"Rua do tamanho do Mundo"

"Rua do tamanho do Mundo"

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Teresa Rego, mais uma bafatense adoptada

Com a minha familia em 1991 (estou sozinha á direita da estátua)
Esta é recente, com o sobrinho do meu filho...


Teresa disse...

Estou muito surpresa de encontrar um blog com tantos nomes do passado!...voces não se lembram de mim talvez, nos viviamos numa outra rua, na Praca de Bilene..tenho mais irmãs e passamos os nossos anos de adolecentes com amigos dos Olivais...eu costumava visitar o Bi depois das aulas numa loja de desporto no Rossio, estranho lembrar esses tempos...fico feliz de saber que estão todos bem e em contacto..eu tenho um filho com 17 anos, o Alex e vivo em Estocolmo...

bem, isto já está muito longo, provalvelmente nem se vão lembrar de mim, eu e a minha irmã eramos mais chegadas ao Nuno Salazar..tempos passaram, muita coisa boa e má se passou mas estou feliz...um grande abraco a todos os que foram meus amigos, continuem assim..hugs,


Teresa Rego

52 comentários:

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Teresa R. disse...

Não!!..lol.. o Bi näo tem que esplicar nada porque não fomos "chegados"...só amigos....o mais provavel é que ele nem se lembre de mim....ok, vejo o teu ponto, mando uma foto depois, eu própria fiquei surpresa de ter encontrado pessoas desses tempos..hug

JPF disse...

Cá vai Times, tu pedes, tu mandas...
Fotos na linha num minuto!


«Joãozinho»

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JPF disse...

Este Times é danado prá brincadeira...

Não ligues Teresa, é só para te deixar á vontade!

Agora queremos que contes histórias tuas relacionadas com a rua tá?

«Joãozinho»

JPF disse...

Este Times é danado prá brincadeira...

Não ligues Teresa, é só para te deixar á vontade!

Agora queremos que contes histórias tuas relacionadas com a rua tá?

«Joãozinho»

Alberto Perry da Câmara disse...

Não me lembro, mas está convidada para o próximo almoço! ah! isto se o Bi deixar, claro!!!

E já agora que anda por aqui, conte-lá que saudades lhe trás a Bafatá?

Benvinda ao:

["Bafatá Espirit" (JanJan)]

capesi disse...

Estes gaijos (Times e afins...)estão a chegar ao ponto do passanço!!! eheheheheheheh

Teresa,
Grande beijinho para ti e devo dizer-te que estás igual, coisa estranha por aqui, uma vez que ninguém está diferente!
O Rossio, durante uns anos, foi meu "quintal", mas o domínio era mesmo a Rua do Carmo, Rua Nova do Almada, Rua Garret e Largo do Camões! Tempos fantásticos e ondas acima da média, ou então, não! LOL!

Mantenho, estás igual, o que é estranho por estas bandas à excepção do Kitos, que se mantem na mesma...

Beijos e Abraços,
Bi

capesi disse...

Cid,
Reparaste que não te chamei Quitos??? eheheheheh
Big Abraço,
Bi

Teresa R. disse...

Olá outra vez!
Achei giro te lembrares de mim Bi....afinal tinhamos uma amizade meio platônica não era?...Não vou puder ir ao vosso jantar mas muito obrigado pelo convite, estou em Estocolmo este Inverno...se alguma vez fizerem um jantar aqui então será diferente!!..lol...vou-me lembrar de vos procurar na próxima visita a Portugal...eu não tenho ido muitas vezes desde a morte do meu pai em 04...melhor tempos virão, tenho a certeza!...um beijo grande para ti também Bi, achei que estavas diferente mas reconheci a tua cara...afinal crescemos todos não é?...ao ver as vossas fotos realizei mais uma vez (tem sido uma constante nestes tempos) que estou tão mais velha também.....tens um filho ou mais?...sei que estás apaixonado pela tua mulher o que é optimo, continua assim....desculpem se o português está um pouco fraco mas é falta de prática!!..beijo aos Salazar e continuem assim Peter Pans deste Mundo!!...hugs

redjan disse...

Teresa: Nao me lembro de ti mas .... ja vou gostando !! Estocolmo ... vou la todos os anos, a minha segunda ex eh de la, levo sempre o meu filho Francisco a ver a Avo e aproveito eu para uma semana de luxo! E curioso, o Miguel Chinita tb estah ligado a esse pais fantastico. Bafata/Sverige parece uma boa alianca...

PS: Continuo sem cedilhas e afins !

Janjan

Teresa R. disse...

Pois é Janjan, eu também não me lembro de ti....tinha-mos amigos diferentes nessa altura...eu era também muito low-key, quase não se dava por mim e além disso não era Bafatense!...mas tem sido giro ver como vocês continuam todos bons amigos...eu sou uma nostálgica nata(como se pode provar mais uma vez!!) e gosto de me lembrar de tudo e todos os que fizeram diferenca, maior ou menor, na minha vida....o meu filho é meio sueco portanto Sverige/Portugal é sempre especial para mim...gosto de viver aqui e estou até a aprender sueco..pratar du svenska?..jag försöker men det är svårt!..(será que está certo?)...chega-se aos 40 e faz-se uma revisão da vida não é?..um pouco de uma "existencial phase"??...ok, num tom mais leve, os dias estão a encurtar, mais um Inverno Nórdico á frente...acende-se muitas velinhas e vai-se para a cama cedo!...continuem todos assim,hugs

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Teresa
Não recordo mas amigas do Nuno...nossas amigas serão?
Beijos

Teresa R. disse...

Oh Times, tu és implacável!!...será que para escrever neste Blog é preciso primeiro ir á escola??...talvez a minha escolha de palavras não seja a melhor mas se vou pensar muito nisso vou-me paralizar!!...não, nós não discutia-mos filosofias de Platão ou outra,lol...ainda vou descobrir qual é a palavra mais apropriada!!...afinal também não era platonic love...bem, já está uma embrulhada de palavras...agora vou pensar 3x antes de escrever, está bem??..lol...o que vale é que eu não me deixo intimidar facilmente senão estava tramada com vocês!!...hugs

Teresa R. disse...

ia esquecendo, Inês, então não te lembras de mim mas deves te lembrar da minha irmã Rosário?...eu e tu realmente nunce fomos muito chegadas mas com a ela foi diferente?..ok, há-de vir, não te podes lembrar de todas as amigas do Nuno!!..lol..hugs

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Teresa R. disse...

ok Times, you win...não me vou "enterrar" mais!!..afinal não é assim tão sério!!...tou a ver que contigo não há chance!..hug

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
redjan disse...

Não há mesmo Teresa.

Vi ses i morgon !

Janjan

Teresa R. disse...

Times, acho simpático brincares, ás vezes não sei se sou eu que que me esqueco de rir....todos precisamos de rir muito e melhor ainda, de rirmos de nós próprios....além disso, desde ontem á noite que ando sorridente, este blog é divertido, vocês todos são...
Janjan, kommer du i morgon?..vi måste träffar för fika!..jag vet min svenska är dålig!!

Se estiver em Maio 08 em Portugal claro que vou!...desde que não me perguntem solucões matemáticas ou questões filosóficas!!.lol...e quando vierem para estes lados digam...big hugs

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JPF disse...

Bem, falta alguém explicar à Teresa que o Times é o gajo mais porreiro ao cimo da terra...

Não vá ela ficar com uma ideia errada!

Só que é danado para os «quiz», e tá sempre a problematizar, porque é a forma de ele ver a vida...

O que é muito interessante!

Adorei o vosso diálogo!

Continuem...
Eu continuo sentado no muro da Estefânia a assistir...

Ei, quando vai entrar mais alguém pela Rua 1?... observo, do muro, atentamente a entrada da rua...

Isto tá animado!


«Joãozinho»
JPF para alguns
João Pedro para os amigos!

Teresa R. disse...

É engracado Times, estive há duas semanas atrás num lugar chamado Askersund, há beira do lago Vättern que deve ser a +/- 60km a sul de Örebro??...adorei, estive com amigos numa verdadeira svensk stuga e passamos uma tarde de barco no Lago Vättern(no dia em que o Pavarotti faleceu, agora vou-me sempre lembrar dessa data!)e foi tão bom....eram amigos de fora e tive que confessar que era a 1a vez que estava tão longe de Estocolmo!..uma vergonha !!..como vês eu passo por muitas!!

Estocolmo é chamada a "Venice of the North" e com razão...os lagos são muitos e lindos especialmente no Verão...espero então te ver aqui!..pelo o que eu percebi vocês têm aqui alguns amigos, nenhuns em Estocolmo?...(sem falar de mim tá claro!)...stor kram!

Anónimo disse...

Vättern?

Tenho um móvel do Ikea com esse nome de baptismo!

Anónimo disse...

Westerns é comigo...

Alberto Perry da Câmara disse...

Fico muito curioso em relação aos lagos! Teresa envie ai umas fotos para o pessoal perceber melhor. Pode ser que um dia ainda fça um reportagem sobre os lagos.
Bjs Becas Perry

Teresa R. disse...

Becas, como eu não tenho uma camera digital (raro mas possível!!) não tenho fotos da Suécia sem ser as de familia...mas este link é optimo para veres todos os Lagos da Suécia em ângulos diferentes...eu sou terrível para fazer referências á Suécia-landscape...estou aqui á 3 anos mas até agora o meu tempo tem sido ocupado com questões pessoais e de família...talvez agora comece a viajar mais dentro do País, afinal depois de ir ao Lake Vättern fiquei com vontade de conhecer mais...Nunca é tarde!!!....mas por agora de certeza que Google pode ajudar-te mais do que eu...fica bem, hugs


http://www.webshots.com/search?query=lakes+of+sweden&new=1&source=chromeheader

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Teresa R. disse...

Times, det var så lite!...ainda bem que achas-te bom...eu também tenho nos meus favoritos....hugs

Será que a Inês já se lembra de quem eu sou??...beijo

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Eu acho estranho a Inês não se lembrar de ti. Afinal, tu estás rigorosamente igual, ou vá lá, na mesma. eheheheheheh

Beijos e Abraços,

Teresa R. disse...

É possível Bi, nós não eramos muito chegadas mas ela de certeza se lembra da minha irmã....

Inês, se pensares nos anos 80,81,82 (será?)pode ser que te lembres...gostava que sim..beijo

Bi, será que não estou assim tão diferente ou estás a ser simpático?..lol..hugs

Cá estou á espera da visita Times...jag kan också pratar bara lite svenska..jag måste gå till skola 3x per vecka!...o meu filho não desiste enquanto eu não aprender!...
Bem, hoje está uma lua linda!....Stor kram

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Teresa R. disse...

Times, estou a ver que vocês gostam mesmo da Gwyneth!...também não é de admirar, ela é bonita e inteligente!....não me importava nada que o meu professor fosse o Viggo Mortensen, dava-me mais vontade de aprender!...mas não, a minha professora chama-se Emma e é um pãozinho sem-sal mas é uma querida...são 6 h por semana, não é muito mas por agora eu prefiro assim...kanske i Vinteren jag ska plugga mera!!...hugs

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
redjan disse...

Teresa: Eu de sueco falo duas ou três frases e é de tanto as ouvir. A mãe do meu filho é sueca, de Estocolmo, a mãe dela vive em Aspuden onde vou de vez em quando. Ganhei um grande amigo que vive aí, Felipe Costa, é tuga e um conceituado psiquiatra !
Quanto à beleza da Suécia ..... nem é preciso comentar!
O meu filhote mais novo anda na escola sueca aqui em Portugal, conto com ele para fazer de Professora Emma para mim...
See you next May, if not b4...

Janjan

Teresa R. disse...

O mundo com Internet é impecável!!...um está no Rio, outros em Portugal, mais outros na Escandinávia, em Londres, na Africa (mais?) e com um toque de botão estamos todos no mesmo lugar!...

JanJan, quando vieres a Estocolmo, a Aspuden (conheco bem morou lá uma amiga minha)..tens que me dizer!..eu moro bem no centro, a 2 min de Odenplan, um apartmento pequeno mas muito simpático!..eu conheco alguns dos portugueses aqui mas como não participo muito não sou boa com os nomes...eu falo com o meu filhote em inglês e é mais uma razão para aprender mais rápido a falar sueco!!

Times, vou-me concentrar para aprender melhor o sueco porque senão acabas a falar melhor do que eu!!..du är så duktig!!

Hoje foi um dia especialmente triste para mim, faz 3 anos neste dia que perdemos o nosso pai..foi tudo muito triste..(sigh)....
Mas agora quando vejo fotos dos meus irmãos vejo que o meu pai ainda vive, vive em nós e nos nossos filhos...

Hoje consegui sorrir por ele (com uma lágrima á mistura) e rir com vocês, obrigado...um grande abraco para todos....beijos

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mat Kearney disse...

Só para o Janjan,
Vê lá se aprendes um pouco de svenska...

http://www.personal.psu.edu/faculty/a/d/adr10/swedish.html

Stor kram
TIMES (since 1959)

Teresa R. disse...

Times, du är så snäll, tack...

É, umas das alturas piores da vida é perder família e amigos...a morte do meu pai foi para mim um verdadeiro "awakening"....talvez por ter sido tudo tão triste....
Eu sei que certas datas marcam muito, de bom e de pior...o Natal para mim já é um suplício, não imagino como seria então...
Os nascimentos dos nossos filhos são as melhores não é?

Vi agora na BBC que esta noite de lua-cheia é muito especial para os chineses, realmente estes dias tem estado uma lua incrível...aproveitem para celebrar ainda mais...hugs

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Teresa R. disse...

no que disses-te ou como disses-te?.lol

Stor kram till dig också!

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Teresa R. disse...

Times, é com os pontapés que a gente aprende!!...(licões da vida?..lol)

tjej [cej:] tjejen tjejer noun
flicka, kvinna (informal)

Ok, tiradinho do Lexin on-line...tjej é o melhor, é o pouco slang mas toda a gente o diz...

tu não falas nada mal!..Kram

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

e eu que pensava que o Joao Camacho e que era quem dominava linguas na familia

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Teresa R. disse...

Times, tou a ver que estás a aprender boas palavras...essa, infelizmente, vem sempre a calhar!!.lol.. ainda não tinha sido preciso aprender essa...men värje dag vi lära oss något ny..
Storm Kram

isabel chinita disse...

Olá,Teresa não a conheço, mas tenho familia na Suécia, e já vivi em vários Paises.
Deixe que lhe diga que a Suécia é um País majestoso! Não apenas pela sua beleza, mas por diversas outras razões...Aproveite bem!

Identifico-me e ADMIRO IMENSO OS SUECOS, a forma de viverem a vida,
(embora para mim quando vivi na Holanda, tenha sido dificil habituar-me a diversos hábitos como jantar ás 6 h da tarde, ou dormir cedo...os dias em determinadas alturas são muito curtos podem até ser um pouco deprimentes...) o sentido prático, o respeito pelos outros, a grandiosidade da natureza e a pequenez do ser humano são condições que ainda hoje imprimem a sua marca na alma nacional Sueca.

Na Suécia a civilização humana continua a ser um HOSPEDE da natureza, ao contrário do que acontece em regiões mais densamente povoadas da Europa e resto do Mundo.

O acesso á natura virgem é um direito evidente para todos os Suécos. Um direito popular muito antigo - ALLEMANSRÄTT- ou de livre acesso público á natureza, está mesmo inscrito na constituição Sueca garante a todos o direito de circular livremente na totalidade da natureza do Pais...(Já pensou o que seria isso em Portugal?).

O amor pela natureza, e o respeito pela mesma, são poderosas forças motivadoras na moderna sociedade Sueca quase como uma 'religião nacional'.

Foi esta preservação e dedicação á natureza que hoje transformou a Suécia numa nação rica e evoluída...
Os suecos têm extraído enormes riquezas das montanhas rochosas, florestas e rios, desde muito cedo que se arraigou na comunidade o conhecimento de que os dons da natureza não são eternos nem se consideram como bens adquiridos...
Sabem como extraír riqueza sem a 'devorar'...

A protecçao do ambiente está profundamente enraizada na consciência sueca.
Existe uma grande determinação nos suecos por proteger e cuidar desse tesouro nacional cada vez mais raro e precioso á medida que cresce a população. O acesso ao ar puro, agua limpida (Já se deu conta da leveza dessa agua canalizada, bem...!!)
florestas saudáveis, espaços abertos e natureza intacta á livre disposição de todos!!

A CIVILIZAÇÃO SUECA É MESMO UM HÓSPEDE DA NATUREZA!!
Este maravilhoso sentido está completamente absorvido pela minha sobrinha Molly o que me enche de alegria e orgulho!...

De tal maneira que a natureza e as estações do ano desempenham um papel mais relevante nas celebrações dos suecos que a Igreja e a religião.

Se tivesse mais tempo poderiamos falar tanto sobre esse maravilhoso
País ...Estocolmo a cidade sobre ilhas...
Os recursos naturais, a riqueza inventiva... a cooperação no mercado de trabalho, condição prévia para o exito industrial na Suécia... sexo,(suicidio),o design sueco que impressionou o mundo... aquela funcionalidade o promenor, a simplcidade incrivel!.... internacionalização...Enfim a Suécia e os suecos!!...

A lingua aprenderá ao seu ritmo não se preocupe demais com isso, o meu irmão que vive na Suecia-Jönköping, também só começou a falar sueco fluentemente depois da filha já falar fluentemente. Creia que a Suécia tem muito para lhe dar!!...APROVEITE AO MÁXIMO!!
En Stor Puss!!

Isabel Chinita

Teresa R. disse...

Hej Isabel,

Pois é, nós não nos conhecemos mas
gostei e obrigado por escreveres tão simpáticamente da Suécia e que eu concordo também...o meu filho vai fazer 17 anos, é o Norte/Sul da Europa num e como a tua sobrinha também incarna tudo isso....não há duvida que o respeito que os suecos nutrem pela natureza é admirável....eu ainda estou a descobrir muitas coisas em relacão aos suecos e á Suécia pois estes 3 primeiros anos aqui foram ocupados com assuntos pessoais e familiares mas agora que estou a comecar a apreciar mais o que me rodeia e estou realmente bastante feliz de estar a viver aqui...
Que engracado!!..eu também vivi na Hollanda muitos anos, em Amsterdão, 12 anos!!...mas nunca aprendi a falar holandês e sempre me considerei uma outsider mesmo quando o meu filho lá nasceu...o meu filho viveu comigo em Portugal durante 4 anos mas acabou por vir viver com o pai aqui...bem agora estou aqui também, a separacão era difícil demais e estou a comecar a integrar-me na totalidade....até com a lingua mas confesso tem ido devagar...
A familia do meu filho é super-querida e estão sempre a fazer um get-together ou outro e de vez em quando lá vamos nós para a stuga apanhar Kantarels...todos querem que eu aprenda o sueco mas ás vezes é tão mais fácil falar em inglês??..
En Stor Puss till dig också, Teresa

Talvez na próxima vez que a tua família a viver em Jönköping venha a Estocolmo podia-mos encontrar-nos para fika?..kram

isabel chinita disse...

Hej Teresa!

Pelo meu irmão não posso responder, posso agradecer o convite e dizer que - fika - é com ele mesmo...!

E uns dias numa stuga apanhando kantarels, desde que não sejam venenosos, sabe sempre bem!

Tenho mesmo que ír...
Fique bem aí com a rapaziada RCB que são divertidos!
Puss!Puss!