberto Perry da Câmara disse...

Mentira pessoal tá tudo acordado!!! Ali o vizinho Esgalhado é que não tá a gostar muito do barulho!!!
Ok, podem continuar a filosofar!

John C disse...

Boa pessoal. Nao sei se ja' repararam mas eu nao uso nomes de "personalidades" para substanciar o que "digo" e quando faco uma citacao e minha. Isto nao quer dizer que nao reconheca o valor dessas pessoas. O problema e que as suas ideias e comentarios sao muitas vezes usadas para "provar" algo que eles nunca afirmaram.

Guida, instintos humanos, subconsciente, tudo bem, mas "poderes celestiais" para mim sao parte da natureza mas espero ser corrigido (ahahah).

Times, a minha discussao e baseada na maneira como vivemos esta vida e nao com medo que o Sol ira explodir ou uma vida para alem desta. No entanto uma coisa e certa, aquilo em que acreditamos influencia a nossa conduta. Por isso o meu interesse nas origens da moralidade.

Estou interessado no conceito de que deus (ou deuses) sao parte da naturesa e nao seres supernaturais. Diz-me mais acerca do teu "deus" pois nao e' certamente o deus cristao, muculmano mas talvez indu?!? Conta ai!

Eu nem uma aguinha das pedras posso beber, que tristeza (eheheh).

Becas, tens razao o pai Esganhado era uma peste. (aiaiaiaiai)

Um queijo de azeitao com um copito de vinho verde?!

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Teresa R. disse...

Oh Times!...já estava com saudades duma dessas tuas...essas que fazem a gente rir-se com vontade!

Quem é que o John pode ir chatear senão o irmãozinho dele que ele adora...chatear!!..lol

continuem assim...
big hugs

John C disse...

What can I say? As marias preferem humour any time (or any Times, ahahah). I bow to your superior ability to please an audience (only because I had a couple of copos de vinho).

Esta's chateado? Vou dar-te umas almofadas, no natal, para assentares o trazeiro no muro. O Sir John esta com os copos e amanha vai regretar isto, mas a vida continua...

Teresa R. disse...

Ai ai, estou a ver que esse Pinot qualquer coisa é mesmo bom!..

O Natal é para isso mesmo, para dar-mos umas almofadinhas uns aos outros...o conforto também é importante!...esta maria também se ri contigo John, quando vocês estão mais virados para a risada são mesmo muito divertidos...both of you!

bem, sexta á noite e sentada no muro, mas este está quentinho!..lol

hug

John C disse...

I like your attitude girl, are you married? Not hat I am jealous...

Teresa R. disse...

No reason to be John...I'm all alone....U 2?

hug

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
MS disse...

Hi John,
Sim..eu tb não usei o nome deste melga (lol) para provar nada. Mas tlvz concordes comigo ke embora sem fazer referências a nomes, a ideia ke cada um de nós constitui s/ kk assunto (a nossa teoria ou opinião), baseia-se em informação vária ke vamos recolhendo, ao longo da nossa vivência. Neste caso específico, alguma dessa informação na forma como se nos apresenta disponível, já terá sido alvo de estudo e análise. O material já foi desmembrado e decomposto, testado e observado, tendo permitido ao cientista concluir ou pura e simplesm/ não concluir e revelar as suas dúvidas. Daí não me ter parecido descabido referir este (pois nomes estão de kk maneira latentes) numa opinião ke formámos, a não ser ke sejamos nós os próprios cientistas obviam/. Eu, não sendo cientista tenho ligeiramente um pouco menos conhecimento de causa ke Freud ;). O interesse em dizer se partilhamos das conclusões a ke alguém chegou, depois da investigação científica, é relativo tal como kk opinião própria o é. No caso de Freud, uma vida inteira dedicada à Investigação e o facto de não ser religioso, foram dois dos motivos ke me levaram a citá-lo. Esse, numa carta, respondendo a alguém, mencionou: _ “ I gather you think strictly religious and I am afraid if my relation to religion was known to you, your personal attitude towards me would be less friendly”.
Contudo Freud contribuiu para o esclarecimento do fenómeno religioso e para a cultura. Todas as produções culturais têm a ver com o funcionam/ da psique humana daí o s/ estudo ter sido especialm/ informativo s/ a forma como o ambiente nos condiciona e nós condicionamos o ambiente. Mas adiante,
como sabemos no ke concerne à vida humana, raramente, se alguma vez, uma única formulação teórica conseguiu dar uma explicação completa de um objecto de estudo. Existe sempre um outro lado das coisas de onde elas podem ser vistas, o ke não significa pôr em causa a pertinência de outros pontos de vista, mas simplesmente reconhecer os limites de cada um deles. Infelizmente ainda não existe uma “teoria global de tudo”, e o menos ke se pode dizer é ke, por mto tempo teremos de nos contentar com explicações parcelares. Mas claro ke será útil ir percebendo as complementaridades e tentando convergências.
Tb há spre tendência para a clivagem, pois esse é um mecanismo psíquico primitivo, quase inato (de defesa). Mas a dicotomia religião-ciência pra mim (tal como para Freud) não se deve entender como uma dicotomia, pois há uma conjugação das duas numa perspectiva dinâmica. Neste campo diria ke a evolução da religião (seja ela kual for) é essencial, de forma a acompanhar a evolução científica e cultural. Desse modo evitar-se-iam fundamentalismos e s/ consekuências..
Deus para uns poderá ser o sol, para outros o próprio subconsciente, para outros um ser sobrenatural. Isso não interessa, importantes são os valores morais (consciência), os padrões com os kuais nos identificamos, sob os quais regemos a nossa maneira de ser e vivemos a nossa vida. Só assim somos iluminados e sabemos sempre o caminho a seguir - o nosso caminho. Tb erramos, é um facto e é natural, somos humanos, mas diferenciamo-nos pela nossa capacidade de repararmos os nossos erros e aprendermos com eles..a > ou < facilidade com ke nos levanta-mos e seguimos caminho, mais sábios então. Contudo kd perguntamos a alguém quais são os seus valores, os ke pretende passar aos s/s filhos, a maioria responde: “- boa pergunta, nunca pensei nisso” sendo esse kto a mim, o principal problema da nossa sociedade. Uma sociedade de materialismo e superficialidade - de “keeping up the appearances”, ou seja viver para as aparências, para a fotografia..uma mentira. Surpreendemo-nos tds os dias c/ pessoas cujas acções demonstram ter os valores tds ao contrário ou não os ter seker e ke vivem ao sabor do vento, dakilo ke parece. O ke os outros pensam delas é ke conta, como se vivessem num palco, actuando constantemente, vivendo uma autêntica mentira.
Dps tb há akele religioso ke não vou qualificar, mas deixo-o pra vcs (tipo tpc..lol). Só segue a religião porke teme o castigo de Deus. É infeliz, carrega a cruz da religião, e cobiça os outros ke o não fazem. Será crente? Chega a duvidar ke valha a pena o sacrifício, pois vê akeles ke não olham a meios pra atingir os fins, os oportunistas, ke vivem a pisar o próximo, gozarem a vida (segundo lhe parece). Inveja-os, e afinal kem sabe se existe mesmo Deus? Vale a pena é gozar a vida (sem valores)..afinal se for pró Inferno..não é lá ke estão as mulheres boas? lol. Segue as práticas da religião (vai à missa), invejando kem peca, e pecando até dizer chega tb, mas confessa-se, reza uns pai-nossos e umas ave-marias, comunga e pronto, ke venha o próximo.
Verifica-se mto este tipo de religioso na cultura portuguesa, e de países latinos, o ke já não é tão comum nas culturas mais evoluídas (centro da Europa, etc.)
O ke conta somos nós, a nossa consciência (os nossos valores).

bem.. ke testamento...

Times, sorry mas o subconsciente fica pra dps (é a cena dos próximos capítulos k? ;))

John: Vinho verde, branco ou tintol..tds bons.

Ciao, Guida F.

MS disse...

A minha conclusão final era:
O ke conta somos nós, a nossa consciência, os nossos valores.

..e ke se lixem as aparências.
Deus simboliza os nossos valores, akilo em ke acreditamos.

É ke dpois de escrever tto a pontuação tornou-se coisa de "su menos importância".
Como alguém já disse aí e concordo, não há nada como falar, é outra coisa..escrever é uma limitação. Falta a espontaneidade da expressão oral (verbal). No futuro tlvz a google crie um blogger onde os nossos chats de voz fikem gravados em audio, clicava-se e ouvia-se..e tb tipo um chat room onde toda a gente pudesse debater um tema, ficando gravado tb em audio. Ouviam-se os risos, os golpes do John Lee ;), batatada, etc..

Nada de tretas..a patente é minha (vou já registar)

ciao, Guida F.

John C disse...

Guida, entao as mulheres boas vao pro' inferno. O' rapariga olha que vais la' parar (mas reza umas ave' marias e tudo bem). Aparentemente alah oferece aos martires muculmanos 70 virgens no paraiso. O meu dilema e' entre o paraiso muculmano ou o inferno catolico. Times, qual e' que preferes?...

Naughty, naughty me! (eheheh)

John C disse...

Guida, so' mais uma coisita pequenita. Falar e' optimo, todos os outros sentidos estao a actuar. Mas para conceitos escrever e' melhor pois ajuda a organizar as ideias.

Just a thought!...

Teresa R. disse...

Talvez por isso de vez em quando os comments são tão sérios??...porque há muito tempo para organizar as ideias??..lol

more hugs

MS disse...

lol & thx for the compliment!

Só mencionei isso das mulheres boas, pk realmente já ouvi mtos gajos o dizerem em Portugal lol.
Kto a esse tipo de religiosa, não sou eu. Kem me conhece sabe..

Sim tens razão, para teorizar é melhor...mas não tenho paciência pa escrever!! perde-se mto tempo ou não se diz tdo o ke se ker dizer..percebes?

cheers, G. F.