"Rua do tamanho do Mundo"

"Rua do tamanho do Mundo"

sábado, 29 de setembro de 2007

Tó Leitão: «Mundo árabe e Ocidente»

Ola',João.
Antes de tudo tenho que referir-me ao que disse o João Camacho,que
queria apenas uma" discussão amigável."

Se o meus comentários parecem
pouco cordiais,apresento sinceras desculpas.
Escrevo desta maneira porque me parece que, talvez, o pessoal não
esteja com paciência para ouvir, um To' Leitão qualquer, a falar
sempre na mesma coisa.
Fiquei com muita curiosidade,isso sim:não e com frequência que eu aqui
nos "stiks",encontre alguém interessante com quem trocar ideias
(e que não me acuse logo de ser pro' árabe).
Se me permites:
primo -justificar invasão do Iraque porque há mil anos,etc..
Não falo se árabes de antanho,os exemplos que dou são de ocorrências
dos nossos dias ,a mentalidade deles e que e a mesma que era há" mil"
anos.Conquista e imposição aos infiéis do Islão ,são parte intrínseca
dos mandamentos da sua religião ,e se a morte advier desta missão, o
"mártir=santo" vai direitinho aos prazeres do paraíso.Quando dizem
que não tem que ser democratas, porque isso também ,e um conceito
ocidental ,posso ficar irritado mas...quando dão cabo das suas
minorias étnicas/religiosa ,posso sofrer por elas,mas são assuntos
internos,e...Agora ,por5que e que eles odeiam o ocidente?Porque os
batemos ,porque os criticamos porque os roubamos...Será que eles não
nos venceram,não nos criticam e roubam?
Nas comunidades muçulmanas da Europa ,em que tanto apelam a tolerância
da sua fé e ao sei direito de ser diferente, ensina-se que um infiel e
como um animal ,do qual se pode dispor a vontade;vende -lo no shuq
,carrega-lo(escraviza-lo)ou mata-lo.Utilizam a nossa consciência
ocidental para pedir justiça e tolerância ,quando não nos reconhecem
nem sequer o direito de sermos humanos.
Os Árabes e os Muçulmanos em geral, vêem-se como
guerreiros.Periodicamente tem necessidade de se auto justificar,dai
os seus ataques terroristas ao ocidente,onde todos somos culpados.
Por razoes erradas ou mesmo injustas,acho que a invasão do Iraque foi
um mal necessário pois não permitiu o crescimento do tal líder.Outros
virão é certo ,e ate passar esta onda de extremismo,teremos que nos
haver com eles ,a bem ou não.
Deixo a ti a decisão de por ou não isto no blog .
De qualquer das maneiras ,obrigado.
Um abraço


Tó Leitão

5 comentários:

redjan disse...

Tó:

No dia em que deixares de falar com a tua consciência, a tua clarividência tudo perde o sentido.
No dia em que não for importante a tua opinião ....será a de quem então ?
No dia em que alguém decidisse não publicar este teu post ... nesse dia eu saía na hora !

Aprende-se a ler-te, aprendemos quando ouvimos ... e que bom foi reganhar-te na Bafatá dos meus dias !

Janjan

John C disse...

Grande To'. Penso que nenhum de nos tem a experiencia que tu tens do medio-oriente. Quando andava a viajar, costumava categorizar povos, culturas e pessoas acima ou abaixo duma linha que imaginava. Acima da linha estavam aqueles que respeitavam a vida humana e abaixo aqueles que nao demostravam esse principio. Mais tarde apercebi-me que alguns fluctuavam acima e abaixo dessa linha dependendo que assunto se discutia. As vezes o fanatismo de certas posicoes surgia por nao terem a capacidade de pensar por eles proprios e comecavam a regorgitar crencas. Compreendi entao que era muito perigoso fazer certas pessoas pensar e ver o mundo de uma forma diferente. Tenho a certeza que sabes do que estou a falar e as tuas opinioes nao so teem o meu respeito mas tenho que te agradecer por enriqueceres o meu conhecimento.

Quanto a invasao do Iraque acho que e infeliz chamar-lhe "um mal necessario" pois justifica todos os tipos de abuso incluindo o uso de tortura a prisioneiros. Como sabes e contra a Convencao de Geneva.

Never shy away, my friend!

redjan disse...

John C.

As always .... lê-se-te e.... aprende-se também !

Teresa R. disse...

Se vocês a escrever são assim tão interessantes e envolventes, imagino como devem ser optimos os momentos em que vocês estão todos juntos "in the flesh"!...continuem assim,

hugs

John C disse...

Na "flesh" somos mais tenrinhos ahahah