"Rua do tamanho do Mundo"

"Rua do tamanho do Mundo"

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Moral Quest II

Para a maioria dos humanos (cerca de 90%) concordam que desviar o curso do comboio para "salvar" 5 pessoas e moralmente aceitavel ( vasto estudo ja realizado). Um dos pontos mais interessantes do estudo e que "moralidade" baseia-se em necessidades biologicas da preservacao da especie humana. A polemica aqui surge sobre a percepcao (erronea) de que religiao e necessaria porque da aos humanos o sentido de moralidade (se bem que todos concordem que guerras e genocidio sao na maioria criadas por causas religiosas). Timex, genocidio e a traducao que se deveria ser feita do comentario do Stalin (para ele genocidio ou estatistica era a mesma coisa!)

Mas gostaria agora de vos por uma pequena mudanca no senario previamente descrito. E se a unica maneira de parar ou descarrilar o comboio fosse por um obstaculo pesado no seu troco. O unico "obstaculo" pesado era um individuo(a) que esta sentado numa ponte sobre a linha do comboio. Decedirias empurrar o individuo para a linha para "salvar" os cinco?

Convido-os a participar no debate...

Um abraco, etc... John C.

16 comentários:

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
redjan disse...

Times & John .... que belo diálogo, I must say ! No evento de 2008 quero ficar na vossa mesa ! E não estou a brincar!

John C...

Já disse ... continuo quieto em relação à intervenção para alterar o destino! Porquê? Porque salvando uns condenava outro . E se fossem criancinhas vs idosos ? Pois ... não sei .... dá para não perguntares isso no Moral Quest III ?

Cristina CN disse...

Ok pronto aí já desisto, não tinha coragem de atirar fosse quem fosse prá linha. Mais uma vez respondo assim por instinto sem pensar muito na coisa. Carregar num botão à distãncia ainda vá, mas ir lá mesmo com as minhas próprias mãos emprurrar alguém, não dava.

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alberto Perry da Câmara disse...

Bom pessoal, como bom Samaritano Bafatense e para que um dia erguessem uma placa de marmore com o meu nome, dizendo " Aqui jaz Alberto Perry que se atirou para a linha para salvar seis pessoas".

Perceberam?

Um abraço

BPerry

Cristina CN disse...

Boa Becas, isso é que é solução :)
(Embora não me pareça que estivesse englobada nas hipóteses do John C)

John C disse...

Nao Times, pretexto implica que a violencia usada em nome das varias relegioes nao seria implicita ou complicitamente aprovada pelos liders religiosos. Lembras-te da inquisicao, dos cruzados, das conquistas feitas pelo "profeta" mohamed, etc etc.
Uma das teorias e que a necessidade que temos de compreender a nossa existencia (no sentido proposito) e um by-product da nossa evolucao biologica que desenvolveu o sentido da nossa preservacao.
(Peco descupa, mas para mim torna-se extremamente dificil argumentar em portugues).

Por agora, fico-me por aqui...

Um abraco, etc.

JPF disse...

Bela discussão, que exige reflexão, e recurso aos nosso valores, à nossa fé, ao que acreditamos.

Mas confesso-vos, eu estou como a Cristina. Não seria capaz de oprdenar nem uma nem outra coisa.
Então que faria?
Colocaria toda a minha imaginação e capacidade croiativa numa terceira solução. provavelmente não encontraria nenhuma... mas eu morreria em busca de...


«Joãozinho»

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
John C disse...

Times, a maioria das parabolas atribuidas a "religiosos" ajudam pouco na compreensao da nossa condicao. O que fazem e encobrir a nossa responsabilidade individual (esta critica e para mim tambem) por vezes por causa da nossas duvidas por vezes pela nossa "cobardia". Como sabes os Jesuitas diziam "deem-me o rapaz e eu dar-lhe-ei o homem" o que nfelizmente e verdade na grande maioria dos casos. Por isso e importante nao endotrinar as nossas criancas mas sim dar-lhes a abilidade de escolher e compreender as razoes das suas escolhas.

Ja chega, esta a ficar muito seria esta conversa.

Um abraco, etc...

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cristina CN disse...

Então se é para seguir o nosso verdadeiro Ser não vale mais fazer como eu, a primeira coisa que vem à cabeça por instinto? Vem lá do cantos mais profundos do meu ser nem eu sei bem de onde, logo deve ser o meu verdadeiro Ser. Se ficar meia hora a pensar já não vai ser o meu verdadeiro ser, vai ser o ser que eu queria ser, que eu gostava de ser, etc etc

John C disse...

Sem querer simplificar a nossa (humana) existencia o que importa sao as nossas accoes (ou inaccoes) no que diz respeito ao mundo exterior (interaccao com outros). A nossa vida interior e completamente irrelevante, principalmente porque porque nao somos quem eramos ha 20 anos atras. A relevancia da discussao da origem da moralidade humana e muito pratica e importante no sentido em que poderemos evoluir e passar essa mutacao para as geracoes futuras.

E mais importante exprimir as nossas opinioes atraves da nossa experiencias do que citar outros (mas eu sei que e dificil).

Vamos la... John C.

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
John C disse...

Com a minha experiencia em varias culturas penso que nao esta nada errado em avaliarmos os outros, "à luz do nosso código de conduta," (qual e a alternativa?) a questao aqui e mais analizar-mos as nossas condutas, as suas origens nos humanos, e o direito de as impormos aos outros. Atraves da historia humana preconceito tem criado inumeros actos de aberracao. No meu ver, isto e resultado das nossas inseguridades (e ignorancia) mas pode ser corrigido.

Mais sobre este assunto esta para vir...