"Rua do tamanho do Mundo"

"Rua do tamanho do Mundo"

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Moral Quest IX

Penso que neste ponto de nossa discussao seria util definir (ou tentar definir) moralidade. As seguintes perguntas se poem: Porque devemos agir moralmente e qual e' a fonte da nossa moralidade.

Em todos nos (salvo psicopatas e outras condicoes) existe uma tendencia natural para nos preocuparmos com o bem-estar de outros, algo que nao se baseia num argumento racional mas sim numa empatia ou afinidade humana. Isto e', a meu ver, um instinto humano basico.

Partindo do principio que somos responsaveis pelos nossos actos, segue que escolhemos os valores morais porque nos regemos. Religioso ou nao a escolha e' individual e aqueles que pensao que podem evitar essas escolhas e dao ouvidos aos seus lideres (e textos) religiosos, politicos ou militares acabam por cometer as maiores atrocidades.

Agindo com responsabilidade moral da'-nos uma "reputacao" que e' reconhecida pelos nossos pares. Quanto mais alcance tiverem as nossas accoes morais melhor a nossa reputacao. Este ponto de vista e' para ser explorado.

I look forward to your participation!...

23 comentários:

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
John C disse...

Times, tenho a impressao que estas a desabafar... tudo bem.

Quanto aos lideres (religiosos, politicos e militares) acho que os humanos teem os lideres que merecem...

Nao fizeste comentario a introducao do conceito de reputacao no ambito da moralidade. Va' la' diz qualquer coisa valente.

The same for you girls...

PS Pensei que um de voces ia pegar na minha piada do paraiso muculmano e do inferno catolico (sao ambos no mesmo sitio, ahahahahahah).

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Teresa R. disse...

Hoje foi um dia estranho aqui por falar em moralidade...um rapaz de 16 anos (faria hoje 17)foi espancado depois de uma festa na sexta á noite no centro de Estocolmo....faleceu ontem no hospital...filho de famílias conhecidas in the high circle of Stockholm...foi pontapeado por 5 rapazes todos com essas idades (16 anos)...

Os médicos agora dizem que se devia ir ás escolas mostrar aos alunos como é fácil fazer lesões cerebrais....a moral já não chega para se deter violência...tem que se mostrar graficamente que faz danos se se espancar uma pessoa indefesa....

Há dois dias atrás na Inglaterra (vi na BBCnews) um rapaz foi apedrejado até dentro dum lago não conseguiu nadar para salvo continuou a ser alvo até afundar enquanto os cá fora viam....

Eu acho que há qualquer coisa de muito errado com o ser humano...ao mesmo tempo que somos tão inteligentes somos muito muito atrasados, vivemos ainda na Idade-média em relacão ao pensamento, aos direitos do ser humano, dos animais, da Natureza..

Estes últimos anos o suicídio entre raparigas dos 15 aos 24 anos atingiu uns valores inesperados (até para a Suécia)...não há muita gente que esteja disposta a falar sobre a saúde da mente...saúde do corpo isso há muitos new trends mas da saúde da mente ainda é muito tabu ou então, as pessoas acham que nada precisa ser melhorado, que está tudo super!!...

E isto é entre o ser humano "normal", então como é quando se trata de casos psicopátas e outros casos??

Anda meio-mundo a disfarcar boas aparências quando por detrás de portas fechadas há muito sofrimento.....
As pessoas em geral são muito egoístas, preocupam-se mais com as suas contas bancárias do que a educacão dos filhos, querem lá saber do bem-estar do vizinho quanto mais em outros países que eles nem sabem os nomes?...

Todos os dias tento me lembrar de ser o melhor que posso, não vou mudar o mundo mas posso mudar a minha vida...somos todos privilegiados no Western World e continuamos a contribuir para que milhões de pessoas vivam com o mínimo, muitas sem isso, e ainda vamos á volta do mundo fazer de polícias e punir ainda mais quem já nada tem, tudo com hidden agendas.....

Nós ensinamos ás nossas criancas por exemplo....acho que chega de double standards....talvez fazendo o melhor que podemos em todas as circunstâncias da vida (não só quando estão terceiros a ver!)já mudamos muito mesmo sem nos darmos conta...eu tento lembrar-me disso todos os dias e mesmo assim ainda falho redondamente...

just a thought....

more hugs

Teresa R. disse...

Voto na Sociatria!...

hug

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
redjan disse...

Johny, Times & Teresa:

gr8 post ... fantásticos comments !!!

Teresa R. disse...

É Times,

Os valores que contam hoje em dia e os da gratificacão imediata....se não ganharmos algo logo não vale a pena investir, seja na vida pessoal, no emprego, no casamento, com os amigos até com os filhos....felizmente ainda há muitas pessoas que sabem que o segredo da Felicidade não está aí e insistem apesar de tudo ...têm integridade e não são uns "selling -out"...por isso há casamentos que duram decadas, até meio-século como temos o privilégio de conhecer....por isso há criancas e adolescentes que mesmo sendo criados sem muitos bens-materiais têm uma atitude na vida louvável...por isso há amigos que a gente quer ter por perto...por isso preferimos talvez não estarmos tão bonitos ou ricos mas dormir-mos bem á noite....

É assustador pensar que há uma toda geracao criada com as espectativas todas erradas...não querem saber de serem "bonzinhos" porque lhes ensinaram que essa atitude não lhes trás sucesso....o que é importante é aprender a ser o primeiro na fila porque esse é que ganha...esse é que se torna famoso e que as pessoas admiram....por trás eu não acredito que realmente acreditem nisso e isso faz com que se tornem ainda mais frustrados...fica-se frustrado porque não se consegue obter os status que se diz ser importante para ser sucessful e ainda mais porque no fundo ninguém quer esse sucesso...a maioria só quer ser deixada em paz, seguir o seu sonho apostar em algo que realmente acreditam...

Eu como tenho um filho que vai fazer numa semana 17 anos fico a pensar o que de bom e mau eu lhe transmiti....espero que o balanco seja bom, eu acredito nele...

continuem assim..

more hugs

John C disse...

Na minha opiniao (que possivelmente nao e' modesta) o problema (que evidentemente nao e tao simplesmente identificado) tem a ver com responsabilidade. Quem e' que e' responsavel pela moralidade?

Os educadores (pais, protectores de menores, tutores, a comunidade e os governantes). A realidade e' que nas sociedades modernas, os pais tendem a abdicar dessas funcoes (bebes vao para o infantario com 6 meses de idade, escolas estao abertas das 7 as 19, adolescentes nao estao sobre suprevisao, etc). Consequentemente as instituicoes comecam a ter um papel mais importante na educacao de principios morais. Mas sera que teem essa "vocacao"?

No meu entender, as instituicoes (escolares) nao estao preparadas para educar mas sim para ensinar. Sera' que a responsabilidade moral pode ser ensinada? Conceitos podem ser ensinados, mas sem educacao terao pouco efeito.

Educacao (na sua forma mais basica) e' transmitida atraves da repeticao (que tem de ser consistente e continua) e mais importante com amor, carinho e sempre com o interesse de protecao da crianca em mente. Mais tarde (a partir dos 7,8 anos) os conceitos podem ser introduzidos e um certo elemento de responsabilidade atribuido a crianca.

Nesta sociedade "moderna" e para que haja coesao as instituicoes (escolares) terao que comecar a ensinar aos jovens principios de responsabilidade moral (que evoluirao com os tempos).

I hope it makes sense...

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
John C disse...

Ola' Terezinha,

Sem moralidade os seres humanos sao mais perigosos que qualquer outro animal na natureza. (Podem-me parafrasear, sem direitos de autor).

Eu tento sempre manter um ponto de vista positivo em relacao a raca humana (e' mesmo um instinto primario de preservacao da especie). Principalmente na capacidade de resolver problemas e melhorar a sua condicao.

Quando certos problemas tomam proporcoes "inaceitaveis" resolucoes sao criadas. Eu sou um grande apologista do desporto competitivo amadconsciensalizaror (principalmente durante os primeiros 30 anos de vida) pois sei que tem beneficios ao nivel mental e fisico. Um dos maiores problemas da sociedade moderna e' o isolamento (enquanto em companhia) e a falta de tempo para introspeccao.

Com a idade, seria bom que se pudesse consciensalizar e transformar uma vivencia quantitativa numa vida qualitativa (atraves da leitura, meditacao ou simplesmente verbalisacao de ideias).

Vou-te contar um segredo: Durante muitos anos pensei que a minha inteligencia (aqui no sentido natural, de interpretar o que me rodeia) era uma "maldicao" e que se fosse ignorante (no sentido de nao ter consciencia e ser afectado pelo que me rodeia) a vida seria muito mais "simples" e eu seria "feliz".

Mas mudei... levou muito tempo e tive de mudar a minha percepcao de mim proprio e do meu relacionamento com o mundo natural. Um dos processos mais dificeis e' remover algo do nosso sub-consciente que sabemos que nos afecta socialmente. A razao e que se tem de "construir" algo novo para substituir o que la' estava.

This is getting very heavy, see you later...

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
John C disse...

O Times disse...

"... e que me colocaram em contacto com a minha transcendência."

Explica la' ao pessoal o que e' que e' para ti transcendencia?( maximo 100 palavras). Se nao estamos aqui ate ao nascer do sol e nesta epoca do ano esta' um pouco fresquinho...

Teresa R. disse...

Cheguei agora a casa depois de um dia longo e ler os vossos comments tem um efeito óptimo....não sei se hei-de rir (pela maneira divertida e irónica de escreverem) ou chorar (pelo conteúdo do que escrevem)..ok, decido-me por rir, faz melhor á saúde ( do corpo e da mente!!)...

John, eu também prefiro, mesmo sofrendo mais um pouquinho, não ser cega ou me fazer de cega do que estar desligada do que me rodeia ou de me ser indiferente o que se passa há minha volta....
Não sei se tem a ver com inteligência ou não pois eu conheco tantas gente inteligente com prioridades muito diferentes....os que são inteligentes o suficiente para verem the state of things fazem de conta que nada se passa, só se manifestam quando as suas próprias "agendas" estão em perigo........e assim se vai vivendo, somos todos cumplices deste teatro...em versão maior ou menor esta atitude está infiltrada nas nossas vidas, no nosso quotidiano....esta expressão "even a blind man can see" é muito apropriada...but the most prefer not to...

Eu não tenho as palavras certas para conseguir "pin-point" o que se passa de errado no Mundo (vocês são muito melhores nisso) mas sei no meu intimo que algo não está bem...mas também sei que não há muito que eu possa fazer para mudar o que está mal...o que eu quero é saber-me, sentir-me, ser um ser humano bom, positivo e que espera também isso dos outros...ficamos mais vulneráveis talvez mas para mim a vida assim tem um melhor sabor...

Times, acho essa ideia the examinar o fim-do-dia óptima...a maior parte das pessoas vai para a cama já a pensar no amanhã....

Na sexta vai haver uma demonstracão aqui contra a violência in the Streets of Stockholm....

more hugs

Teresa R. disse...

Se ficarmos ao frio até ao nascer do sol todos nós transcendemos!....

hugs

MS disse...

John..I am a bit busy right now, but will comment on this one, later.

G.F.

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Teresa R. disse...

GIFT FROM AN OLD STORYTELLER...

In the quiet years that have outgrown rhyme
I take me in a slow embrace
Kiss the child ready to dribble again
Bless my youth poised for a mad last fling.

You call me eccentric
Mutter as my steps force you to slow your own.
Some other time
Some other place I'd be honoured -
Even my growing down would be watched
In case a pearl of truth be found in the spittle
Running across my hairy chin.

I've read 'good books'
Listened to the man who understood cats 1
Seen it's only the quest that differs.
"In order to arrive where you are, to get from where you are not,
You must go by a way wherein there is no ecstasy" 2
Yet there, here,
Where I am - but cannot find -
Is the only place I can ever be
And I am at peace in not knowing.
This is the wisdom of my undoing.

Strange words? Complain that they're for the wise and intellectual!
Too difficult? No. You feel my meaning.
Yes, they are for you alone.

But for the sophisticated seeker searching for sense
Looking for rhyme and philosophy
When there is only nonsense
I'll try and put it more simply…

Take me in a slow embrace
Kiss the child
Bless the youth
See yourself reflected in the dribble on my face
In the terror of bewilderment…
is grace.
--------------------------------------------

1. T S Eliot
2. The Four Quartets, 'Little Gidding' by the man who understood cats

~ Liz Ginko ~

something nice...hugs

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
John C disse...

Boa Times, transcendencia explicada...

O Mourinho nao precisa de Tarot, recebeu £3 milhoes para sair do Chelsea.

Gosto de saber que gostam de poesia.

Just as I live
on this blue planet
have endeavour to believe...
not in the internet!

(oo)