"Rua do tamanho do Mundo"

"Rua do tamanho do Mundo"

sábado, 6 de outubro de 2007

Moral Quest VIII

Hoje gostaria de comentar a historia da Biblia em que Deus comanda Abraao que matasse o seu unico filho Isac pelo ponto de vista de moralidade.

Religiosos manteem que os principios de moralidade veem directamente de Deus e nao devem ser discutidos mas sim cegamente obedecidos. Comandos emanados por Deus sao para ser obedecidos, pois a Deus tudo e' permitido...

Deus ordenou a Abraao que sacrificasse o seu filho Isac para provar a sua fe'. Depois de ter estabelecido que a ordem vinha de Deus (e nao de alguem imitando a voz de Deus), Abraao nao teve outro remedio que seguir a instrucao e matar o seu filho.

A decisao de Abraao de obedecer a ordem e' uma escolha moral: sera' que a ordem e' boa ou ma'? Certamente pelo ponto de vista moral nenhum de nos o faria!

Quero concluir que cumprir ou rejeitar ordens de outros, mesmo que seja Deus, e' uma escolha pessoal que incorre responsabilidade moral.

You can run, but you can't hide (from yourself).

25 comentários:

Teresa R. disse...

Acho que quando se segue cegamente uma religião perde-se a própria essência dela...Fundamentalistas levam ao exagero ideias que devem ser postas em contexto, devem ser interpretadas e não levadas á letra...o meu filho com quase 17 anos acha qualquer religião idiotica porque está a ver os exageros feitos em nome dela e da muita hipocrisia por detrás.... eu não sou religiosa mas acabo por me ver a defender certas coisas que eu admiro em diversas religiões...para mim não está na religião em si mas o que as pessoas fazem em nome da religião...

Não disse nada de novo mas pronto...lol

hugs

MS disse...

right.
Tb segundo a religião católica, o exemplo de S. Tomé - ver pra crer, é exemplo a não seguir no entanto a vida tem-nos ensinado ke não podemos acreditar em ninguém, nem mesmo mtas vezes na pp família, pois tda a gente mente.
Pelo ke kem acredite em palavras (sem ver) está spre a ser enganado. As palavras são vãs.
Como dizem no Puerto carago - kem num sabe é kumo kem num bê. E kem num bê é kumo kem num sabe.
Palavras, leva-as o vento (menos as minhas), maior parte das vezes são marketing..são publicidade às vezes enganosa. Na realidade as palavras fazem sentido se forem coerentes com os actos, caso contrário não valem nada.
Claro ke a religião é pra ser interpretada e aplicada de acordo com a nossa moralidade e não pra ser seguida cegamente, sem atender à moral. Os nossos padrões morais são independentes estão ligados à nossa educação nem sempre prov~em da religião.
Contudo td isto é relativo pois se para nós (ocidentais) é redundante discutir ke não se cospe na sopa nem se bate na avó, pois isso são prácticas comuns e irrefutáveis. Outras partes do mundo haverá onde se cospe na sopa e se bate na avó...

I think I made my point, complemented w/ previous moral quest.

cheers,
Guida

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
redjan disse...

Times: continuas em grande !!! Normalmente ao lado do Johnny ... desta vez sento-me ao teu lado !!!

John C disse...

Ola' a todos.

Vamos la'ver... um de cada vez.

Trezinha, acho que todos concordamos a cerca do fundamentalismo. Contudo, um dos problemas da religiao e' mesmo a interpretacao. No fundo cada um acredita naquilo que quer ou interpreta os livros religiosos de maneira a servir os seus interesses. Para que facas uma analise pessoal do que e' bom e mau (right or wrong e nao good or evil) nao necessitas de religiao, mas sim principios morais/eticos.

Guida, acho que a tua posicao e muito semelhante a minha quando dizes que moralidade existe para alem (e precisar) de religiao. No entanto o teu exemplo e' "pobre" pois "bater na avo'" nao e uma pratica em nenhuma parte do mundo que tenha estado (mas evidentemente, nao fui a todo o lado). E "cuspir na sopa" nao tem nada a ver com moralidade (no sentido que quero discutir: origens).

Times, gosto imenso dos teus analogismos. Se as religioes fossem uma fonte de conhecimentos e sabedoria, indicando o caminho, como explicas a discordia entre religioes? Falas de religiao como uma coisa abstracta mas infelizmente os lideres religiosos teem o poder de influenciar politicas e a vida de milhoes de pessoas. Por exemplo a posicao da religiao catolica em respeito a contracecao (what a f***ing desaster!).

Janjas, nao paras quieto, nao mudaste nada (ahahah)

This is getting interesting...

Teresa R. disse...

Eu estou caladinha a ouvir...

hugs

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
John C disse...

Times, o que e' importante e' agir de acordo com a nossa consciencia. Por vezes fazemos erros mas isso e' natural. Eu estou com a Edit Piaf: "Je ne regrette rien".

O que tenho estado a dizer sao duas opinioes de principio:

1) Nos somos individualmente responsaveis pelos nossos actos;

2) Nao existe uma moralidade universal transmitida por um deus (ou deuses).

Terezinha, esta' quentinho no muro.

Janjas, e' tempo de mudar de equipa...

Ou la' la'...

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
John C disse...

Podias dar uns exemplos, pro' pessoal entender...

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Teresa R. disse...

Em casa entre o meu curso(de textiles)e escola (de sueco) fico contente de vos ter como companhia...

e está um solinho maravilhoso!!...

Continuo a seguir com muito interesse, estas "conversas" são optimas!....

more hugs

MS disse...

John, acho ke não me fiz entender. Esse ex. não é um ex. de moral mas de bom costume, contudo o ke eu keria dizer c/ isso era, ke tudo é relativo, pois akilo ke é um dado adquirido para uma determinada cultura sendo redundante discutir s/ isso, noutras partes do mundo a realidade, os costumes - a cultura são completamente outras.

Kto a isso acontecer noutros sítios do globo..podes crer ke acontece. Uma vez vi num programa de tv uma espécie de uma tribo kk ke a cozinhar cuspia para um caldo, para ver a temperatura a ke o líkido se encontrava...lol (not kidding) tb me custou a acreditar. E tb há kem beba chi-chi por exemplo..lol ..bem é melhor ficarmos por aki..hahaha
Guida F.

John C disse...

Times estas a mudar o assunto. Quanto ao camarada Sigmund, nao me admira nada que a maioria fosse caca. Tratar pessoal com problemas psicologicos, o que e' que esperava encontrar... o Alberto (Einstein)?!

Ola' Terezinha. A minha esposa tambem tem o curso de texteis. Hoje ha' pouco sol por aqui...

Guida, um exemplo verdadeiro para ti. Arrotar a mesa e' muito feio na nossa cultura. Na zona do Sahara quando convidado para comer com os beduinos e' aconselhavel arrotar no fim da refeicao. Nao o fazendo arriscas-te (so' homens) a tomar a via rapida para o inferno... (ahahah).

Beijocas...

MS disse...

lol ..ke nojo...ahaha

guida

Teresa R. disse...

John,

Eu comecei este curso o ano passado e estou a adorar...é só uma vez por semana (versão light) e é óptimo para descontrair e não pensar em mais nada!!...e faz-se umas coisinhas giras tb!...a tua mulher trabalha com isso ou é só hobbie?..

hum..os Quests vão-se seguindo e eu vou seguindo os Quests!...

more hugs

John C disse...

Terezinha, ela estudou textles design e e' uma grande pintora. Mas o que ela gosta mesmo e' dancar Samba. Se fores a este site

http://profile.myspace.com/index.cfm?fuseaction=user.viewprofile&friendid=166113009

podes ve-la a dancar!

John C disse...

user.viewprofile&friendid=166113009


isto e' o resto

Teresa R. disse...

Não estou a conseguir encontrá-la com estes links...como é o nome dela no myspace?..ou há outro link melhor?

hug

John C disse...

Tenta assim:

http://profile.myspace.com/index.cfm?fuseaction=
user.viewprofile&friendid=166113009

o nome e' sambacloggy

Teresa R. disse...

Oh lá lá...she's beautifull!!..will look more, only had a glimpse...I think I saw you there too??..her mate John?...

more hugs

MS disse...

eu vi..é a Ema? Fantástico!

eu tb danço mas não especialm/ samba, nem profissional - hio-hop ragga por aí.
Na Alemanha fui a um Workshop de Samba dado por umas brasileiras. Fui c/ uma amiga minha americana, ela é ke me convidou. Foi tão giro, fácilmente nos pusemos pr'ali a dançar o samba e elas (brazucas) diziam-me ke eu estava mto bem. Os alemães estavam um pouco tensos.
Dpois fizeram um break e deram-nos caipirinhas. Os alemães, havia mtes de gajos tb, ficaram tdos malucos, a partir daí mesmo descontraídos e a 2ª parte é ke foi do melhor lol
..era vê-los abanar o bum-bum como gente grande... ficámos tdos tão alegres, foi uma festa. Há saída a minha amiga..ke ìa a guiar, até raspou o carro do marido na parede do parque subterrâneo. Era carro de Serviço (da empresa), mas ele mm assim ficou fulo e deu-lhe um raspanete, coitada...

cheers, G.

MS disse...

hip-hop (keria eu dizer).
Faltou dizer ke akilo era de manhã...por isso é ke subiu à cabeça!

John C disse...

Em nome da Emma, obrigado pelos ilugios. Ela nao e' profissional, mas ensina e coreografa as dancas (eu sou maridinho baboso).

Nao sou o "mate John". Esse espaco e' so' para ela e os seus amigos (a maioria sao meus tambem).

Caipirinha (de cachaca) e' a bebida oficial da escola de samba (na web e' www.truroschoolofsamba.co.uk)

Beijos...

Teresa R. disse...

Caipirinha...Summertime on the beach!!..my friends at the Bahia Bar used to make them deadly!!..

Em Amsterdão conheci umas brasileiras que levavam o Samba muito a sério...aqui também parece que é animado..

Tenho que ver com mais calma o myspace da Emma, a minha internet é slow para fazer muito ao mesmo tempo..

big hugs