"Rua do tamanho do Mundo"

"Rua do tamanho do Mundo"

terça-feira, 12 de junho de 2007

Os Jacós, que eram 23... ou mais!

"Jakós" ou "Jacós",
Não sei realmente como se escreve, mas ainda ninguém se lembrou deles? Maus como as cobras e feios até dizer chega...Sempre com ranho no nariz... Nunca vi putos tão ruins como eles! Dizia-se que eram 18 ou 19, já não sei muito bem, aliás acho que ninguém sabia... Eram irmãos ou primos? e as Mães quantas eram? Alguém sabe?...
Pois bem, quando penso nos Olivais vem-me sempre à memória, aquela família que andava sempre à procura dos putos da Bafatá. Havia dias que não se podia sair à rua por causa dos "monstros" e quando andava na rua, a minha visão era como uns binóculos à distância sempre à procura dos ditos Jakós...roubavam tudo o que se mexia!
Um belo dia, a minha Mãe pediu-me para ir ao famoso "Pingo Doce" (que na altura ainda era Jumbo) para trocar um vale de garrafões de água do Luso por umas compras, que já não me lembro muito bem.
Atravessar desde a nossa rua, até ao Pingo Doce era uma verdadeira aventura. Quando me viam ao longe começavam logo: - PÁ, ALI VAI O RUSSO! ( eu devia ter cara de dinheiro!). E quando conseguia ir e vir sem acontecer nada, era um verdadeiro milagre, as notas tinham de andar sempre nas meias ou nas cuecas!...
Mas um dia, estava eu em frente do balcão das informações e sem querer, tinha na minha mão o dito talão virado para trás das minhas costas, até que um dos famosos JAKÓS (o 10º!!) aproximou-se por trás e roubou-me o talão dizendo: - Ó russo, é pá bucha...ganda fomeca...! Bem, tinha as pernas a tipo varas verdes, tremiam até mais não...eu não sabia o que havia de fazer, precisava do dinheiro e mais uma vez não podia dar parte de fraco.
Eu do lá de cá das caixas registadoras a ver o grande JAKÓ a comprar tudo e mais alguma coisa...Não sabia o que fazer, estava a ser gozado completamente e os "chungas" todos a rirem-se à gargalhada...
Bem, decidi ir falar com outra personagem o "TARILA" ( lembram-se?....Andava sempre com os copos!) e disse-lhe: - É pá, Tarila, tá mal...o Jakó tá a ser foleiro!...e patati...patatá.. (tinha de se usar sempre a linguagem Olivalense, porque senão não se era dos Olivais...). Vira-se o TARILA e diz: Ouve-lá puto, tás pái com coissass vai lá e tira-lhe a massa, men!... não tenhas medo dele!! Bom ouvi isto, enchi-me de coragem e lá fui eu...
Apanho o JAKÓ na garagem do piso inferior e ele sem querer mostra o pouco dinheiro que ainda restava, ao mesmo tempo que se empanturrava com "as minhas bolachas"...num gesto súbito tiro-lhe a nota das mãos...parecia que tinha acordado um leão...derrepente saca de uma navalha e encosta-me à parede do elevador sempre limpinha, claro...ai não me desfiz todo por mero acaso...o que tinha recuperado eram uns míseros 20 escudos e não valia de maneira nenhuma a chatice que estava a arranjar...o que de imediato lhe devolvi o dinheiro....
Não sei como este episódio modificou o ambiente, o que é um facto é que a partir desse dia o grande JAKÓ passou a falar-me sempre que me via e nunca mais se meteu comigo...
Nunca mais vi JAKÒ nenhum!!! eram tantos...Mas também não deixaram muitas saudades!
Becas Perry


Ainda bem que lembras Becas.
Os famosos Jacós!
tenho várias histórias semelhantes vcom eles. De me gamarem a massa toda quando ia à mercearia comprar qualquer coisa...

Mas lembro-me que havia um deles que era meu amigo, pelo que às vezes, quando topava que ele estava no grupo dos manfios, aproximava-me dele... e o tipo não deixava os outros lixarem-me.
Andavam sempre ranhosos... muita mal vestidos.
Tanto o pai como a mãe tinham os olhos tortos, certo?
Quando se ia ao café do Gordo, esse antro de droga, eles morava no primeiro andar, por cima, ligeiramente á esquerda. havia sempre duas ou 3 pessoas à janela... (se havia lá em casa 30 pessoas... tinha que ser)
desconfio que alguns bébés terão caído da janela... porventura alhguns miúdos terão falecido atropelados, outros terão morrido em assaltos, ou na prisão... sei lá...

Que vida.
Será que alguém conhece algum Jacó???

Já agora... era giro... voltar a ver um Jacó.
Imaginem que um dos Jacós era agora... sei lá... magistrado do ministério Público... inspector da PJ... sei lá... tinha piada!

E os gémeos Vidal? do Prédio mesmo em frente á rua? Não se lembram?
Que mafiosos!
Esses, onde estarão? Eram maus pa caramba...
Obrigado por teres lembrado Becas!

«Joãozinho»




2 comentários:

redjan disse...

Na mouche ... uma versäo da Familia Dalton,mas em numeroso e anos setenta , Olivais Sul !

E o primeiro terror mor dava pelo nome de Guimó .... näo tenho a mais pequena duvida ! O que fazia dele o Guimó Jacó !!! Lololol ( este lol é só para dar um cunho dos dias de hoje !! )

Janjan

Anónimo disse...

Belissima história Becas.
Mas olha comigo eles não se metiam, diziam sempre, olha é o filho da professora...respeitinho é muito bonito ehehehehehe (ufa ainda bem para mim)


Janjan

O Guimó foi aluno da minha mãe...safa...os gemeos Vidal tb... safa ao quadrado!!! (Se o Bin Laden soubesse que eles existiam..)


João

Um dos Jacós (se é o 3º, o 11º ou o 25º não sei..) trabalha nas Amoreiras.


Abraços a todos

Usted (fernando)