"Rua do tamanho do Mundo"

"Rua do tamanho do Mundo"

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Moral Quest

Ultimamente tenho-me dedicado um pouco a biologia social, em particular as origens da moralidade, e gostaria de saber a vossa "decisao e opiniao" no caso que vou descrever.
Um comboio sem travoes vai na direcao de 5 pessoas e certamente vai mata-las. Antes de chegar a esse grupo ha um devio que faria o comboio mudar de rumo, do qual TU tens controle electronico na torre de onde estas a observar o evento. Mas se desviares o comboio esta uma pessoa no carril que certamente morrera. O que fazes? Mudas a direcao ou nao? Porque?

Nao conheces nenhuma das pessoas neste cenario e nao sao criancas.

Um abracao, John C.

12 comentários:

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
redjan disse...

Pois eu ... ficava quieto ! Acho !

capesi disse...

Eu estou como o Janjas, com a vantagem de não gostar de comboios.

Bi

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
redjan disse...

Bizou ..... mas qual vantagem man ? Também não gosto de comboios ! Eu é mais aviões !!

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cristina CN disse...

Oh Times isso era assumindo que havia ali uma quebra no contínuo temporal e o comboio ficava ali suspenso horas à espera que pensássemos isso tudo... Eu quando li o desafio do JohnC imaginei muito mais uma decisão instantânea, baseada simnplesmente no instinto e aí o que conta é toda a construção da pessoa ao longo da vida. Eu acho que, partindo do princípio que não conseguiria naquele instante apreender mais nada do que 5 pessoas de um lado e 1 do outro, o meu instinto prático me diria 1<5 => toca a desviar o comboio.
Claro que depois teria q viver com a culpa de ser responsável total pela morte de 1 pessoa mas isso já é outra questão.

capesi disse...

Janjas,

Para mim é mais simples, porque não gosto de comboios e odeio aviões. Logo, fica mais fácil para mim. Certo?

Só tenho que fazer mais quilómetros no asfalto ou na terra, porque também não gosto de barcos.

Basicamente, estou entalado e confinado a andar com rodas no chão.

Big Abraço,
Bi

Cristina CN disse...

Ah daí aqueles palvrões todos..:) de tanto andar c as rodas no chão ganhou-lhes amor e conhece-lhes as partes pelos nomes :D

capesi disse...

Quem, eu???

Nada disso! Era só para desviar as atenções... eheheheheh

Mat Kearney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JPF disse...

Desculpem puxar para a minha «brasa», mas há uma questão, não de moral, mas igualmente de ddifícil explicação:

desparacem,, por ano, no mundo, mais de um milhão de crianças.
desaparecem, só no reino Unido, mais de 6 mil crianças por ano...

E o mundo inteiro está histérico porque desapareceu uma menina no Algarve!

Alguém consegue explicar este fenómeno???