"Rua do tamanho do Mundo"

"Rua do tamanho do Mundo"

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

“Vira bicos”.

Aproximava-se o verão e tal como em todas as brincadeiras de rua, chegava o período das bisnagas. O calor apertava e os jogos de água surgiam dos quintais, umas vezes das mangueiras, outras vezes de sacos de águas enchidos nos tanques de betão.
Na rua, já havia quem tivesse um brinquedo famoso, lindo de morrer, de cor cinza e que enganava muita gente. Chamava-se bisnaga “vira bicos”, lembram-se? Para mim essa bisnaga era o máximo!!!…Só comparado hoje com uma consola “Nitendo”, tinha um formato de uma autêntica pistola e possibilitava orientar o bico e projectar água numa direcção qualquer, com uma potência de um jacto.

Um belo dia, após várias tentativas infrutíferas a pedir à minha Mãe que me comprasse tal pistola, lembrei-me então de tirar às escondidas da carteira da minha Mãe 500$00, saindo de casa silenciosamente a correr para a Drogaria.
Ao lado do Café do Gordo, uma drogaria que tinha um cheiro tão característico a petróleo, cujo dono que nos atendia de cabelo meio abrilhantado, vestia sempre bata cinzenta, (cujo nome já não me lembro) ao ver a nota prontamente me atendeu. Cheguei à loja com um ar muito ingénuo, pedi a FAMOSA. Paguei com uma nota (que hoje em dia deve corresponder aproximadamente a 50€), o Sr. até ficou a olhar para mim!.
Voltei para casa e pelo caminho já vinha radiante, a imaginar o sucesso que iria ter na rua…chego a casa e estava tudo de rabo para o ar... à procura dos ditos 500$00.
Pergunta a minha Mãe: – Becas por acaso viste uma nota de 500$00?
Resposta: - Nãooo Mãeee, não faço a mínima ideiaaa!!!
Verificada a situação desastrosa em que me encontrava e sem saída, procurei resolver o problema, atirando o troco para trás do móvel da entrada.
Passados uns minutos a tentar encontrar a desaparecida nota, diz emprega Albertina: - Ó minha senhora, estão aqui umas moedas !!! Incrível acabei de passar o olho à bocado e não havia aqui nada !!!.
Estava o mistério desvendado… Becas, anda cá!! -Diz a minha Mãe.

Tá claro, que o resto já não conto, pelo que foi suficiente para nunca mais me esqueçer!!!

Um ab

BPerry

14 comentários:

John C disse...

Sim, uma belissima bisnaga. Penso que todos nos, at some point, tivemos o mesmo problema. E mesmo mais tarde quando young adults. Estou muito tentado a contar uma "historia" mas infelizmente seria unadvisable from a legal view point. Mas conto outra. A unica vez que o meu pai me deu com um cinto foi quando tirei umas moedas do seu bolso do casaco que estava sempre pendurado no patamar das escadas a entrada da casa. Tenho a certeza que todos os meus irmaos, possibly inadvertently, puseram a mao no bolso e umas moedas apareceram miraculosamente...

Um abracao

benguela disse...

Fónix! Realmente estes gajos parecem o Berardo a falar...

John C disse...

benguela? Quem es tu?

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
benguela disse...

Não foi meu intento graçar de forma denigridora. Foi uma tentativa de graçola, na sequência de outras com um outro autor deste blogue... sem ofensa, não teve graça, peço desculpa.

A freguesia é a mesma, a rua é que é mais lá para baixo...

... e não falei mal do comendador José. (mas que me estou nas tintas para ele, estou)

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
redjan disse...

Pessoal:
O Benguela é gente de bem... da nobreza do bairro. Receberam-me no sitio deles como um igual. Que passeiem e verborreiem o Benguela e outros que assinem com nomes de rua olivalense pois é gente que o bem traz. Palavra de Bafatá ... ou Redjan .... ou Janjan as you wish !!

John C disse...

Nao me sinto insultado de maneira nenhuma, o meu problema e que nao percebo algumas das contribuicoes por que a "linguagem" e diferente do meu tempo (Voces nao se apercebem da "evolucao" mas para mim torna-se complicado). Como nao tenho a mesma aptidao do Timex a contar historias a minha post era mais para "agradecer" ao Becas.
Now, o que e fonix?

Um mawashi geri pro benguela.

Cristina CN disse...

Pah eu acho kesta malta dos Olivamos tá a kerer comprar guerra connosco keu já vivi em mtos sítios em Lisboa e agora k vim prós Olivais é k sou apelidada de queque :S ???!! Olhem se querem guerra nem sabem no k se estão a meter, atiçamos-vos o Times e lá se vão as jóias todas da Oulivesaria...;D

Quanto ao fónix, peço a outro que explique sff ;)

Anónimo disse...

Queques nos olivais, ahahahah, essa é boa...só se queres dizer ciganos e mafiosos.
Andam mesmo na lua estes gajos/as...ahahaha

redjan disse...

Bissau:

No Tó havia ' queques '. E no Cheira Mal caracóis. Por vezes basta procurar bem.

Cristina:
O pessoal do Olivamos são olivais warriors como nós. Não querem guerra ... a onda é muito boa !

Fonix ?

É um ' foda-se ' muito encapotado ! Perdoem-me os ouvidos mais sensiveis, mas alguém tinha de esclarecer ! !!

Janjan

John C disse...

Obrigado Janjan. Pensei que fosse um novo heroi dos livros do Asterix, mas esta bem... sempre a aprender.

Es comentador de jogos de futebol? Eras o maior a comentar o Benfica v Sporting la na rua. Ainda es do Benfica? Eu sou do Chelsea (enquanto o Mourinho la estiver).

Um pontape no dito cujo...

Cristina CN disse...

Oh Janjan , eu tava só a provocar um bocadinho :)
Agora que o anónimo desapareceu temos que fazer guerra com alguém e nada melhor que um grupo rival aqui ao lado :) Sempre na boa, claro;D E a minha visita hem?
A Clara Martins anda por ai?