"Rua do tamanho do Mundo"

"Rua do tamanho do Mundo"

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Rua Cidade Bafatá: Moral Quest IV

Rua Cidade Bafatá: Moral Quest IV
Para Litle John.
Sobre" os Ocidentais querem impor os seus valores "aos Arabes.
Quando e que os Arabes nao impuseram os seus valores a outros ,desde que a oportunidade se apresentou?Como estao,e em muitos casos onde estao,as minorias religiosas ou etnicas dos paises Muculmanos? Que se pergunte aos Cristaos Maronitas do Libano ,ou aos Coptas do Egipto ,ou aos Armenios ,ou aos Catolicos de Nazare.Aos pagaos do Afeganistao ja nao se pode por a pergunta,nem aos Hindus.No Paquistao os poucos Cristaos que restao vivem em constante perigo.Africa Negra?Sudao,Nigeria..Nao ,meu caro.Nao sao melhores do que os ocidentais.Tem uma maneira diferente de pensar,o seu "Bem"e o seu "Mal" assentao noutros principios,mas isso ,so por si ,nao nos faz a nos opressores e a eles vitimas.Nao fomos nos ocidentais que lhes ensinamos a amar o" dollar".
A invasao do Iraque foi para proteger as fontes de petroleo.Seja.E a invasao do Irao?.O Iraque nao pode justificar essa guerra como sendo em defesa dos valores do" oriente" E por favor nao venham dizer que foram os USA que a instigaram.Pura e simplesmente, Sadam queria ser o lider dos muculmanos .O "Madi".O heroi que arrasta a multidao vitoriosa para novas batalhas,sempre vitoriosas...e mais batalhas,etc...E uma forma de romantismo a la oriente,mas nao menos real.O Islao e feudal como a Europa o foi.Eu tambem tenho contacto com arabes aqui onde vivo.Trabalho com eles no meu dia a dia,ouco as suas opinioes e tento ver pela sua perspectiva.Aprendi que o arabe nao tem a mesma nocao de justica que nos,que nao conprende que e possivel condescender sem se ser fraco,e que quem e diferente nao e obrigatoriamente um enimigo.
Permita que lhe diga, que quando vim para Israel tinha imensa curiosidade sobre a cultura arabe,tanta quanto tinha de admiracao pela cultura dos judeus.Com o tempo,vi os pros e os contras de cada um deles .Tenho menos admiracao pelos judeus,mas "inshala' que o sapato nunca esteja no outro pe.

29 comentários:

To' Leitao disse...

vai escrita com teclado estrangeiro mas nao e anonimo,sou Antonio Goncalves Leitao,To leitao para os amigos.

John C disse...

Tó, easy tiger! A minha intencao com este quest era discutir (amigavelmente) a origem do moralidade humana e os elementos que podem ser considerados "universais". E evidente que poderia ter dado uma lista de livros para o pessoal ler, mas nao seria tao interessante.

Mas concordo contigo (na maioria) pois a minha experiencia e conhecimento historico sao semelhantes. Quanto a parte historica e muito importante perceber, como tu dizes, que a Europa viveu exactamente o mesmo periodo de conflicto e "romantismo religioso". Mas nao esquecam que o conflito interno continuou ate 1945.

Quanto a invasao do Irao pelo Iraque e preciso nao esquecer que quem armou o Iraque foi o Ocidente e Sadam era aliado do USA contra o Irao.

Um grande abracao.

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
To' Leitao disse...

o Johnny me lad.conflito interno da europa so ate 45 ? youguslavia ,espanha belgica irlanda...onde e que tava tu?

To' Leitao disse...

o Times , o expresso do oriente tamem nao e de deitar fora.

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
To' Leitao disse...

onde que tava eu?

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
To' Leitao disse...

tava a escrever no muro dos Perrys"viva Kaulza"e noutro muro "o tio patinhas e o idolo da classe operaria",tambem andava a perdido de riso com as tretas da malta da juventude comunista potuguesa e a ver o teu irmao a atirar cadeiras aos mesmos nas a.g. no D.Dinis

Guida disse...

Só mais uma achega, esta mesmo bibliográfica: As Cruzadas Vistas Pelos Árabes, de Amin Maalouf. Delicioso, como, de resto todos os romances - os que eu li... - desse libanês a viver em Paris. Só não gostei da tradução do último, Origens: vê-se que é feita à pressa.
Guida Martins

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cristina CN disse...

E eles pintavam mesmo muito bem, tinham os murais mais fabulosos de todos. Ora destas é que eu gostava de ouvir, até já tinha perguntado ao Janjan se podia pôr um post tipo "onde é q vcs estavam no 25 de Abril???" Contem mais...

Anónimo disse...

Acho que pintar paredes, era mesmo uma Questão Mural...

redjan disse...

Geeee.... não se pode estar dois dias fora e perde-se um debate destes..

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
John C disse...

Cristina, a questao e onde estavamos ANTES do 25 de Abril. Eu escapei-me a policia em duas ocasioes. Uma quando fui ver "O o Couraçaddo Pontenkin" (de certeza que nao se escreve assim) com "amigos" trotskistas no Liceu Camoes (nao tenho a certeza). Depois do filme havia um debate e eu fui no intervalo ao cafe telefonar para casa, quando voltei o Liceu estava cercado pela policia e foram todos presos. A segunda foi muito perigosa pois a policia largou os caes (pastor alemao ou lobo da alsacia?). Quando fugia pelas ruas do Bairro Alto eram carros da policia por todo o lado e quando nao tinha mais por onde fugir dei o braco a uma senhore e disse-lhe baixinho, em desespero, "se a policia perguntar, eu sou seu filho."... safei-me!

Depois do 25 de Abril a muito mais historias. Viva o camarada Arnaldo Matos! eheheh.

Voces fazem-me lembrar cada coisa...

John C disse...

To', tens razao! A violencia e tao comum e constante que e impossivel fazer referencia a todos os conflitos. Evidentemente 45 referia-me ao fim do conflicto generalizado na Europa.

Um grande abracao...

redjan disse...

Johny and Times: Vocês batem, de longe a dupla do Jesse and Frankie ... James.

Sério. Estão em grande neste espaço.

Tó Leitão ( ou será Lentão, como te chamou o ofendido da Sra. Cujo Nome Não Dizemos - Lady Voldemort II ):

Fazias cá falta meu Luxemburguês Roseado ( sem ofensa, afinal é o equipamento alternativo do Glorioso !! )

Anónimo disse...

Desculpa-me dizer-te Tó, mas queres fazer-me crer que devo aceitar a invasão do iraque porque em tempos os árabes também o fizeram na Europa?

Fogo!
Vais querer que também aceite viver na idade da pedra?

Estamos no século em que discutimos como a grande ameaça global o aquecimento da terra, e tu vens falar-me que os árabes, há mais de mil anos...

Acho que é misturar alhos com bugalhos.

Como é óbvio todos nós que lemos um bocadinho, que vemos filmes, que lemos jornais, sabemos que há civilizações árabes com valores muito diferentes dos nossos.

Essa não é a questão!

A questão é?

Quando eles são diferentes, e quando queremos ir roubar-lhes o petróleo (ou a água, ou seja o que for...) inventamos uma desculpa esfarrapada, e dizemos, «ah! mas os árabes coitados, não respeitam as minorias, são pouco democratas, não são tolerantes, então podemos fazer o que quisermos deles...)

Isto é um argumento para invadir um país?

E quando os espanhóis começarem a pensar assim:

«Estes portugueses são mesmo burros, trabalham pouco, a produtividade é baixa, faltam muito aos empregos, fogem todos ao fisco, cospem para o chão, vamos mas é invadir este pequeno país e ensinar-lhes os nossos valores»

Assim, ficamos todos contentes é?

Era só este o meu ponto de vista quando quis dizer que estive lá, sei o que eles sentem, percebi que têm demasiadas razões para odiarem o Ocidente. Só isso!

Quanto ao óbvio, é isso mesmo. É óbvio. Eu também gostava que todo o mundo árabe se regesse por democracias, que houvesse mais respeito pelas mulheres, etc etc etc... mas não é por isso não existir que eu vou apoiar o invasor!

Understood?

«Litle John»

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
John C disse...

Das minhas viagens e contactos com outras culturas apercebi-me que ha uma grande diference entre emitir uma opinao generalisada e discuti-la face a face com uma pessoa dessa cultura.

Durante a primeira invasao do golfo, eu estava na India onde conheci e convivi com pessoal de varios outros paises. Havia dois americanos (acabados de se formar em direito) com quem discuti as razoes da invasao. A conclusao a que chegamos unanimamente foi a protecao de uma mistura de interesses economicos e geopoliticos dos EUA (e nao a protecao das populacoes). Ate aqui tudo bem. Contudo disserem-me que se fossem chamados para combater na guerra iriam no dia seguinte. Porque? Porque acreditavam que e mais importante servir o seu Pais (leia-se liders politicos) do que questionar as suas intencoes e actuar de acordo com a sua consciencia. E isto eram pessoas com "educacao".

O ponto que faco aqui e o seguinte: E preciso uma educacao diferente para criar individuos de coragem moral!

Keep up the good arguments...

To' Leitao disse...

concordo plenamente,alhos e bugalhos...and you can say that again.

JPF disse...

You got the Point Big John.



Nações com povos educados para ter coragem moral, e não o princípio básico da defesa da pátria faria deste planeta um local muito mais simpático para se viver...

Sejam eles cristãos, ocidentais, orientais, sulistas, nortenhos ou o raio que os parta...

Anónimo disse...

After a few glasses of Pinot Grigio, I have to say that without having some f***ing respect for oneself the World will continue to be a "promise of paradise". Viva The Simpsons...

I get to the serious business soon... John C.

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Teresa R. disse...

Eu farto-me de rir com vocês!!
hug

Anónimo disse...

Apoio a Teresa inteiramente...Eu farto-me de rir com vocês!!

To' Leitao disse...

mither o' gawd,John.so near t' the land o' the " creature "ant ye drinkin" chateaux plonk".nae wonder ye reedoocet t' watchin ra simpsons...