"Rua do tamanho do Mundo"

"Rua do tamanho do Mundo"

sexta-feira, 15 de junho de 2007

História de um anónimo!

O Becas Perry pediu-me para publicar esta história, mas não diz de quem é... nem no texto se identifica o autor.
Por esta vez escapa... mas juro que não vou deixar mais textos anónimos!
Abraços!





Lisboa, 11 de Junho 2007

Pois é, depois de ler na diagonal o blog do nosso bairro, torna-se “irresistível” não contribuir para relembrar algumas recordações de infância que se diga por sinal bastante feliz no meu caso!

Agora bastante afastado no tempo muita coisa se apagou, e estou certo que principalmente as recordações menos boas foram as que mais depressa voaram!!!

Não considero ter sido um grande participante nas aventuras da RCB, principalmente na rua 1, mas digamos que fui antes demais um observador mais ou menos atento que por causa da diferença de idades na época jamais poderia participar em muitas delas. Mas algumas ficaram famosas e outras não. Aquelas em que participou por exemplo, o Nuno Salazar serão inesquecíveis ou tantas outras como por exemplo, estas que aqui recordarei e que mais alguém poderá pegar e desenvolver melhor:

- Os desafios de futebol, já recordados, no relvado inclinado nas traseiras da rua 1 que acabavam quase sempre com uma derrota contra os miúdos dos blocos ou então com a D.Estefania a chamar o Toninho para vir para casa!!! E o desgraçado, lá ia muito contrafeito...

- Os jogos ao berlinde no quintal do Rui dos “Chapelinhos” ou no fim da rua 1....

- As noites de Santo António com grandes fogueiras...

- A moda das corridas de caricas na beira dos passeios, feitas com o interior em cortiça e o nome dos ciclistas recortados dos jornais desportivos da época perfeitamente acabadas e forradas a plástico ....

- Os jogos de pião de azinho, devidamente decorados (comprados na tasca do Sr. Manuel) com o circulo desenhado no alcatrão, e quem falhasse no meio do mesmo o tinha que deixar, para que depois os outros o bicassem.....

- As armadilhas para armar aos pássaros nas Oliveiras comprados também na tasca;

-A moda de criar patos ( Eu, o Jorge Salazar , o Rui da Nova, o Rui irmão do Este e mais alguém??? );

- A moda das bicicletas com volante de Cross (Armando Nogueira);

- Quanto à “guerra” lembro-me e não sei se será verdade, que houve alguém que chegou a ser crucificado num estendal da roupa, ou de alguém que levou com um balde de pedras da calçada na cabeça quando passava por debaixo de uma arvore no quintal da D.Estefania salvo erro????;

- Os passeios de mota (quando era nova) na celebre Honda CB50 da família Salazar... ou até mesmo no BMW 2002 verde com caixa automática ....grande máquina!!!!;

- Uma bicicleta de “sonho” da família Salazar da marca Turino 500;

- Os passeios no Renault 16 com o Jorge Esgalhado e o irmão Pedro sempre muito “devagar e com cuidado”!!!!!!

-Os cães que marcaram –“Brownie”, o Leão (grande saltador), a Maia e tantos outros....

Ao Pai Salazar Antunes dedico esta história!!!

Um belo dia vejo uma grande máquina no quintal de um vizinho (Maserati- salvo erro tinha a cor roxa??? e com matricula estrangeira.....). Como acelerava meu Deus!!!! Ora o meu Pai tinha um Carocha!!!! E a inveja é uma coisa muito má!!!

Imaginem do que me fui lembrar ?

Colocar umas batatas nos dois tubos de escape, sem sequer sonhar com as eventuais consequências de tal barbaridade!!!!

Assim foi, até que passado um dia o pai Salazar vai dar à chave e nada!!!! A grande máquina não pegava!!!!

No dia seguinte, vejo uns senhores de bata azul de volta do carro, junto dos quais me juntei como se de nada soubesse, fazendo o diagnóstico ao mesmo, até que finalmente depois de muitas tentativas lá pegou e era batata por todo o lado!!!!

Ora confirmou-se que não há crimes perfeitos e alguém me tinha visto a pôr as ditas nos escapes da “bela máquina”. Esse alguém eu não digo quem foi, ele que se manifeste se quiser!, mas o certo é que bufou e fui logo apanhado!!!!

O Pai Salazar, com a sua grande calma e simpatia ficou muito triste e zangado comigo, mas certamente compreendeu que se tratava de uma brincadeira de criança e não me bateu e nem sequer disse nada aos meus pais, pois ele melhor do que ninguém sabia o que era ter um filho “asneirento”…

Enfim, tantas histórias que poderão aparecer com o tempo, e com a ajuda do resto da malta !!!!

Prometo que voltarei com um “artigo” que já tem nome e algumas linhas, o qual terá bastante piada!!!!

“Os carros e máquinas do nosso bairro”

Hoje fico por aqui,

“Alvaro de Campos”

Um grande Abraço e até breve

19 comentários:

redjan disse...

O teu Pai tinha um Carocha ?? Mmmm. já é um começo .... anónimo!

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Pois eu sei bem quem foi... e lembro -me bem desta história!Imaginem o meu pai,a guardar o carro dum primo e de repente ele não pegava...hahahahaha!!!!
Vou esperar para ver se chegam lá

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
redjan disse...

O Rui... irmão do Este ? Criar patos ? Aposto na... Ligia !!

Janjan

Anónimo disse...

Correção Janjan: Rui Vasco não é o irmão do Usted, o Rui Azevedo é (e não é Este lol), mas criava patos...

Aposto num Rui mas qual deles???

1ª pergunta: qual deles gostava mais de batatas???

2ª pergunta: Eram batatas roxas ou brancas?

3ª pergunta: Estavam cozidas ou estavam cruas?

Inspector Gervásio

redjan disse...

Este ou Usted ? Ao menos na Sombra do Vento ( Carlos Ruiz Zafon ) vamos tendo pistas ....

Certo ..... retiro a acusação à Ligia ... mas mantenho-me atento !
E cozidas não estariam, senão não entupiam escape algum ... right ?
E roxo ... já era o carro ... too many coincidences .. por isso era batata branca !
Mantenho o suspeito como um Rua Unzensse ! A ver vamos...

Anónimo disse...

As batatas eram cruas e se não fosse o meu nome vir à baila,ficavam sem saber quem è o anónimo.Inês;sem querer tirar o gozo que isto te está a dar,confesso que não achei piada a andarem a confundirme com um anónimo pois não faz o meu estilo.Sei prefeitamente quem foi,e o Times também já sabe.espero que não se desbronque por mais uns tempos.Dica:era da rua 1 e mais novo que eu.Também tinha irmãs,mas lá emcasa eram + que na minha.RuiVasco

Ginha disse...

Pela conversa que se vê em cima tem de ser um dos mais velhos (ele diz que não dava para participar pela diferença de idades!) .

Quem é o RuiVasco? Não o conheço por esse nome! Mas os Rui's que conheço na rua 1 participaram bastante das brincadeiras da rua, até mesmo na rua 2.

Anónimo disse...

O Rui Vasco, pois, ninguem o tratava assim, era o Rui da Elsa...
E depois havia o Rui da Nova....
Mas Rui,não eram mais irmãs do que em tua casa!Tu tens 3 irmãs, ali eram só 2 raparigas!E outra coisa Rui, nunca foste de fazer deste genero de asneiras, ou foste?hahahha!
Bjos

Ginha disse...

Obrigado pelo esclarecimento Inês. O Rui da Elsa conheço bem!

Beijinhos a todos

redjan disse...

Well diferença de idades, duas manas .... mmmm !

Ok... Becas Perry .... porque te lembraste de fazer puré de escape ?

Jan

redjan disse...

E a moda de criar patos ... há um post de há uns tempos em que uma foto mostra um mini criador de patos ...
E anónimo ... eu utilizei o termo ' Este ' porque vinha no texto ... Não para definir ' usted ', cuja origem tive oportunidade de acompanhar, saída da tertulia do Sr. Calvo e glosando uma tirada em voga numa telenovela de então ...

JPF disse...

Bem, Janjas... se queres entrar pelo tema das alcunhas do fernando Azevedo, Usted, esté, ingusted, sei lá... fala com o Miguel Calvo...
Cada vez que eu ía lá a casa, havia uma nova alcunha para o Fernando... e havia umas giríssimas (é pena o Miguel não vir aqui...)... algumas com génese semelhante à do Times... palavras mal pronunciadas, muitas delas eram nomes de jogadores que o «herlander», não pronunciava bem... eu sei lá.

«Joãozinho»

JPF disse...

Atenção... eu não chego lá... porque é uma rua que eu não conhecia bem as suas personagens...

Mas posso alertar os «inpectores» que há um post anterior que fala numa família que criava patos...
Os Perry!
Seria um Perry mais velho?

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Ó Jonas tensf uma maneira de farlarf muxo exskessita... eheheheh.
Por acaso não me lembro das outras alcunhas...mas a tua irmã ja me lembrou uma tua "Jacinto" eheheh.
O Miguel já me disse que um dia entrava aqui «em grande», para contar as suas memórias.
Lembro-me do Nuno Calvo ter posto uma ao Miguel quando ele era pequenito, o "Salsa".

Inté Usted

Anónimo disse...

Times

No outro dia, vi o Armindo la na minha loja. Mandou um abraço a todos.
Ele esta na mesma, magro como eu.

Abração do vizinho geminado

Usted